Penteados Anos 80: Como fazer, história e + de 100 inspirações!


Se tem uma época que foi marcada pelo glamour e exageros é a década de 80. Depois de uma era Hippie, entre os anos 60 e 70, entraram os anos em que a sociedade, digamos, não tinha medo de ser feliz e começou a se ligar mais em tecnologia e informação. Tudo tinha um quê de exuberância, tanto nas artes, quanto no modo de agir. As roupas, maquiagens e cortes e penteados anos 80 entram nesse montante.

Hoje vamos vamos exatamente sobre os penteados dessa década gloriosa! Quer conhecer mais sobre eles?

penteados-anos-80-dicas-capa-do-post

A época auge do pop, do hard rock e da New Wave trouxe inúmeras influências ao modo de se vestir, se comportar e de se arrumar. Se nos anos 70 os cortes de cabelo tendiam a ser mais simples, com cortes retos e sem muito detalhe, nos anos 80 tudo ganhou excesso.

O cacheado ganhou mais volume e cortes diferentes; o liso ganhou penteados jamais usados; os cortes eram como “experimentações” que faziam sucesso; o gel foi incorporado no visual, assim como os lenços e elásticos; o laquê se tornou peça-chave para deixar mais armado; as franjas estavam sempre presentes. Parecia que tudo era válido nos penteados anos 80.

penteados-anos-80-diferentes

Homens e mulheres adotaram estilos de cabelos bem diferentes na década anterior. O toque final precisava ser “quanto mais armado melhor” e uma atuação digna de Oscar. As pessoas eram altamente influenciadas pela cultura pop que era disseminada pela TV e rádio. Isso lá fora e aqui no Brasil também!

A moda dos shows grandiosos pelo mundo todo pegou e foram criados festivais que ajudava a criar verdadeiros clãs pop. Era muito glitter, cores fortes, cabelos volumosos, make chamativa e muita atitude. Ao mesmo tempo começava ali a surtir os efeitos dos excessos em drogas, sexo & rock and roll dos anos 70, com as overdoses em massa e o surto mundial de AIDS.

É, essa década foi um verdadeiro turbilhão de emoção! Vamos conhecer os penteados anos 80 para mulheres e homens? Confira abaixo!

Fotos e Modelos de Penteados Anos 80 Femininos

Cabelos curtos

Os cabelos curtos dos anos 80 ganharam diversas formas, de acordo com o tipo de cabelo que a mulher tinha. Para quem tinha cabelo liso existia a missão de deixar o resultado com muito mais volume do que se tinha. Por isso foram desenvolvidos cortes que deixassem os penteados anos 80 mais característicos.

O corte Chamirro é um dos principais. Quem se lembra do cantor David Bowie no auge dos anos 80 e sua identidade Ziggy Stardust vai se lembrar desse tipo de cabelo. Era curto, mas com um tendencioso volume no topo da cabeça. Ao final, mullets. É esse abaixo, ó:

penteados-anos-80-curtos-new-wave

Muitas famosas, mesmo nos dias atuais gostam de adotar esse estilo de cabelo, pois é excêntrico e garante a você muita personalidade!

penteados-anos-80-mullet-feminino

penteados-anos-80-rihanna

penteados-anos-80-mullet

Sem o mullet também era usado, mas era importante a parte superior ter bastante volume, mesmo com o cabelo liso, e também ter o repicado, preferencialmente com uma franjinha irregular e mais alta.

penteados-anos-80-curtos

Um dos penteados anos 80 que também ganham atenção das mulheres atualmente é aquele com o gel efeito molhado, sabe? Está um sucesso hoje em dia entre as fashionistas e deixa qualquer penteado bem irreverente.

Esse efeito nos cabelos curtos era um dos mais utilizados, veja como fica interessante:

penteados-anos-80-efeito-molhado penteados-anos-80-gel-efeito-molhado

Penteados anos 80 para cabelos curtos também contavam com muitos topetes. Essa onda era levada a sério tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. Os topetes podiam ser finalizados de diferentes formas, dependendo do estilo que mulher tivesse.

Pode ser algo mais recatado:

penteados-anos-80-curto-topete

Pode ser mais sofisticado:

penteados-anos-80-topete

Pode ser mais fashionista e rock and roll:

penteados-anos-80-curto-rock

Além destes, estão os cortes e penteados bem volumosos para cabelos curtos. Madonna era uma das adeptas desse penteado, abusando sempre do uso do permanente. As mulheres não tinham vergonha de seus cabelos armados como hoje em dia, a intenção era ficar chamativo e com volume mesmo.

Veja algumas ideias:

penteados-anos-80-curto-com-volum penteados-anos-80-curto-volume penteados-anos-80-volume

Cabelos longos

Cabelos longos também faziam sucesso na década de 80. Os penteados que as mulheres gostavam de usar não podiam estar parecidos com nada convencional, tinha sempre que ter um detalhe.

O efeito molhado com gel também pode ser visto nesse caso, e é utilizado até hoje. Essa opção dava um visual mais “robótico” às mulheres e muita personalidade. Kendall Jenner e Kim Kardashian apostaram nessa tendência:

penteados-anos-80-efeito-molhado-kendall-jenner penteados-anos-80-efeito-molhado-kim-kardashian

Um dos penteados que começou a surgir nos anos 80 também foi o rabo de cavalo, sabia? Eles podiam ser feitos com bandanas, lenços e os famosos elásticos, ou, aqui no Brasil, com as “xuxinhas”, moda disseminadas pela Xuxa nessa década e que fez o maior sucesso entre meninas de todas as idades.

Quanto mais alto o rabo de cavalo, melhor. E ele ainda aparecia em uma das laterais, com a intenção de ficar diferente mesmo.

penteados-anos-80-feminino-lisos

Cabelos crespos não precisavam ficar de fora da moda de penteados anos 80, não. Eles também podiam ganhar permanente, garantindo um visual exótico.

penteados-anos-80-feminino-longo

Cabelos com Side Cut (que se caracteriza pelas laterais raspadas) surgiram nos 80, meninas. Com a era Punk em total ascensão esse corte de cabelo fez o maior sucesso principalmente para os cabelos compridos.

penteados-anos-80-feminino-longos-raspada penteados-anos-80-feminino-longos-sidecut

Lisos

Cabelos lisos são mais fáceis de domar, não é mesmo? Mas a ideia dos 80 era deixar eles totalmente “indomáveis”, rs. Os cabelos podiam estar despojados e esvoaçantes, ganhando bastante volume. Era aquele cabelo “acordei agora”, sabe?

penteados-anos-80-lisos

Além disso, a maioria das mulheres, principalmente as mais maduras, adoravam lançar mão do laquê e da escova para que os fios ficassem mais comportados, mas bem volumosos ao mesmo tempo.

penteados-anos-80-repicados

penteados-anos-80-cacheados-longos

penteados-anos-80-feminino-loiro

Para quem curtia punk rock, hard rock ou glam rock, os lisos ganhavam cortes repicados e colorações variadas. O corte Chamirro também aparecia e era super valorizado.

penteados-anos-80-punk-rock penteados-anos-80-repicado

Topetes para cabelos lisos e compridos também faziam a cabeça das mulheres. Era excêntrico e dava um resultado bonito.

penteados-anos-80-topete

Veja algumas ideias de penteados anos 80 para cabelos lisos com xuxinhas, elásticos ou lenços:

penteados-anos-80-xuxinhas

penteados-anos-80-rabo-de-cavalo

penteados-anos-80-dicas

Cacheados

Se você não gosta de seus cachos, saiba que nos anos 80 eles eram supervalorizados! Eram diversos penteados que podiam ser criados para quem já tinha cabelos cacheados e a permanente se tornou essencial para as mulheres que não tinham. Ela deixava o cabelo bem cacheado e armado.

Selecionamos vários modelos de penteados anos 80 para cabelos cacheados para você conhecer:

Bem exótico com franjinha curta:

penteados-anos-80-cacheados-compridos

Curtinho e com volume:

penteados-anos-80-cacheados-curto

Com coque e franja solta:

penteados-anos-80-cacheados-franja

E os mais utilizados, soltos e com muito volume, de diversas colorações:

penteados-anos-80-cacheados-julia-roberts penteados-anos-80-cacheados-selvagens penteados-anos-80-cacheados

Rio de Janeiro, Brasil - 09/11/2012 - Luana Tiefke no backstage do desfile de Nica Kessler durante o Fashion Rio - Inverno 2013. Foto : Andre Conti/ Agência Fotosite

penteados-anos-80-claudia-raia penteados-anos-80-xuxa

Com franja

A franjinha já vista nos anos 50, 60 e 70 continuou presente nos penteados dos anos 80, sempre bem despojada claro. Qualquer tipo de cabelo podia usar franja, curtinhas ou mais compridas. Elas, geralmente eram bem repicadas e às vezes irregulares.

penteados-anos-80-com-franja

penteados-anos-80-feminino-curto penteados-anos-80-feminino-longo-com-franja

É uma multiplicidade de estilos que invadiu os anos 80 e que pode ser vista nos penteados das mulheres. As franjas davam mais feminilidade em uma época que as mulheres já estavam muito independentes e conquistando seu espaço cada vez mais.

penteados-anos-80-franja-liso

A franja pode ser aplicada em cabelos encaracolados, armados, com finalização lateral ou reta. Ou também em cabelos lisos, da melhor forma que desejar. Esse tipo de penteado era uma febre na época.

penteados-anos-80-franja-repicada penteados-anos-80-rita-lee

Com lenço

O lenço era um dos acessórios para cabelo mais requisitados pelas mulheres para finalizar um look. Foi nessa época que as bandanas se popularizaram mais e eram muito utilizadas também. Você pode colocar a bandana no topo da cabeça, como uma tiara ou como amarração para os cabelos.

penteados-anos-80-bandana

penteados-anos-80-cacheado-com-lenco

Madonna, rainha do pop na época (e há quem diga que é até hoje), popularizou os penteados anos 80 com o uso de lenços. Ela costumava deixar um topete, colocar o lenço e na parte de trás você podia deixar da forma que preferisse, solto ou preso.

penteados-anos-80-com-lenco
Penteado anos 80 de Madonna
penteados-anos-80-lenco
Madonna e seu visual anos 80

Além desse estilo, há muitos outros que você pode se inspirar e fazer igual sem sair de casa, basta ter um lenço – que pode ser bem chamativo – e criatividade!

Veja algumas ideias que selecionamos de penteados anos 80 com lenço:

penteados-anos-80-feminino-com-lenco penteados-anos-80-feminino-longos penteados-anos-80-lenco-curto penteados-anos-80-lenco-era-madonna penteados-anos-80-punk

Fotos e Modelos de Penteados Anos 80 Masculinos

Os homens, nos anos 80, também se caracterizavam mais do que nenhuma outra época. O exagero também estava presente no visual deles de muitas formas, nas roupas, no cuidado com os cabelos e pasmem, na maquiagem. Sim, nessa época muitos homens tinham o hábito de usar gloss, passar lápis de olho e até rímel, principalmente aqueles que curtiam rock.

Não a toa que surgiu o conhecido “Glam Rock“, uma vertente do Hard Rock, mas com um referência mais leve e cujos músicos tinham uma vaidade exacerbada. Os penteados eram sempre MUITO volumosos, eles usavam roupas apertadas e muitas estampas, principalmente de animal. Veja:

penteados-anos-80-hard-rock

penteados-anos-80-homens

Outro penteado que ficou muito popular entre os homens foi o cabelo bem comprido e liso, que podia ganhar o ornamento da bandana. Axl Rose, da banda Guns and Roses foi o precursor:

penteados-anos-80-axl-rose

Entretanto, os cortes curtos eram os mais vistos nos anos 80. Muitas personalidades podem ser usadas como referência, pois a moda dos penteados diferentes nessa época pegou todo mundo!

penteados-anos-80-masculino-mullet

O penteado com o mullet, no qual o corte é curto na parte da frente, repicado em cima, com franja curta, e atrás, com mais cabelo. Selecionamos muitas inspirações para você conhecer como realmente era uma febre, tanto no exterior quanto aqui no Brasil. Veja:

penteados-anos-80-homens-cortes penteados-anos-80-homens-e-criancas

penteados-anos-80-mel-gibson

Outro estilo de penteado bem em alta nos anos 80 e que prevaleceu até os anos 90 foi o flat top, corte reto para homens e bem estruturado na parte de cima e baixinho nas laterais e atrás. Qualquer tipo de cabelo pode ganhar esse corte.

Veja:

penteados-anos-80-homens-flat-toppenteados-anos-80-influencia penteados-anos-80-masculino-flat-top Os penteados dos anos 80 foram muito marcantes para a época e até hoje, quem viveu, tem uma nostalgia. Acontece que tudo na moda tem o seu momento de retornar, e muitos desses cortes e estilos podem fazer sucesso nos dias de hoje, basta ter personalidade e atitude!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *