Box Braids – Dúvidas, Principais Cuidados & 65 Penteados Sensacionais!

As box braids são muito estilosas e esbanjam personalidade. A trança rastafári combina com homens e mulheres e são para quem não tem medo de adotar um estilo. É possível fazer na cor natural do cabelo e com todas as cores que você puder imaginar. Além disso, as box braids são feitas com 3 tipos de materiais diferentes: kanekalon, jumbo e linha.

Se você está pensando em fazer essas tranças maravilhosas, mas ainda não sabe se realmente combinam com você ou se estragam o cabelo, vamos tirar todas as suas dúvidas. Nesse post preparamos 60 inspirações maravilhosas e vamos explicar tudo que você precisa saber antes de fazer: cuidados, quanto tempo dura, os tipos de fios sintéticos, se estragam o cabelo, entre muitas outras dúvidas que devem estar rondando a sua mente. Além de tudo isso, também vamos ensinar como fazer em casa com um tutorial completo e super fácil de fazer.

Sobre as Tranças Box Braids / Rastafári

Antes de fazer Box Braids é necessário entender tudo do assunto para fazer a aposta certa e sem medo. A seguir respondemos as principais perguntas sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas.

Quanto Custa? #preço

O preço das box braids depende muito do material utilizado, se é no cabelo todo ou apenas em algumas mexas e principalmente no valor da mão de obra do profissional. Você deve imaginar que quanto mais famoso e habilidoso o trancista maior é o valor. Podemos dizer que os valores variam de R$90 a R$500, podendo variar para menos ou para mais dependendo da região do Brasil.

Quais os Principais Cuidados?

As box braids são lindas, mas exigem uma série de cuidados para manter essa beleza e deixar o seu cabelo saudável. Os principais cuidados são:

  • Usar uma touca para dormir: Sabe quando você acorda com o cabelo cheio de frizz e elétrico? Isso acontece por causa do atrito dos fios com o travesseiro, por isso com as box braids é importante usar uma touca feita com meia calça ou cetim para proteger e deixar bonito por mais tempo.
  • Lavagem: Muita gente acredita que quem usa box braids não pode lavar a cabeça com frequência, mas isso é pura falta de conhecimento. É possível lavar com a rotina que já segue, sendo ideal no mínimo 3 vezes na semana. A diferença não está na quantidade de lavagens por semana, mas sim no modo de lavar. É recomendado usar apenas shampoo, pois o condicionador estimula a oleosidade do cabelo e pode deixar resíduos. Isso faz com que as tranças percam a firmeza mais rapidamente.
  • Secar: Deixar o cabelo com box braids secar naturalmente pode ser um prato cheio para o aparecimento de fungos, por isso a recomendação é secar sempre usando secador após lavar. Mas atenção: o secador deve estar a uma distância de 20 cm para não correr o risco de estragar as tranças.
  • Hidratação: Quem disse que cabelo com box braids não deve ser hidratado? A hidratação deve ser feita uma vez ao mês, mas não é indicado usar máscaras ou cremes hidratantes. A dica é usar óleos apenas na raiz, sem esfregar o cabelo.
  • Uso de toalha: Se for tirar o excesso de água do cabelo com toalha é necessário apenas apertar e nunca esfregar as tranças.
  • Nada de praia: O lado ruim de usar box braids é ter que evitar piscina e praia. O cloro e o sal acabam roubando a hidratação do cabelo e o fio sintético pode absorver e danificar os fios, fora o estrago que a exposição solar faz. Se não resistir, a dica é cobrir os cabelos e evitar molhar.

Quanto Tempo Dura?

O tempo de duração das box braids também faz parte dos cuidados, pois você não pode usar por mais de 3 meses. É indicado retirar após três meses e dar um intervalo de no mínimo 3 meses para fazer novamente. Isso faz parte da recuperação do cabelo, para que os fios continuem fortes e saudáveis.

Estraga o Cabelo?

Independente de ter box braids ou não o que estraga o cabelo é não cuidar direito. O cabelo exige manutenção, lavagem, hidratação e uma série de cuidados que já falamos nesse post. Fazendo tudo direitinho o seu cabelo vai estar até mais bonito quando passar o período de 3 meses e precisar tirar as box braids.

Quais os Tipos de Box Braids?

Temos três tipos de box braids e cada tipo tem um efeito e uma textura diferente, por isso é importante conhecer bem antes de aplicar nas suas madeixas para garantir que ficará do jeitinho que você sempre sonhou.

Kanekalon

É um fio sintético japonês que se parece muito com o cabelo natural, por isso é o mais utilizado para fazer box braids.

Jumbo

O Jumbo tem efeito ainda mais natural que o Kanekalon, é mais leve, pode ser usado com as pontas soltas e geralmente custa mais barato. O lado negativo é que pode durar um pouquinho menos.

De Linha

As box braids de linha é com a linha de crochê que você já conhece. Aqui a intenção é ter o cabelo bem diferente mesmo e mostrar que as tranças não foram feitas com cabelo natural. Fica muito bonito, estiloso e existe uma grande variedade de cores e espessuras para você escolher.

Fotos e Penteados com Box Braids

Agora que você já sabe tudo sobre box braids vem a melhor parte: as inspirações! Preparamos fotos lindas que vão fazer você correr para comprar linha e trançar as suas madeixar. O melhor de tudo é que dura 3 meses e são removíveis, se não gostar você pode tirar sem ter nenhum tipo de problema.

Box Braids inspirações

Box Braids inspirações

Box Braids inspirações

Box Braids inspirações

Box Braids inspirações

Coloridas

O mais interessante das box braids é a variedade de cores. Você tem um cabelo super estilosos e colorido sem precisar tingir. Quando enjoar é só tirar as tranças e seu cabelo vai estar intacto e muito lindo. Confira as cores que são tendência para quem ama cabelos coloridos:

Cinza / Branco / Platinado

O cabelo platinado é um desafio que até profissionais com muita experiência tem dificuldade, descolorir, descolorir de novo, matizar, fazer manutenção, hidratar… É um trabalhão, mas com as box braids você não estraga o cabelo nem precisa passar por tudo isso.

As tranças platinadas ficam lindas em combinação com a cor natural do cabelo e é uma cor que está em alta.

Box Braids cinza

Box Braids cinza

Box Braids branco

Box Braids branco

Loiro

O loiro nunca sai de moda e combina com todos os tons de pele. Quando falamos de box braids o loiro fica ainda mais estilosos. Confira algumas fotos:

Box Braids loiro

Box Braids loiro

Box Braids loiro

Box Braids loiro

Azul

Para quem sonha em ter cabelo azul as box braids resolvem esse sonho fácil fácil e você não precisa tingir as suas madeixas. São vários tons de azul para você escolher, dos mais clarinhos aos mais intensos.

 Box Braids azul escuro

 Box Braids azul royal

 Box Braids azul tiffany

Azul é uma cor que casa bem com outras cores, como é o caso da cor branca. Além disso, harmoniza com a cor natural do cabelo, principalmente tons mais escuros.

 Box Braids azul

Castanho

Essa é a pedida certa para quem procura algo lindo e estiloso, mas um pouquinho mais discreto. As box braids na cor castanho acompanha a cor natural das madeixas e dá a sensação que as tranças também são feitas com cabelo.

Box Braids castanho

Box Braids castanho

Box Braids castanho

Box Braids castanho

Marsala

Quem ainda não se apaixonou pela cor marsala é porque não deu a devida atenção para esse tom. É uma mistura de vermelho com vinho que combina com qualquer tom de pele e fica verdadeiramente lindo. É uma das cores mais procuradas em salão de beleza.

 Box Braids marsala

 Box Braids marsala

 Box Braids marsala

A cor depende da cor do fio que você escolher, podendo ser mais puxado para o vinho ou para o vermelho.

 Box Braids marsala

Rosa

Assim como o azul, há muitas opções de tons na cor rosa. Das mais claros até o super chamativo pink. A nossa dica é escolher um tom que mais combine com a sua personalidade.

Box Braids rosa

Box Braids rosa

Box Braids rosa

Box Braids rosa

Roxo

Com box braids você pode estar cada dia com uma cor diferente, pois a cada 3 meses é necessário tirar para fazer de novo. A cor roxa combina com pessoas de personalidade forte.

 Box Braids roxa

Box Braids roxo

Box Braids roxo

Box Braids roxo

Box Braids roxo

Degradê / Ombré Hair

O ombré hair está na moda também quando o assunto é box braids, geralmente as pontas são coloridas e o restante do cabelo fica na cor natural.

Box Braids degrade

Box Braids degrade

Box Braids degrade

Box Braids degrade

De Duas Cores

A mistura de cores fica ainda mais estiloso e não tem regra: está liberado misturar as cores que você mais gosta.

Box Braids com duas cores

Box Braids com duas cores

Box Braids com duas cores

Box Braids com duas cores

Chanel / Curtas

Muita gente acha que as box braids são feitas apenas quando se quer alongar o cabelo, mas na verdade também dá certo no cabelo curto. Veja algumas inspirações maravilhosas:

 Box Braids chanel

 Box Braids chanel

Box Braids chanel

Box Braids chanel

Box Braids chanel

Box Braids chanel

Longas

Para quem não abre mão de madeixas longas as box braids podem ser usadas para aumentar o comprimento dos seus fios.

Box Braids longas

Box Braids longas

Box Braids longas

Box Braids longas

Finas

A trança mais fina fica delicado e permite uma maior variação de penteados, além de ser mais leve que a trança grossa.

 Box Braids finas

Box Braids finas

Box Braids finas

Box Braids finas

Box Braids finas

Grossas

Esse é um estilo bem diferente, o lado negativo é que pesa bastante na cabeça e no calor fica mais quente que o normal.

Box Braids grossas

Box Braids grossas

Box Braids grossas

Box Braids grossas

Com Pontas Soltas

É uma técnica diferente que mistura box braids com cabelo natural nas pontas. Confira algumas inspirações:

Box Braids com pontas soltas

Box Braids com pontas soltas

Box Braids com pontas soltas

Box Braids com pontas soltas

Como Fazer Box Braids: Passo a Passo

É muito mais confortável e garantido fazer as box braids com um trancista profissional, além da técnica é um processo demorado que leva no mínimo 3 horas. Fazendo em casa esse tempo pode dobrar, então a primeira dica do nosso passo a passo é contar com uma dose extra de paciência. A segunda dica é pedir para alguém fazer a parte de trás do seu cabelo, se não tiver jeito, coloque um espelho de frente e um atras para poder ver o que está fazendo. Vamos ao passo a passo:

Materiais:

  • Elastiquinho de cabelo
  • Isqueiro
  • Fio sintético de linha, jumbo ou kanekalon

Passo a Passo:

  1. O primeiro passo é lavar o cabelo, desembaraçar e secar. Jamais faça as box braids no cabelo sujo. Também é importante lavar apenas com shampoo para não deixar o fio oleoso e escorregadio.
  2. Divida o cabelo em oito mechas. Divida primeiro da testa em direção a nuca e depois divida em 3 partes cada lado.
  3. Comece fazendo as box braids na nuca, com mechas de 2 ou 3 cm, tudo depende se você quer tranças mais finas ou mais grossas. Nossa recomendação é fazer tranças finas para não ficar muito pesado na cabeça e dar um toque mais delicado.
  4. Corte o cabelo sintético com o dobro do comprimento que deseja ficar no cabelo.
  5. Dobre o fio ao meio e envolva na primeira mecha.
  6. Comece a fazer a trança.
  7. No final da trança amarre com o elástico. É importante dar várias voltas para garantir que ficou bem preso.
  8. Faça esse processo em todo cabelo, sempre da nuca em direção a testa.
  9. Corte o que sobrar de linha abaixo do elástico.
  10. Passe o isqueiro na ponta bem rapidamente para dar acabamento e evitar que a trança se solte.
  11. Está pronto! Agora você pode usar o cabelo com box braids soltos, em coque, amarrado, rabo de cavalo, coque samurai, entre muitas outras opções.

Gostou das nossas inspirações sobre box braids? Ficou com alguma dúvida sobre como fazer em casa? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.