Turbante é um acessório simples. Nada mais é que uma tira de pano retangular de mais ou menos 40 centímetros para usar sobre a cabeça. É uma peça cultura de origem oriental e muito usada no Paquistão, Índia, Afeganistão, algumas regiões da África e Jamaica. Mas quando os fashionistas descobriram os poderes da peça o turbante masculino não apenas se tornou um acessório fashion como marcante e tendência para usar. Quem aprender como? Reunimos a seguir dicas e truques incríveis.


Modelos de turbante masculino
O turbante tanto para homens como mulheres é mais uma volta da moda, um reviver das boas tendências. Na década de 60 eles foram bem populares nas ruas e havia quem não saísse sem um porque são realmente marcantes. A forma de colocar é bem simples: enrola-se várias vezes na cabeça e a ponta que sobrar tenta encaixar em algumas das curvas para ficar oculta. E há mais de um modelo!
Africano
Além de ser uma tendência fashion os turbantes africanos tem muito de cultura e história por trás da peça. O modelo mais popular é o Ojá que migrou para o Brasil na escravidão e é o mesmo usado na vestimenta tradicional das baianas até hoje. Sua função cultural está na expressão de sua tribo por meio das estampas e religião em cores e desenhos grafistas no tecido.
O turbante masculino africano se diferencia nos demais especialmente em volume. São mais longos e dão mais voltas, ficando maior na cabeça. Ele também foi o grande inspirador de uma onda de turbantes na Europa na década de 30, uma inspiração do estilista Paul Poiret para a alta costura. No Brasil foi a Carmem Miranda a responsável por popularizar o artigo por mais de uma década.
Indiano
Na cultura indiana o turbante tem um cunho religioso muito forte e como significado o amor eterno a Deus e viver em caridade. O turbante para os homens indianos mostra ao mundo a sua completa relação com Deus e dá coragem. Seria como um símbolo de alto afirmação cultural. Nos templos de oração é de uso obrigatório.
Em sua relação fashion são mais discretos que os africanos e no geral de cor única, com leves estampas. Deve ser amarrado sobre o centro da cabeça e com faixas que por si só já formam uma estampa.
Árabe
Muito usado no Brasil em fantasias ele é uma característica fundamental da cultura árabe. Existem duas formas de uso: o reto com tiras na cabeça e enrolado como os citados acima.
Looks casuais com turbante masculino
Uma das grifes a dar mais força ao acessório foi a Prada para as mulheres e desde então o acessório não saiu de cena. Por aqui o turbante masculino é usado na moda casual de forma alternativa, combinando tanto com bermudas ou shorts no dia a dia. Sua regata branca pode ficar muito legal com o acessório.
Se o turbante masculino é estampado dê preferência a camisetas sem muitas cores ou lisas para ter apenas um elemento destacando no seu visual.
A sua jaqueta de couro vai ficar super fashion com o acessório, não?
Se a ideia é a irreverência quanto mais despojado for o visual melhor. Opte por combinar seu turbante com camisetas e peças soltas ao melhor estilo street style.
Turbante masculino com terno, blazer ou casaco
Pode usar? Sim! Você não é árabe mas pode ficar muito bacana com a proposta em um look trabalho. Algumas formas de combinar são:
- turbante combinando com a gravata
- turbante da mesma cor da blusa social interna
- turbante da mesma cor do lenço de bolso
- de cor neutra como preto ou branco para encaixar em qualquer cor de casaco e camisa
Os comentários estão desativados.