Turbante masculino: cores, modelos e como usar no dia a dia

Turbante é um acessório simples. Nada mais é que uma tira de pano retangular de mais ou menos 40 centímetros para usar sobre a cabeça. É uma peça cultura de origem oriental e muito usada no Paquistão, Índia, Afeganistão, algumas regiões da África e Jamaica. Mas quando os fashionistas descobriram os poderes da peça o turbante masculino não apenas se tornou um acessório fashion como marcante e tendência para usar. Quem aprender como? Reunimos a seguir dicas e truques incríveis.

o que é um turbante masculinofotos de turbante masculino

turbante masculino como usar no dia a dia looks com turbante masculino

Modelos de turbante masculino

O turbante tanto para homens como mulheres é mais uma volta da moda, um reviver das boas tendências. Na década de 60 eles foram bem populares nas ruas e havia quem não saísse sem um porque são realmente marcantes. A forma de colocar é bem simples: enrola-se várias vezes na cabeça e a ponta que sobrar tenta encaixar em algumas das curvas para ficar oculta. E há mais de um modelo!

Africano

Além de ser uma tendência fashion os turbantes africanos tem muito de cultura e história por trás da peça. O modelo mais popular é o Ojá que migrou para o Brasil na escravidão e é o mesmo usado na vestimenta tradicional das baianas até hoje. Sua função cultural está na expressão de sua tribo por meio das estampas e religião em cores e desenhos grafistas no tecido.

turbante masculino africano se diferencia nos demais especialmente em volume. São mais longos e dão mais voltas, ficando maior na cabeça. Ele também foi o grande inspirador de uma onda de turbantes na Europa na década de 30, uma inspiração do estilista Paul Poiret para a alta costura. No Brasil foi a Carmem Miranda a responsável por popularizar o artigo por mais de uma década.

turbante masculino africano turbante masculino na moda africana

turbante masculino modelo africano

Indiano

Na cultura indiana o turbante tem um cunho religioso muito forte e como significado o amor eterno a Deus e viver em caridade. O turbante para os homens indianos mostra ao mundo a sua completa relação com Deus e dá coragem. Seria como um símbolo de alto afirmação cultural. Nos templos de oração é de uso obrigatório.

Em sua relação fashion são mais discretos que os africanos e no geral de cor única, com leves estampas. Deve ser amarrado sobre o centro da cabeça e com faixas que por si só já formam uma estampa.

turbante masculino estilo indiano preto

turbante masculino indiano colorido

Árabe

Muito usado no Brasil em fantasias ele é uma característica fundamental da cultura árabe. Existem duas formas de uso: o reto com tiras na cabeça e enrolado como os citados acima.

turbante masculino estilo árabe turbante masculino árabe

 

Looks casuais com turbante masculino

Uma das grifes a dar mais força ao acessório foi a Prada para as mulheres e desde então o acessório não saiu de cena. Por aqui o turbante masculino é usado na moda casual de forma alternativa, combinando tanto com bermudas ou shorts no dia a dia. Sua regata branca pode ficar muito legal com o acessório.

turbante masculino em looks para o dia

Se o turbante masculino é estampado dê preferência a camisetas sem muitas cores ou lisas para ter apenas um elemento destacando no seu visual.

turbante masculino com camiseta branca turbante masculino com camisa manga curta A sua jaqueta de couro vai ficar super fashion com o acessório, não?

turbante masculino looks e dicas

turbante masculino com blusa manga comprida turbante masculino look espojado

turbante masculino como vestir

turbante masculino ideias para usarturbante masculino dicas de looks turbante masculino look simples e basico

 

Se a ideia é a irreverência quanto mais despojado for o visual melhor. Opte por combinar seu turbante com camisetas e peças soltas ao melhor estilo street style.

turbante masculino na street style turbante masculino look estiloso

Turbante masculino com terno, blazer ou casaco

Pode usar? Sim! Você não é árabe mas pode ficar muito bacana com a proposta em um look trabalho. Algumas formas de combinar são:

  • turbante combinando com a gravata
  • turbante da mesma cor da blusa social interna
  • turbante da mesma cor do lenço de bolso
  • de cor neutra como preto ou branco para encaixar em qualquer cor de casaco e camisa

turbante masculino rosa com blazer turbante masculino combinando com casaco turbante masculino look inverno turbante masculino com terno

turbante masculino com terno preto turbante masculino elegante

turbante masculino como combinar com roupa

 


1 comentário em “Turbante masculino: cores, modelos e como usar no dia a dia”

  1. Como são considerados os turbantes para dreads como os jamaicanos do tipo Carlinhos Brown ou Bob Marley? Africanos?
    Meu filho tem dreads longos e qual seria o melhor para compor um look?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.