+5【CUIDADOS COM A TATUAGEM】ᐅ O que fazer e evitar?

Quais são os cuidados com a tatuagem?

Se você pretende fazer uma tattoo, é ESSENCIAL se atentar a uma série de cuidados, sobretudo nos primeiros dias após a sessão.

O sucesso da cicatrização depende da higienização e de bons hábitos do usuário. Assim, em pouco tempo a pele fica totalmente regenerada, exaltando o belo desenho feito.

Não se trata de nada complexo, muito pelo contrário. São cuidados simples e frequentes que não alteram sua rotina. Para informar você, preparamos este guia completo e esclarecedor. Saiba tudo e renove seu visual!

cuidados com a tatuagem
Tire todas as suas dúvidas sobre tatuagem neste guia completo!

As tatuagens são atemporais e conquistam cada vez mais pessoas. O desejo de marcar o corpo com frases e desenhos é inspirador para homens e mulheres, seja algo simples ou totalmente conceitual.

Atualmente, há muitos estilos de tatuagem para todos os gostos, das coloridas às sombreadas, das minimalistas às tridimensionais. Quem já decidiu o que fazer e qual padrão seguir pode contratar um bom profissional para fazer a tattoo, de preferência especializado no estilo que pretende seguir.

Os primeiros passos são justamente esses:

  1. Decidir o que será tatuado. Nesse caso, trata-se de algo essencialmente particular, uma tattoo que pode ser feita na parte do corpo que você mais gosta – braço, perna, ombro e costas são as mais cotadas.
  2. Pesquisar bastante para encontrar o melhor tatuador. Vale pedir indicações para pessoas próximas, procurar nas redes sociais, visitar estúdios, enfim.
  3. Conversar e tirar todas as dúvidas com o profissional, seja em relação ao desenho, tamanho, área tatuada, estilo e o preço.

Acima de tudo, você deve confiar no tatuador e estar seguro para fazer sua tatuagem. Dependendo da área, o desconforto pode ser maior – afinal, trata-se de uma agulha passando na pele -, mas nada ao ponto insuportável. Qualquer pessoa pode riscar tranquilamente, fique tranquilo.

como fazer uma tatuagem

Principais cuidados com a tatuagem

A tatuagem pode ser feita em diversas sessões. Se você pretende destacar um desenho grande ou com vários efeitos, deve se preparar para várias sessões, desde os primeiros traços até a coloração e acabamento final.

De modo geral, desde a primeira sessão os cuidados com a tatuagem são fundamentais. A área riscada deve ser totalmente limpa e higienizada antes e depois do contato com a agulha. Finalizado o trabalho, o profissional cobre a área com plástico filme que não deve ser retirado antes da primeira higienização em casa.

Nos primeiros dias

Primeiramente, você deve entender que a tatuagem é vista pelo corpo como uma agressão à pele, por isso exige cuidados até a cicatrização.

A lavagem da área é primordial, sempre na hora do banho. Essa rotina é frequente, sobretudo na fase de ferida, para evitar infecções. Depois, a área deve ser seca até a aplicação do papel filme, que deve ser usado por até três dias após a sessão.

Para lavar corretamente:

  • Use sabonete antibacteriano, indicado para pele sensível.
  • A água deve ser fria ou morna.
  • Só toque com as mãos limpas, fazendo movimentos suaves ao passar o sabonete.
  • Deixe secar naturalmente ou com papel toalha, dando leves batidas, sem encostar totalmente na pele, até enxugar completamente.

como cuidar de tatuagem

Na primeira fase de cicatrização, é comum a área ficar inchada e avermelhada, além de formar crostas (a famosa casquinha). O uso de pomadas com efeito antibiótico é recomendado pelo profissional, pelo menos três vezes ao dia.

Depois de alguns dias, as crostas começam a descamar. Trata-se de um processo natural para proteger a pele, por isso não devem ser removidas.  Caso a pele fique seca ou com coceira, peça para o tatuador indicar um creme hidratante.

Higienize as mãos antes de tocar a tatuagem e evite que outras pessoas toquem na área. Assim, não fica propensa à infecções.

Na fase final de cicatrização, toda a crosta já foi eliminada. Mesmo assim, os cuidados devem ser mantidos até que a pele se regenere completamente. Uma boa lavagem e o uso de produtos de qualidade ajudam no processo.

Essa casquinha que se forma protege a pele contra infecções.

como fazer tatuagem

Se sentir coceira na área, especialistas indicam dar leves tapinhas (sempre com as mãos limpas) até que passe. Nunca coce diretamente. Caso seja algo recorrente, consulte o tatuador para verificar se é sinal de alergia.

Alergia à tatuagem

A alergia acontece por conta de alguns materiais presentes na tinta, provocando coceira intensa, vermelhidão e ressecamento da pele.

Ao perceber o sinal, fale com o tatuador e procure um dermatologista imediatamente. Somente o profissional indicará o melhor tratamento para acabar com o problema – como o uso de pomadas.

Seguindo corretamente as instruções, em pouco tempo a pele estará saudável novamente.

Na hora de dormir

Quais são os cuidados com a tatuagem na hora de dormir?

De acordo com especialistas, antes de dormir você deve aplicar pomada na região. As formulações com bepantol são as mais convencionais, pois ajudam na cicatrização.

Outro cuidado é evitar usar roupas apertadas na região tatuada, além de escolher uma posição para dormir que não faça pressão no local. Isso vale sobretudo para costas, braços e pernas.

Quanto à alimentação, consuma sempre comidas leves, fontes de zinco, que têm efeito cicatrizante. Evite opções gordurosas, condimentadas e de digestão lenta – como massas e frituras.

tatoo cuidados

No sol

Tatuagem não combina com sol forte, principalmente quando está na fase de cicatrização. Sendo assim, é proibido expor a pele tatuada ao sol. Caso contrário, acontece queimaduras, vermelhidão e escurecimento da área tatuada – além de outros problemas.

A radiação UV evita a fixação dos pigmentos na pele e interfere no aspecto da tattoo.

O uso do protetor solar é indicado a partir da segunda fase de cicatrização ou conforme indicação do tatuador. Esse hábito, aliás, deve ser diário em todo o corpo.

tatuagem

Na praia e na piscina

Se você fez uma tatuagem, tire umas férias da praia e do clube, pois não é recomendado entrar na água de mar e piscina durante o período de regeneração da pele.

Esses locais possuem uma série de agentes que causam infecções na pele sensível – situação que gera graves problemas de saúde.

pomada para tatuagem

Após a cicatrização

Após a cicatrização, basta cuidar bem da pele para mantê-la sempre saudável. Isso vale para a área tatuada e todo o corpo em si.

Use cremes hidratantes diariamente, após o banho ou antes de dormir. O protetor solar também é essencial, principalmente ao sair de casa.

Além disso, uma rotina de exercícios e boa alimentação mantém sua pele bonita e livre de qualquer adversidade.

tatuagem no ombro
Um padrão comum e que faz bastante sucesso entre rapazes estilosos

Para finalizar, vale destacar algumas dicas e desvendar alguns mitos:

  1. Consulte um dermatologista antes de fazer a tattoo. Assim, você se sentirá mais seguro e saberá como está a saúde da sua pele;
  2. Não hesite em tirar todas as suas dúvidas com o tatuador;
  3. Pele com queloide não pode ser tatuada;
  4. Quem está amamentando pode fazer tatuagem normalmente;
  5. Não há restrição alimentar, apenas é recomendado evitar o consumo de comidas gordurosas, massas e afins.

Enfim, esperamos que este guia sobre cuidados com a tatuagem tenha sido esclarecedor. Gostou? Deixe um comentário e compartilhe.

Aproveite e navegue no nosso menu Piercing e Tattoo. Há muitas dicas e diversos modelos de tatuagem para todos os estilos. Você vai adorar!

Boa sorte e até mais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *