Piercing na Orelha: Nomes, cuidados, modelos e + de 80 fotos!


Piercing na orelha é o tipo mais clássico de todos. É o preferido de muitas pessoas, geralmente a primeira escolha para ficar com o visual descolado e entrar nessa tendência que sempre estará em alta.

Se você quer saber tudo sobre esse modelo, os nomes e os locais onde perfurar, além dos cuidados e opções de joias, preparamos este artigo completo com todas as informações. Acompanhe e escolha o seu!

piercing-na-orelha-destaque

Hoje em dia, colocar um piercing já não é visto como um tabu como era antigamente. A orelha é um local no qual a joia pode ficar discreta ou destacada, depende do modelo escolhido e das diversas possibilidades que esse estilo apresenta, tanto que homens e mulheres são adeptos dessa moda e inovam cada vez mais.

Nomes, Locais e Tipos de Piercing na Orelha

Antes de saber como é cada tipo/local especificamente, uma imagem com um guia bacana para se localizar e ver qual é qual:

tipos-de-piercing-na-orelha

Transversal / Industrial

Piercing na orelha transversal/industrial é uma técnica com dois furos (helix) na borda exterior da cartilagem na parte superior da orelha, geralmente com uma joia em formato de bastão. Com certeza você já deve ter visto alguém com esse tipo, diferenciado em relação a outros mais tradicionais.

piercing-na-orelha-industrial-transversal piercing-na-orelha-industrial piercing-na-orelha-transversal

Helix

O helix é o piercing na orelha mais popular. É a conhecida perfuração na cartilagem (ou piercing de cartilagem), do topo da parte externa da orelha. Geralmente, é feito com agulha, e não com pistola.

helix piercing-helix piercing-no-helix

 Anti Helix 

Conhecido também como forward helix, é quando a perfuração é feita na parte da cartilagem interior da orelha. Praticamente, é o mesmo procedimento realizado no rook.

forward-helix piercing-na-orelha-anti-heix piercing-na-orelha-anti-helix-ideias

Orbital

É a conhecida argola, no movimento que o próprio nome indica: cada lado atravessando um furo diferente na orelha.

orbital-piercing-na-orelha piercing-na-orelha-orbital piercing-orbital

Rook

O rook é um tipo feito no interior da orelha, em uma parte mais sensível e com bastante cartilagem, por isso, costuma ser mais dolorido quando a água atravessa essa área.

piercing-rook rook-piercing piercing-na-orelha-rook

Tragus

O tragus, no caso do piercing na orelha, fica naquela aba mais próxima da bochecha. O processo é feito com agulha e pode causar um desconforto na hora da perfuração, mas nada tão insuportável. É o queridinho das mulheres.

tragus-piercing piercing-no-tragus tragus-piercing-na-orelha

Anti Tragus

Como o próprio nome revela, é a parte oposta ao tragus, aquela aba acima do lóbulo da orelha.

piercing-anti-tragus piercing-na-orelha-anti-tragus anti-tragus

Daith

É aquela perfuração feita na parte interna da orelha, acima do ouvido.

daith-piercing piercing-na-orelha-daith daith-piercing-na-orelha

Inner conch (concha interna)

A inner conch é feita atravessando toda a cartilagem da orelha, geralmente com um furo na parte de trás.

inner-conch-piercing

piercing na orelha

inner-conch

Snug

Já o snug é feito geralmente à frente do ouvido, na parte interna (o centro da orelha) e inferior ao rook/anti helix.

piercing-snug-ideias piercing-snug snug-piercing-na-orelha

Lobe (lóbulo) horizontal transversal

O lóbulo é aquela parte ‘macia’ da orelha onde são colocados brincos e alargadores. No caso do piercing, pode ser inserido um modelo transversal horizontal, geralmente aqueles em formato de lança.

lobulo-horizontal piercing-na-orelha-lobulo-horizontal piercing-na-orelha-lobe-horizontal

Lobe (lóbulo) vertical

O lábulo vertical é o oposto do anterior, com uma opção de joia na vertical. Não é tão convencional quanto o outro, mas tem seus adeptos.

piercing-transversal-vertical piercing-na-orelha-lobulo-vertical lobulo-vertical

Segundo furo

O segundo furo se caracteriza por dois estilos de perfuração, em grande parte um na cartilagem (helix) e outro oposto que muda conforme o gosto/personalidade do usuário.

piercing-na-orelha-segundo-furo-ideias segundo-furo piercing-na-orelha-segundo-furo

Terceiro furo

Combinação de três furos na orelha, feitos em locais diferentes e que mantenham uma harmonização (pode ser helix, rook ou inner conch, por exemplo).

piercing-terceiro-furo terceiro-furo-piercing-na-orelha piercing-na-orelha-terceiro-furo

Em toda a cartilagem

Modelos assim são comuns entre os mais ousados ou em tribos, como punks e headbangers. Trata-se de um estilo para cobrir toda a cartilagem da orelha com piercing, geralmente os tipos de argola.

piercing-em-toda-cartilagem em-toda-cartilagem-piercing-na-orelha piercing-na-orelha-em-toda-cartilagem

Como é colocado? Dói?

Talvez a orelha seja uma região em que a perfuração causará pouca ou nenhuma dor. Como é bem relativo, você sentirá apenas uma picada quando a agulha fizer o furo, mas é tão rápido que não há desconforto algum. Portanto, não precisa ter medo quanto a isso.

É tranquilo, por isso não é à toa que muita gente fura até em casa – embora esse procedimento só pode feito com um profissional, em estúdio. Fique atento!

Riscos e cuidados

Sempre quando se pensa em colocar um piercing, seja o lugar que for, você precisa ter em mente que há cuidados primordiais para que a cicatrização aconteça sem problemas.

Logo depois da perfuração, é preciso manter o local limpo. Na hora do banho, lave bem e seque em seguida. Nessa hora, também é indicado ficar ‘rodando’ a joia, além de usar antisséptico nos primeiros dias para evitar o acúmulo de bactérias e outros agentes.

Outra dica vale para a alimentação: evite consumir comidas pesadas e de digestão lenta, como pratos gordurosos. Do contrário, dê preferência para tipos ricos em cálcio e zinco.

Com os cuidados, dificilmente haverá algum risco de vermelhidão, coceira, inflamação, queloide ou infecção. É só seguir as instruções do especialista e garantir a higiene diária do local.

Um piercing na orelha cicatriza rápido e raramente causa transtornos, ao menos que a pessoa tenha feito o procedimento em casa com material contra indicado ou não se atentou aos cuidados necessários para uma boa recuperação.

Para saber mais, assista o vídeo com o relato de uma moça que colocou piercing na orelha:

Quanto custa pra furar? 

O preço para colocar um piercing na orelha depende de vários fatores, como o tipo escolhido, quantos furos serão necessários e a qualidade das joias, bem como o trabalho do especialista e do estúdio em questão.

Na média, o valor mínimo é de 30 reais (furo simples + joia) em muitos lugares, podendo alcançar até 100 reais de acordo com a proposta/estilo.

Faça uma boa pesquisa e escolha um bom profissional e um estúdio renomado para colocar o piercing. Nunca tente furar em casa com agulhas, grampos e similares!

Quanto tempo demora pra cicatrizar? Quando para de doer?

A cicatrização é rápida e dura cerca de oito semanas (dois meses, na média). A dor (que nem é dor, apenas um desconforto ao tocar a área) dura apenas alguns dias. Com os cuidados, não há problemas e o piercing na orelha se mantém com ótimo aspecto, dando um up no estilo.

piercing-na-orelha-cuidados

Piercing de orelha inflamado – O que fazer?

Caso o piercing de orelha tenha inflamado e está incomodando, a primeira coisa a fazer é garantir a limpeza completa da área, com frequência maior. Não remova a joia do local. Entre em contato com o body piercer e explique a situação, ele irá te orientar sobre o melhor procedimento a ser tomado.

A ideia é evitar soluções caseiras (sempre!) e manter a calma. O único produto que você pode usar são os antissépticos para deixar a área livre de bactérias, bem como sabonetes específicos. Nunca manipule com as mãos sujas e sempre atente-se ao estado da inflamação.

Caso haja dor, vermelhidão e coceira constantes, não há outra alternativa: vá a um pronto socorro. O médico irá avaliar a situação e indicar o melhor procedimento a ser feito para evitar uma infecção e um problema maior.

Piercing de orelha com queloide – O que fazer?

Queloide é aquela famosa bolinha que pode surgir ao lado do furo. Embora não seja considerada maligna e não cause dor, prejudica a aparência e deixa muitas pessoas desesperadas.

Especialistas revelam que não há uma causa exata para o surgimento de queloide, portanto, pode acontecer com qualquer um que não cuide bem do seu piercing. Não adianta: pensou em perfurar, vai ter que tratar a área com frequência, mantendo a total higienização para evitar esses incômodos.

piercing-na-orelha-queloide
A queloide se forma próxima ao furo quando se coloca um piercing na orelha

Se a queloide acabou de surgir e ainda está pequena, limpe bem e faça compressas de sal com água morna. Uma boa alternativa é fortalecer o sistema imunológico com alimentos ricos em vitamina E. Já se o estado da bolinha é preocupante, procure um dermatologista para saber qual a melhor solução.

Para acompanhar um tutorial completo sobre como se livrar da queloide que surge após a perfuração, leia este post.

Fotos e modelos de joias

Agora que você já conhece os nomes e sabe o que fazer antes e depois de colocar um piercing na orelha, veja muitas fotos e modelos de joias para escolher aquele que mais combina com seu estilo!

Argola

Tradicional e preferência de mulheres que adoram piercing na orelha!

argola-piercing-na-orelha piercing-na-orelha-argola

Ferradura (circular barbell)

Uma ótima opção para diversos estilos e vários locais da orelha!

ferradura-piercing-na-orelha piercing-na-orelha-ferradura

Argola com bolinha (captive)

A captive é um modelo destacado e que fica ótimo na cartilagem!

piercing-na-orelha-captive-agola-bolinha piercing-na-orelha-captive

Argola com strass (indiano)

Modelos com strass estão cada vez mais conquistando as mulheres, que se inspiram na cultura indiana para usar esses tipos de piercing na orelha.

piercing-na-orelha-indiano-com-strass argola-com-strass

Alargador

Populares e de diversos tamanhos, são comuns entre os rapazes e estão sempre em alta!

alargador-na-orelha alargador-orelha

Bastão

O bastão é uma boa alternativa de piercing na orelha transversal!

bastao-na-orelha piercing-na-orelha-bastao

Espiral

Modelos em espiral são descolados e além do convencional!

piercing-espiral piercing-na-orelha-espiral

Pedrinha / Strass

São discretos, simplistas e lindos!

pedrinha-na-orelha piercing-na-orelha-pedrinha

Micro ponto de luz

O micro ponto de luz é ideal para as moças que não querem chamar tanta atenção ou para quem vai fazer um piercing na orelha pela primeira vez!

micro-ponto-de-luz-piercing-na-orelha piercing-na-orelha-micro-ponto-de-luz

Bolinha

Outro modelo bem popular, sobretudo nas áreas interiores da orelha!

bolinha-piercing-na-orelha piercing-na-orelha-bolinha

Duplo

A versão dupla pode combinar diferentes modelos de piercing ou equilibrar a joia com um brinco tradicional no lóbulo.

piercing-duplo piercing-na-orelha-duplo

De ouro / dourado

São mais caros, mas ostentam um luxo único e destacado!

piercing-na-orelha-dourado-ideias piercing-na-orelha-dourado

Preto

Uma opção arrojada e que costuma estar presente no estilo dos rapazes, associado a alargadores da mesma cor.

piercing-preto piercing-na-orelha-preto

Estrela

São modelos únicos e que permitem muitas nuances tanto na parte interna quanto externa da orelha!

piercing-na-orelha-estrela estrela-piercing

Coração

Piercing na orelha de coração também é um tipo muito versátil!

piercing-de-coracao piercing-na-orelha-coracao

Pena

Penas têm um conceito cultural que deixa o visual atraente!

piercing-de-pena piercing-na-orelha-pena

De pressão

Para quem quer testar ou não quer furar logo de cara, uma boa alternativa é colocar um piercing na orelha de pressão!

piercing-na-orelha-de-pressao piercing-de-pressao-na-orelha


São tantas opções que a gente fica até um pouco perdido. Definitivamente, colocar um piercing na orelha propõe uma versatilidade incrível e única, fundamental para mudar o estilo de qualquer pessoa. Escolha a opção que mais combina com você, pesquise um bom local e cuide bem para arrasar por aí. Vale muito a pena! Depois, conte o resultado pra gente!

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂


1 pensamento em “Piercing na Orelha: Nomes, cuidados, modelos e + de 80 fotos!”

  1. Gostei muito dos piercings, tem alguns que eu me identifiquei mais com meu gosto.
    E depois gostaria de receber novidades, valores e onde encontrar e preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *