Tatuagem de Urso: Significado & 25 Ideias Inspiradoras


Representação de força e poder, o urso é um animal admirado pelos homens desde as civilizações mais antigas, que o viam como como uma conexão com o mundo espiritual e realizavam diversos rituais em sua homenagem. A tatuagem de urso é uma ótima forma de homenagear este animal tão especial e possui significados muito profundos, além de um visual arrebatador.

Tatuagem de urso rugindo que lembra o rascunho de um desenho

O urso é uma criatura muito respeitada há séculos em diversas culturas. Hoje, ele pode ser encontrado em florestas e parques nacionais da América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e no Círculo Polar Ártico. A atitude imponente e autoritária do urso faz com que ele seja um animal muito respeitado na natureza selvagem, que figura no topo da cadeia alimentar.

Ao mesmo tempo que pode ser extremamente mortal e perigoso, o urso também é um animal calmo e vigilante já que possui um instinto materno tão aguçado quanto poucos outros animais na natureza.

Tatuagem na parte interna do braço do rosto de um urso em meio a uma floreta

Encontrar este animal andando livre na natureza é uma experiência encantadora que poucos têm a oportunidade de privilegiar. Mas você não precisa vê-lo pessoalmente para perceber o quanto ele é majestoso e entender que sua existência é um verdadeiro presente da mãe natureza que deve ser preservado para que as próximas gerações também tenham a oportunidade de contemplar esta criatura tão bela.

No post de hoje explicamos o significado da tatuagem de urso e trazemos 25 ideias incríveis de tattoo para você se inspirar.

Montagem contendo 5 tatuagens diferentes de urso

Significado da Tatuagem de Urso

Devido ao fato de o urso ser um animal influente em diversas culturas ao redor do mundo, a tatuagem de urso pode ser interpretada de diversas formas diferentes, mas estará sempre relacionada à natureza e espiritualidade.

Tatuagem na barriga de um urso rugindo em meio a folhas secas

As diversas interpretações do urso podem ser explicadas pelo fascínio que ele causa em qualquer um que contemple sua beleza e também devido às muitas espécies existentes do animal, cada uma ligada a culturas e crenças distintas.  

Para os nativos americanos, o urso é um animal sagrado que representa uma conexão com o mundo espiritual, além de ser símbolo de força e poder. Para as tribos Celtas e outras culturas Europeias, o urso era visto como símbolo de guerra e bravura.

Tatuagem de um urso lenhador com toca e camisa xadrez

Por exemplo, enquanto o panda está associado a paz e proteção, o urso pardo representa força e autoridade. Portanto, o ideal é que você escolha a tattoo de uma espécie de urso que condiz com a sua personalidade.

Em uma escala mais abrangente, pode-se dizer que o significado da tatuagem de urso está associado a valores como proteção, coragem, espiritualidade, poder, confiança, conexão com a mãe natureza e ressurreição. A ressurreição pode ser entendida como a volta do animal à natureza após um longo período de hibernação.

Fotos e Ideias de Tatuagem de Urso

A diversidade de espécies de urso ao redor do mundo possibilita a criação dos mais variados designs de tatuagem. Caso você queira uma mais agressiva, pode optar por um urso pardo mostrando sua fúria em meio a natureza. Se prefere algo mais calmo e pacífico, o urso panda pode ser uma ótima ideia.

Os tamanhos podem variar de acordo com o estilo e a proposta da tattoo. Algumas pessoas utilizam a figura do urso para ocupar um grande espaço do corpo, sendo o peito e o braço os locais mais recorrentes. Outras preferem uma tatuagem mais delicada e minimalista, apostando nos detalhes marcantes desta criatura tão magnifica para compor o design da tattoo.

Estilos que se destacam muito na tatuagem de urso são o tradicional e o realista. No primeiro, a tatuagem possui um visual marcante devido ao traço grosso e cores vivas características do estilo; no segundo, o sombreamento e a precisão do traço são pontos cruciais da tattoo, responsáveis por trazer a imagem mais próxima da realidade.

Urso Panda

O urso panda por si só já é uma criatura encantadora, mas quando descobrimos o significado por trás de sua imagem, é impossível não se apaixonar.

Símbolo de paz e gentileza, o panda é geralmente associado ao ying yang devido às suas cores contrastantes e por isso representa o balanço perfeito entre as coisas da vida. Além disso, esta tatuagem também é muito adotada pelos vegetarianos, já que o animal é a única espécie herbívora de urso, provando que uma alimentação a base de carne pode ser desnecessária.

Tatuagem de um urso panda feito de formas geométricas com um coração vermelho acima dele
Uma tatuagem simples feita a partir de formas geométricas
Tatuagem de um urso panda pendurado em um galho de bambu
O panda em seu habitat natural
Tatuagem em preto e branco de um urso panda se alimentado de bambu
A tattoo mistura elementos distintos em sua composição e o resultado é incrível
Tatuagem no braço de um urso panda vestido como se fosse um monge
Uma releitura interessante do urso panda
Tatuagem na parte superior do braço de um urso panda vestido de samurai
Urso panda com características de um samurai
Tatuagem realista de um urso panda olhando para um ponto fixo em meio a dois galhos de bambu
Tattoo realista do urso panda
Tatuagem com o contorno de um losango onde dentro pode ser visto um urso panda caminhando
Os elementos vistos atrás do urso são característicos da cultura Oriental
Tatuagem do rosto de um urso panda coberto por aquarela
A aquarela contrasta com o preto e branco do panda

Urso Polar

O urso polar é o rei das planícies gélidas do Norte, onde pode ser contemplado em busca de novas presas enquanto espreita camufladona neve.

Esses gigantes são símbolos de força, resistência e rendição. A rendição não deve ser vista como algo ruim quando associada ao urso polar, pelo contrário, é uma forma de mostrar como esta criatura aceitou as duras condições do local em que está inserida e se adaptou a ele.

Quando esta interpretação é adaptada a nós, humanos, pode ser entendida como a necessidade de que as vezes devemos nos render e aceitar aquilo que somos na vida.

Tatuagem na parte interna do braço de um urso polar caminhando pintado de diferentes tons de azul
As cores frias remetem ao habitat do urso polar
Tatuagem da silhueta de um urso polar no calcanhar
O minimalismo vai muito bem em tatuagens de urso
Tatuagem pequena no antebraço de um urso polar dentro de um círculo
Um exemplo para quem gosta de delicadeza
Tatuagem pequena da silhueta de um urso polar sem nenhum preenchimento
Mais uma tatoo discreta e delicada
Tatuagem realista de um urso polar olhando para o lado e rugindo
O realismo neste exemplo é impressionante
Tatuagem no braço de um urso polar rugindo que termina em diversas linhas geométricas
O detalhe geométrico da tattoo chama muito a atenção
Tatuagem de um urso polar olhando para o horizonte com uma aquarela no céu
A aquarela lembra a aurora boreal
Tatuagem grande de urso polar no peito
Um ótimo exemplo para quem deseja uma tattoo que cobre uma área grande do corpo

Urso Pardo

Na cultura dos nativos americanos, o urso pardo era o espírito animal responsável por guiar os guerreiros no caminho da vida após a morte.

A postura imponente e agressiva do urso pardo causa uma dualidade de sentimentos: ao mesmo tempo em que você se sente amedrontado, fica admirado com tamanha ferocidade. Por isso, esta tattoo geralmente é adotada por aqueles que se identificam com o poder e a força que o animal possui.

Tatuagem de urso polar rugindo. Seu interior é pintado com o céu e as árvores da floresta.
O urso pardo é visto como o protetor das florestas
Tatuagem de urso pardo rugindo feita a partir de traços que lembram o esboço de um desenho
Toda a agressividade do urso representada em uma tattoo
Tatuagem de um urso pardo acima das árvores de uma floresta
Mais um exemplo de como o urso pardo é associado às florestas
Tatuagem de urso pardo no estilo tradicional feita na mão
Tatuagem no estilo tradicional do urso pardo
Tatuagem de um urso pardo adulto andando ao lado de seu filhote
O instinto materno representado em uma tattoo
Tatuagem de urso pardo rugindo acima da floresta com a lua atrás dele
Um exemplo clássico do poder que o urso pardo possui
Tatuagem de um urso pardo caminhando. Seu interior é pintado com cores vivas e sombras de árvores desenhadas.
Ótimo uso de cores nesta tatuagem
Tatuagem no estilo tradicional de um urso pardo rugindo
Mais uma tattoo no estilo tradicional

 

Tatuagem de um urso pardo rugindo ferozmente.
Representação de força e poder

Eaí, qual tattoo de urso tem mais a ver com a sua personalidade? A força e o poder do urso pardo ou a calma e o o equilíbrio do urso panda? Conte para nós nos comentários! Para outras ideias incríveis de tatuagem, acesse nossa sessão de Piercing e Tattoo.