Coque de cabelo: quem não conhece? Tanto em adultos como crianças ele é um penteado bacana. Na lista dos fáceis de fazer, o coque infantil é uma ótima dica para eventos formais e informais. Como fazer e qual modelo escolher? Temos alguns a seguir para sugerir que ficam lindos em fios de diferentes comprimentos.
Fotos e Inspirações de Coque Infantil
Festinha chegando na agenda das filhas e é o momento de pensar: qual será o penteado? O coque infantil é uma sugestão simples e fácil. Também tem como vantagem o conforto, em especial com crianças que adoram brincar nos eventos. Sem os fios soltos aumenta a chance de manter o penteado por um longo período e combina com qualquer roupa. Viu como o coque infantil só trás vantagens?
O legal de saber é que o coque para meninas fica bem em diferentes comprimentos dos fios, respeitando o tamanho mínimo para conseguir suspender, prender e ficar firme. O ideal é que os cabelos fiquem ao menos na orelha e assim conseguirá fazer um modelo legal.
E falando em modelos de coque infantil…temos muitos a seguir e dicas de como fazer.
Coque-flor
O coque flor é um dos mais populares em crianças e adultos porque é simples e com um resultado muito bonito. O segredo é o comprimento. Não é obrigatório ter cabelo longo mas quanto maior ele for mais bonitas ficam as flores e mais fácil será de fazer.
Os acessórios podem deixar o coque infantil do tipo flor ainda mais bonito. Vale investir em presilhas com flores para a lateral, flores para enfiar ao longo da base do coque ou tiaras.
Uma dica é visitar lojas de produtos para festas. Lá você deve encontrar lindos arranjos para cabelo. Caso não goste de nenhum as lojas pode comprar flores a granel em lojas de material para artesanato e criar a sua linda arte com presilhas(grampos de cabelo) e cordões.
Como fazer
Cabelos crespos e cacheados para fazer um coque infantil florzinha precisam estar molhados. É muito mais fácil conseguir o penteado esteticamente perfeito quando eles secam na posição correta.
A franja pode ficar solta para valorizar ainda mais o penteado. Pode ser posta na lateral também ou deixar os fios soltos mesmo cobrindo a testa.
Para Casamento
Casamento é um evento formal e um lindo penteado é crucial. O coque é uma opção por diversos motivos. Ele:
- Valoriza os ombros e a parte superior do vestido;
- Deixa a criança mais confortável porque os cabelos não estão caindo no rosto ou fazendo-a transpirar mais;
- Fixa por mais tempo;
- Não é preciso ficar organizando quando a criança for brincar, o cabelo estará bem preso e firme;
- Controle de volume para cabelos cacheados e volumosos.
O coque alto é o preferido de mães e filhas. No geral a menina já estará com muita coisa incomodando e ter o pescoço livre (se for uma daminha de honra, então…) melhor ainda!
Para ser considerado alto o penteado precisa ser colocado no centro da cabeça, no topo. Use um pente de dentes finos para puxar o cabelo para cima o máximo possível. Puxando de leve prenda os fios e assim conseguirá uma melhor fixação.
Acessórios com pedraria ficam muito legais em coque infantil para casamento. A dica é escolher um modelo de acordo com o vestido. Se estamos falando de uma daminha de honra ou uma presença importante no evento o penteado pode ter ainda mais destaque.
Os vestidos de cor pérola, off white e branco devem receber acessórios no coque na cor branca, pérola ou prata. Nas demais opções obedeça a cor do vestido para ficar em tom sobre tom.
Coque com trança é uma ótima dica para cabelos cacheados. A trança quando bem feita deixa o look mais firme, ajudando na sustentação da base do coque.
Deixar alguns fios soltos na franja ou testa dá leveza ao penteado, naturalidade.
Com trança
Tranças podem deixar o penteado ainda mais bonito! As dicas abaixo são belíssimas!
Rosca/Rosquinha
A simplicidade do coque rosquinha é o que o torna muito mais atrativo para festas e eventos formais. Muitas mães curtem como opção dentre os penteados para ir à escola por deixar o pescoço da criança livre, em especial nos dias quentes quando a menor de idade tem cabelos compridos.
Se o comprimento for abaixo do ombro uma opção legal é fazer uma trança para a base do coque infantil rosquinha. A trança deve ser feita com uma mecha do próprio coque e grossa o suficiente para esconder a base fixada com uma presilha.
Um pouco de spray fixador vai ajudar a manter a frente do cabelo firme e segurar a trança.
Como fazer
Os cabelos devem estar devidamente secos. Escovar é uma opção caso queira uma frente lisa, mas não muda muito com o coque porque ele precisar ser esticado com o pente para ficar bonito e prender bem.
O passo a passo do coque infantil do tipo rosca você confere no vídeo abaixo.
A fixação do coque infantil deve ser feita com algum produto extra para garantir uma longa duração. O uso de spray fixador de longa duração é a sua melhor escola por deixar o fio firme, em especial cabelos curtos em fase de crescimento ainda. A pomada modeladora é a dica para cabelos cacheados e ainda deixa o fio com aspecto natural.