Penteados para formatura: 80 modelos lindos e tutoriais!

Dar um jeitinho na cabeleira é parte do rito da arrumação, e se a ideia é valorizar o look, ainda mais no dia de festejar o tão merecido diploma, nada melhor que escolher um penteado para formatura que seja compatível com seu estilo e que fique em harmonia com a roupa escolhida para o grande dia. Ah, e se você ainda está sem ideias para arrumar os fios no grande dia, separamos dicas infalíveis e inspirações perfeitas para arrasar no visual.

De acordo com o comprimento

Longos 

As meninas de cabelos compridos tem uma “ferramenta” e tanto para criar qualquer tipo de penteado. E antes de sair prendendo toda a cabeleira é ideal pensar em qual estilo mais combina com você, por isso separamos algumas inspirações.

maquiagem formatura
Nos olhos, maquiagem com delineador marcado

Usar o cabelo todo preso é uma ótima opção para quem quer curtir a festa de formatura. Neste penteado para formatura, os cabelos longos permitiram usar um estilo mais solto e jovem e ainda apostar no detalhe com trança.

cabelo comprido
O vestido tem forro nude

Se você já é adepta dos fios soltos, não tenha medo de apostar neste visual. É claro que para valorizar o vestido de formatura e todo o look é preciso dar uma caprichada na cabeleira, por isso, a inspiração aqui é deixar os fios escovados e puxar uma das laterais.

 

Mais fotos 

cabelo longo e liso
O rabo de cavalo deixa o visual clean
cabelo longo com trança
A franja lateral fica solta

modelos cabelo comprido

Curtos 

            A dúvida do penteado para cabelo curto é sempre crucial. E não é porque você está com os fios mais curtinhos que isso é problema. Pelo contrário, dá para apostar em visual moderno e arrasar!

cabelo curto com trança
A trança puxa a franja para trás

Para esta proposta a ideia foi de fazer uma trança embutida começando pela franja e deixar o restante dos fios soltos. E para não cair no básico, aposte na textura dos fios que podem ganhar alguns cachos mais leves e soltos.

modelos para cabelos curtos

Se a cabeleira está realmente curta, aposte no penteado para formatura inspirados nas divas famosas e arrase com os fios soltos e texturizados. A proposta pode ser em diferentes estilos, como:

  • Textura solta e moderna;
  • Cabelo dividido de lado e com leves ondas;
  • Cabelo com ondas mais marcadas e divisão lateral.

 

Mais fotos

cabelo curto penteado
A trança lateral valoriza os fios texturizados
cabelo long bob
Tranças puxam os fios para trás e valorizam o estilo semi-preso
cabelo curto com luzes
As luzes valorizam a trança embutida

De acordo com a textura

Crespos 

Um erro comum entre as meninas de cabelos crespos é apostar no visual com os fios alisados. O erro acontece porque você se descaracteriza, e seus fios vão ganhando volume durante a noite, então, a dica é valorizar o cabelão e fazer inveja com os fios crespos!

cabelo crespo preso
No olhos, maquiagem esfumada

Para valorizar os penteados para formatura com fios crespos, é ideal usar algum aparelho que valorize o formato dos fios, como um difusor na hora de secar. E depois você pode se inspirar neste penteado preso e despojado, onde a raiz tem mais volume e alguns fios soltos deixam o visual moderno.

coque cabelo crespo
O cabelo preso valoriza os brincos longos

Aqui a proposta foi usar o volume dos fios para fazer um coque bem cheião; e o resultado é espetacular. Além disso, ainda vale usar um acessório de cabelo, como uma faixa bordada para destacar o penteado.

 

Mais fotos

penteado com tiara
A tiara delicada combina com os brincos
cabelo afro com tranças
Tranças valorizam o cabelo preso

penteado Lupita Nyong'o

Cacheados 

Meninas de cachinhos, mantenham os cachos! A delicadeza desses fios rendem ótimas inspirações para os penteados para formatura e o formato é ótima para acrescentar um pouco de volume ao resultado final.

vestido de seda
O vestido de seda longo é elegante

A inspiração aqui é Camila Pitanga! A celebridade apostou nos cachos mais definidinhos e soltos, e para valorizar ainda mais o visual, a ideia foi puxar a trança com um leve torcido e acrescentar um acessório na hora de prender os fios.

penteado solto cabelo cacheado
O decote V alonga o corpo

Se você quer arrasar com a cabeleira solta, uma maneira de não cair no visual do dia a dia é puxar os fios um pouco para trás e deixar a parte central da raiz com mais volume. Aposte ainda nos cachos mais definidos para deixar o penteado para formatura impecável!

 

Mais fotos

vestido longo com fenda
A fenda do vestido deixa as pernas a mostra
preso com franja solta
A franja para a lateral valoriza os fios presos
cabelo cacheado coque
O coque mais soltinho deixa o visual moderno

Ondulados 

A ondulação natural é tipo um presente divino! Se você já nasceu com as madeixas tipo Gisele Bündchen, aproveite a forma natural dos fios para arrasar ainda mais com as madeixas no grande dia de comemorar o diploma.

cabeloondulado
As ondas dão volume a raiz

Para deixar o visual jovem e moderno nos penteados para formatura, não tenha medo de escolher as versões mais atuais que seguem o estilo despojado. E uma das ideias é essa proposta com os fios presos de uma maneira natural e algumas madeixas soltas.

cabelo ondulado semi-preso
O cabelo semi-preso deixa a mostra o detalhe do vestido

Você também pode valorizar as madeixas onduladas com os fios levemente soltos. E para deixar o resultado leve, aposte no visual com a raiz mais soltinha e o formato ondulado.

 

Mais fotos

coque lateral
O coque lateral é uma tendência moderna

coque cabelo com cachos

tiara de trança
A tiara de trança foi feita com os próprios cabelos

Lisos 

Cada tipo de cabelo tem seus prós e contras, e para as mulheres de madeixas lisas uma lamentação constante é dificuldade dos fios segurarem um formato. E se você tem esse tipo de cabelo, a melhor escolha de penteados para formatura é de valorizar um modelo em que suas madeixas permaneçam lisas mesmo, assim você não corre o risco de ter uma forma indefinida na cabeleira.

cabelo liso preso
O efeito torcido deixa o rabo de cavalo moderno

Esse é daquele tipo de penteado simples, básico e lindo! Os fios presos com um leve torcido são ótimos para quem tem cabelo liso e ainda ajuda a valorizar os acessórios e o vestido.

cabelo liso com tranças

Para manter os fios lisos e soltos, mas com uma proposta diferenciada, a ideia é investir em tranças que vão criar um efeito lindo no penteado para formatura.

 

Mais ideias

trança embutida cabelo liso
Tranças embutidas puxam os fios para trás
coque modeno
A lateral torcida deixa o visual moderno e delicado
penteado marina rui barbosa
O efeito torcido deixa os fios semi-preso

Fotos de penteados para formatura

Solto 

cabelo de lado

Para apostar nos penteados para formatura com as madeixas soltas, uma aposta é valorizar as madeixas com cachos. O cabelo de lado com os cachos mais soltos é uma ótima escolha e cria um visual de diva.

cabelo ombré hair
O efeito ombré hair valoriza a escova com pontas cacheadas

Também vale apostar em uma opção mais simples e solta, com os fios escovados e leves cachos nas pontas. A mechinha torcida também é uma boa escolha para valorizar o visual e não ficar no estilo básico.

 

Mais fotos

maquiagem azul
Para a maquiagem, a aposta foi por olhos bem marcados com sombra azul
vestido longo pink
O vestido pink tem bordado na parte do corpete
escova ondulada
A escova ondulada deixam os fios com movimento
franja presa
A franja presa deixa o rosto mais a mostra
cabelo com cachos
Cachos soltos deixam o penteado natural

penteados soltos

Preso 

coque despojado

Se você quer curtir a noite sem medo do penteado desmanchar ou ficar “colando” na nuca, uma aposta é investir nos penteados para formatura com coque. Ah, e nem precisa ser nos modelos tradicionais e mais arrumadinhos, há também as versões mais despojadas que deixam o visual jovem e moderno.

rabo de cavalo despojado
A maquiagem tem olhos marcados

            Até mesmo o rabo de cavalo é uma boa opção de penteado para o look formal; mas neste caso a escolha é por um visual moderno com os fios mais bagunçadinho e uma trança na franja.

 

Mais fotos coque clássico

coque com tiara de trança
A trança deixa o coque mais delicado
penteado cabelo loiro
Os fios presos deixam o brinco a mostra
penteado jovem
O decote atrás fica visível por conta dos fios presos

penteado preso coque com trança

Semi preso 

semi-preso com tiara
A tiara deixa o visual delicado

Se surgir a dúvida entre solto ou preso, uma escolha intermediária é o semi-preso e inspirado nos clássicos penteados das princesas. Para o visual a escolha foi pelos cabelos escovados, e com uma parte presa e um voluminho na raiz.

vestido com tule
O vestido tem tule com aplicações

Também vale prender apenas uma parte através da traça que passa por trás da cabeça. E para finalizar, cachos ao longo dos fios soltos dão charme e movimento aos fios.

 

Mais fotos

semi-preso com cachos
Cachos mais soltos valorizam o semi-preso

cabelo lateral com cachos

semi preso com topete
A franja divida ao meio valoriza a raiz com volume

modelo semi-preso

Com trança 

trança lateral
A trança embutida lateral puxa os fios para o lado

A trança é uma tendência que vai desde o dia a dia até os penteados para formatura, e esta inspiração mostra que o estilo vai muito bem até mesmo com os fios soltos e o trançado lateral. E o melhor é que os penteados com tranças ainda ajudam a deixar o visual jovem.

cabelo preso com trança

As tranças também podem ser usadas para prender as madeixas no estilo rabo de cavalo. O trançado embutido pode vir pela lateral ou pela parte central até chegar na altura do rabo de cavalo, depois é só esconder o elástico com o próprio cabelo.

 

Mais fotos

trança invertida
A trança invertida valoriza o coque

semi preso com trança

cabelo loiro trançado
A trança embutida valoriza os fios loiros com raiz escura

coques com trança

trança moderna
A trança de lado deixa o visual jovem
cabelo com mechas
O penteado mais soltinho valoriza as mechas

Com topete 

cabelo liso médio
O cabelo liso seguiu uma tendência clean

Se a ideia é investir em mais volume na raiz, uma aposta é deixar os fios soltos e caprichar no volume e no topete. O resultado fica clean e atemporal, deixando boas fotos para o álbum de formatura.

rabo de cavalo com topete
O maxi colar tem contas pequenas e é delicado

            Entre os penteados para formatura com cabelos presos, o topete também é uma boa aposta e nesse caso o rabo de cavalo ganha até um charme a mais por conta do voluminho criado na raiz.

 

Mais fotos

vestido nude
O cabelo de lado valoriza o maxi brinco

brinco festa

maquiagem moderna
Nos olhos, lápis azul na linha d’água
solto com topete
A escova deixa as pontas moldadas
cabelo solto com raiz com volume
O volume na raiz foi usado com os fios soltos

cabelo curto com topete

Moicano 

preso com mocaino
O rabo de cavalo com mocaino foge do tradicional

E claro que não poderia faltar o clássico mocaino, onde o volume da raiz fica concentrado apenas na parte central; como este rabo de cavalo jovem e com os fios levemente soltos, dando um estilo despojado aos penteados para formatura.

coque com mocaino

Para este penteado mocaino, o volume foi criado na parte central e o restante do fios foram totalmente presos, dando um estilo super moderno ao look e deixando o vestido em evidência.

 

Mais fotos 

penteado moderno mocaino
Os fios soltos tem cachos largos
liso com mocaino
O cabelo liso deixa o visual sofisticado

cabelo com cachos desfeitos

cabelo curto liso
O curtinho valorizou o mocaino

penteado kim kardashian

Como fazer penteado para formatura passo a passo

            Nem sempre dá para ir ao salão, e vamos combinar que os penteados para formatura também são bem carinhos com um profissional. Então, se você quer economizar e tem habilidade de arrumar seu próprio cabelo em casa, separamos tutoriais que ensinam penteados lindos e fáceis. Ah, e se você não tem toda essa habilidade, pode pedir uma ajudinha para aquela amiga especial ou irmã.

passo a passo coque com trança

  • Puxe o cabelo a partir da lateral e comece uma rança embutida a partir da franja;
  • Vá fazendo a trança até chegar na altura da orelha;
  • Use um elástico de silicone para prender a trança;
  • Puxe a trança e o restante do cabelo solto e faça um rabo de cavalo baixo;
  • Pegue o cabelo todo preso e vá enrolando até formar um coque baixo, depois é só prender com alguns grampos.

 passo a passo preto

  • Prenda todo o cabelo em um rabo de cavalo baixo;
  • Com as pontas dos dedos abra um espaço acim do elástico usado para prender os fios;
  • Passe o cabelo por dentro para fazer o efeito torcidinho;
  • Continue passando o cabelo por espaço para formar um coque;
  • Passe até chegar chegar ao final do comprimento;
  • Para finalizar, prende o coque com alguns grampos.

coque moderno tutorial

  1. Faça uma trança embutida na franja;
  2. Reserve a trança;
  3. Faça uma trança normal no comprimento do cabelo e puxe a trança da franja em direção ao comprimento;
  4. Na ponta da trança coloque um elástico de silicone ;
  5. Comece a fazer um coque mais soltinho com essa trança maior;
  6. Para finalizar, fixe o penteado com grampos.

como fazer coque

  • Penteie o cabelo para trás, dando um pouco mais de volume no topo;
  • Prenda os fios em um rabo de cavalo mais alto;
  • Abra um espaço por baixo do rabo de cavalo;
  • Passe os fios presos por esse espaço;
  • Coloque grampos para fixar o coque e ajeite-o com a ponta dos dedos.

tutorial com tiara

  1. Coloque uma tiara com elástico por cima dos fios;
  2. Enrole o cabelo como se fosse um coque e escondendo a parte de trás da tiara;
  3. Prenda o coque com grampos.

 

 

Agora é só se inspirar nos penteados para formatura e arrasar no look para brilhar muito na tão sonhada noite de comemorar mais uma etapa concluída.

 


2 comentários em “Penteados para formatura: 80 modelos lindos e tutoriais!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *