Tatuagem descascando – O que fazer? + Principais cuidados!

Para quem está estreando no mundo das tatuagens, pode se surpreender com a tatuagem descascando alguns dias após ter feito a tattoo, e isso faz parte do processo de cicatrização, mas apesar dessa descamação ser considerado normal, são necessários alguns cuidados específicos para cuidar da tattoo e da pele sensibilizada.

E se você vem enfrentando problemas com uma tatuagem descascando, e quer saber quais os cuidados necessários para enfrentar esse processo, reunimos todas as informações necessárias para que o resultado da tattoo seja surpreendente e para que você possa cuidar corretamente dessa descamação.

tatuagem descascando

 

É normal a tatuagem descascar?

Se você viu as primeiras casquinhas na tattoo e está preocupado(a) como a descamação da pele, saiba que esse é um processo normal e que faz parte da cicatrização da pele.

Durante o processo de fazer uma nova tatuagem ocorre um procedimento que agride a pele com a perfuração da agulha, e assim após o desenho a pele vai se regenerando e trocando o tecido, processo denominado de cicatrização.

dicas de tatuagem descascando
A descamação faz parte do processo de cicatrização

Esse processo de renovação e regeneração tecidual faz parte da cicatrização que renova as pele antiga, mas a descamação exagerada da pele pode levar à necessidade de retocar desenho da tatuagem após a cicatrização por completo.

Quanto tempo demora esse processo?

Depois de entender que a formação de casquinhas e a descamação fazem parte do processo de cicatrização, é preciso entender que o tempo de cicatrização pode variar de pessoa para pessoa, o que faz com que o tempo total de descamação tenha variação de acordo com o tempo em que a pele da pessoa demora para cicatrizar.

Assim, o processo tudo de cicatrização de uma tatuagem passa por 3 etapas:

  1. Inflamação: a região tatuada fica vermelha e dolorida logo após a realização da tattoo;
  2. Descamação: na segunda etapa, a pele começa a descascar e formar casquinhas;
  3. Cicatrização: o último processo é de fato a cicatrização, quando a pele já está completamente regenerada e o processo já está completo.
quanto tempo demora cicatrização de tatuagem
O tempo total de cicatrização da tattoo pode variar para cada pessoa

Em geral, esse processo total de cicatrização da tatuagem pode durar de 2 semanas a um mês completo, e assim a descamação passa após a recuperação total da pele.

Tatuagem descascando – O que fazer?

Durante o processo de tatuagem descascando, é preciso ter plena consciência de que a pele está passando pelo processo de cicatrização, e alguns cuidados são necessários durante essa etapa, evitando danos a regeneração da pele e até mesmo criando hábitos que podem auxiliar durante o processo.

Para ajudar nessa etapa, reunimos orientações que podem evitar danos à pele e auxiliar no processo de cicatrização e descamação da tatuagem.

  • Não coce: Durante a cicatrização e a descamação da tatuagem é comum que a pele fique mais sensível e cause coceiras, mas uma importante recomendação é não coçar essa região evitando comprometer o desenho e também a regeneração da pele.
  • Higienização da tattoo: Um processo importante para auxiliar na cicatrização da tattoo é a higienização correta da área. Assim, o recomendado é lavar a nova tattoo com bastante cuidado, usando sabonete e água corrente, evitando esfregar o sabonete sobre a pele e o atrito nessa região. Depois de lavar, o ideal é secar a área apenas com leves batidinhas, mas sem esfregar a toalha sobre a tattoo que está cicatrizando.
cuidados para higienizar tatuagem descascando
Lave a região com cuidado e evite atritos com a pele
  • Não se exponha ao sol: Durante qualquer processo de cicatrização não é indicada a exposição ao sol da área que está sendo regenerada, uma vez que essa exposição pode atrapalhar o processo e causar manchas ou até mesmo dificultar a cicatrização. Sendo assim, não exponha a tatuagem em processo de cicatrização ao sol.
  • Roupas: No processo de escolher o que vestir após a realização de uma nova tattoo, opte por roupas que fiquem mais soltas e que não gerem atrito sobre a tatuagem, evitando que esse atrito possa atrapalhar o processo de cicatrização.
  • Alimentação: Os fatores externos também podem influenciar no tempo total e no resultado da cicatrização da tattoo. E um desses fatores é a alimentação, que deve ser preferencialmente de comidas leves e evitando pratos gordurosos, que podem dificultar o processo de cicatrização da pele.
  • Não entre em piscina ou no mar: Enquanto a tatuagem não estiver completamente cicatrizada, não é recomendado entrar em piscina ou no mar, evitando que a água tratada ou salgada posso prejudicar o processo de cicatrização.
  • Use pomadas cicatrizantes: O uso de pomadas cicatrizantes é um grande auxílio para ajudar na regeneração da pele e também diminuir a coceira na região. Assim, essas pomadas podem contribuir com a cicatrização da pele e tornar o tempo de descamação menor.
cuidados com tatuagem descamando
Use pomadas e cremes recomendados pelo tatuador
  • Use água termal: Durante o processo de cicatrização é ideal manter a região sempre hidratada, mas não é recomendado o uso de hidratantes comuns, uma vez que esses produtos podem conter álcool em sua composição. Uma alternativa para manter a hidratação dessa região, é o uso de água termal, um spray aerossol que ajuda a hidratar a região e auxiliar na cicatrização da pele.
  • Siga as orientações do tatuador: Em geral, os tatuadores costumam passar todas as recomendações indicadas para auxiliar no processo de cicatrização, inclusive indicando cremes com ativos cicatrizantes ou pomadas que ajudem nesse processo de regeneração da pele. Desse modo, não deixa de seguir todas as recomendações do tatuador, que auxiliam no processo de tatuagem descascando e cicatrização da pele.

cuidados com tatuagem descascando

Pode tirar a pele / casquinha?

Durante o processo da tatuagem descascando é comum que a pele comece a formar casquinhas, processo comum da cicatrização; e a remoção dessas casquinhas pode ser bem tentadora.

No entanto, não é recomendado a retirada das casquinhas, uma vez que esse processo faz parte da cicatrização, e ao puxar as casquinhas é possível que remova também a tinta da tattoo, levando à necessidade de um retoque posterior.

tatuagem com casquinha
A remoção das casquinhas pode dificultar a cicatrização da pele e danificar a tattoo

Como aliviar coceira da tatuagem descascando?  

O processo de cicatrização gera muita coceira e é bastante comum ter essa sensação de coceira durante a formação de casquinhas.

No entanto, tente ao máximo não coçar a região, evitando que a unha entre em contato com essa pele sensibilizada e que possa adicionar bactérias nessa região, evitando o risco de infecções.

Para aliviar a coceira da tatuagem descascando, use pomadas e cremes com ativos cicatrizantes e mantenha a pele sempre hidratada, o que ajuda na cicatrização e alivia as coceiras.

o que fazer para diminuir coceira na tatuagem descascando
Evite coçar a região que está cicatrizando

 

Você já passou por esse processo após uma nova tattoo? Compartilhe conosco como foi sua experiência.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *