As tranças afro perpetuam por séculos e a origem dos trançados é das antigas tribos africanas, onde as mulheres usavam a trança como marca de status social e de relacionamento.
Com o tempo, as variações de tranças ganharam novas versões e hoje o penteado é um ícone de moda e beleza.
E para quem está querendo adotar um dos estilos de tranças afros, mas ainda tem dúvidas de qual modelo e/ ou tipo escolher, no post tem todas as informações e dicas de como fazer várias versões de tranças.
Tipos de Tranças Afro: Características e Diferenças
Box Braids / Kanekalon
As famosas Box Braids ou Kanekalon são extensões de cabelos com tranças em fios sintéticos.
Esse tipo de fio sintético é muito usado para alongar as madeixas, e uma ótima aposta para usar durante a transição capilar.
Entre essas extensões há duas versões com características diferentes:
- Jumbo: as extensões chamadas de jumbo são versões com mais brilho, o que as deixa um pouquinho diferente dos fios naturais. Essa versão é mais fácil de encontrar e o preço é mais barato, o que torna uma boa opção para quem não quer gastar muito com as extensões.
- Kanekalon: o nome já é bem popular, mas na verdade Kanekalon é uma marca japonesa de extensão de fios. Os fios Kanekalon são sintéticos, mas bem parecidos com cabelos naturais. O resultado é que as tranças, mesmo com extensão, ficam com aspecto de naturalidade. Esse visual mais próximo do natural reflete no preço, que é mais caro que as versões jumbo.
Como colocar fios sintéticos passo a passo
Para dar uma ajudinha a quem está pensando em adotar o visual com box braids, no vídeo tem tutorial de como colocar a extensão passo a passo.
Nagô / Raiz / Rasteira
Nesse tipo de penteado com tranças, há uma grande variação de nomes, mas todas se referem a um mesmo estilo de trancinhas.
As tranças nagô, são compostas de várias trancinhas que começam a partir da raiz e ficam fixas no couro cabeludo. A trança pode ficar apenas na parte da raiz, ou se estender ao longo de todo o comprimento.
Entre os estilos de trança raiz/ nagô há uma variedade enorme de possibilidades de penteados e desenhos que o trançado pode formar no couro cabeludo.
Como fazer trança nagô / raiz – passo a passo
Crochet braids / Tranças de crochê
O nome desse tipo de trança faz referência a esse estilo de trança afro.
A trança de crochê / crochet braid recebe esse nome por conta do modo de fazer. Para fazer a trança é preciso usar um gancho parecido com uma agulha de crochê, que “costura” os fios sintéticos ao cabelo natural.
Os fios sintéticos são colocados na raiz junto dos fios naturais, alongando o cabelo de forma natural.
Esse processo de usar tranças de crochê exige manutenção e cuidados especiais, e a extensão dura em torno de 4 a 8 semanas.
Como fazer trança crochê passo a passo
Se você pretende usar a técnica de trança crochê para colocar as extensões de cabelo, é só seguir o passo a passo do vídeo.
Twist / Tornado
A trança twist ou tornado, como também é chamada, é um estilo diferente das tranças tradicionais. Esse tipo de trançado é feito com duas mechas, o que a difere das versões mais tradicionais, que são feitas a partir de 3 mechas.
As tranças tornado são feitas em mechas finas e são torcidas, o que dá um efeito diferente para o trançado, que lembra uma corda trançada e que fica linda!
O estilo twist não prende as tranças na raiz, como a nagô, e é uma das opções para quem quer tranças afro soltas.
Como fazer trança twist passo a passo
Rastafari
O estilo rastafari é bem conhecido, e o nome é usado para classificar diversos estilos de tranças.
O termo rastafari não denomina apenas um estilo de trança, mas se refere as trancinhas usadas ao longo de todo o cabelo; sendo elas ao estilo nagô (tranças de raiz) ou soltas.
Para usar esse termo, é necessário que as tranças comecem da raiz e sigam até o comprimento dos fios.
Como fazer rastafari passo a passo
Fotos e Modelos de Penteados com Tranças Afro
Cabelo longo solto
Há diversas maneiras de usar as trancinhas ao longo das madeixas, e vale usar apenas os fios naturais ou recorrer as extensões sintéticas (box braids).
Neste caso, a aposta foi pelos fios jumbos que deixam o cabelo bem longo, e as trancinhas foram feitas a partir da raiz, mas deixando-a solta.
Mais fotos
Cabelo curto e Chanel
O cabelo curto não é empecilho para as tranças afro, e mesmo que você tenha os fios bem curtinhos. Nesse caso, vale usar uma extensão para deixar os fios na altura dos ombros e ao estilo chanel para fazer as tranças.
Na proposta, os fios na altura do ombro ganharam várias mechas com tranças tradicionais e soltas na raiz.
Mais fotos
Coque
Para valorizar ainda mais o visual com tranças afro, vale se inspirar nos penteados com coque.
Nesta proposta, os fios ao estilo rastafari ganharam várias trancinhas finas, depois a aposta foi por fazer uma trança tradicional e grossa ao longo do comprimento, e essa trança foi transformada em coque.
O resultado ficou lindo, já que o coque ficou com volume e com um mix de tranças!
Mais fotos
Lateral
Entre as diferentes propostas de usar tranças afro, uma das inspirações é usar as tranças apenas na lateral, como nessa proposta.
A ideia aqui foi de um penteado para cabelo crespo, onde trancinhas de raiz prendem as laterais e a parte central fica solta, deixando o visual super moderno.
Mais fotos
Meia cabeça
Para variar um pouco do tão usado rastafari (tranças por todo o cabelo), umas das apostas é usar a trança de meia cabeça, ou seja, o penteado é uma mix de tranças e fios soltos.
Nesta proposta, as tranças nagô prendem os fios da raiz e formam um desenho, e parte dos fios foram usados soltos e com volume para valorizar o cabelo cacheado.
Mais fotos
Loiras
Para as mulheres loiras ou com extensões loiras, os penteados com tranças afro também estão liberados.
Nesta proposta, as trancinhas soltas na raiz se estendem por todo o comprimento, e o penteado é um semi preso com dois coques, seguindo uma tendência japonesa e cheia de estilo.
Mais fotos
Coloridas
Os cabelos coloridos estão em alta, e o estilo chama atenção e dá destaque para os fios, e se a ideia é valorizar ainda mais as madeixas, vale fazer um mix de tranças afro com cabelo colorido, como nesta proposta.
O visual aqui é de trancinhas finas e que se estendem por todo o cabelo, e o colorido dos fios aparece do meio para as pontas, variando de um degradê roxo.
Mais fotos
Cabelo masculino
E claro que não pode faltar inspirações de tranças afro para homens; afinal as trancinhas podem ser unissex e agregar muito estilo.
Na proposta o corte de cabelo masculino foi ao estilo sidecut (laterais raspadas), e as trancinhas ao estilo rastafari foram a aposta para os fios e penteado masculino.
Mais fotos
Agora que você já viu inspirações e dicas para tranças afro, já pode escolher qual estilo vai usar.
Os comentários estão desativados.