Tatuagem Egípcia: Significado & 40 Ideias Incríveis para Homens e Mulheres!

A civilização egípcia se desenvolveu em meio ao deserto do Saara, na África, e contribuiu imensamente para sociedades posteriores graças às suas técnicas avançadas nos campos da leitura, escrita, ciências, medicina e cultura em geral. Além disso, a cultura egípcia possui uma vasta simbologia com raízes profundas em suas crenças religiosas, repleta de imagens místicas e ornamentadas. Por isso, o Egito Antigo é considerado o berço da tatuagem e até hoje inspira um grande número de pessoas a aderir à tatuagem egípcia.

A diversidade de símbolos e significados presentes nesse tipo de tatuagem rende uma série de desenhos e designs incríveis, que são inspirados em deuses originários das crenças religiosas do Egito Antigo, como Anúbis, Seth e Osíris; ou de criaturas que possuíam um significado metafórico na cultura local, como o escaravelho e o gato. No post de hoje explicaremos o significado da tatuagem egípcia e apresentaremos 40 ideias incríveis tanto para os homens quanto para as mulheres.

Montagem com cinco tatuagens egípcias diferentes.

Qual é o Seu Significado?

Presentes na cultura egípcia desde 3100 Antes de Cristo, as tatuagens egípcias iam além da estética: estavam ligadas a um simbolismo especial, que era reverenciado por todas as pessoas. Atualmente, a tatuagem egípcia simboliza poder, conhecimento sagrado, prestígio e beleza.

A simbologia mística presente na cultura egípcia faz com que essa tatuagem possua uma enorme variedade de significados, geralmente ligados à religião e cultura da época.

Cada desenho possui um significado específico, por isso separamos alguns dos mais comuns na cultura egípcia para explicar o significado por trás de cada um e como a tatuagem pode ser aplicada em cada caso.

Anúbis

É o deus dos mortos, responsável por guiar e conduzir a alma dos mortos no submundo. Na cultura egípcia era muito associado com a mumificação e a vida após a morte, além de ser considerado o protetor das pirâmides. Sua representação mais famosa é o corpo de um homem com a cabeça de um chacal e pode ser observada em objetos, amuletos, entalhes ou pinturas nas paredes de tumbas e sarcófagos da civilização egípcia.

Tatuagem no peito de um homem do rosto do Deus Anúbis com a expressão brava feito em preto e branco.

Esfinge

A esfinge é uma antiga criatura mística representada por um leão estendido com uma cabeça humana, geralmente a de um faraó. Assim como as pirâmides, sua imagem era usada como uma demonstração de poder e sabedoria. O rosto da Esfinge contempla o ponto onde o sol nasce simbolizando, dessa forma, a guardiã das entradas.

Tatuagem pequena do rosto de uma esfinge feita no dedo anelar.

Escaravelho

Para a civilização egípcia, o escaravelho era a representação do ciclo solar e um símbolo de ressurreição. Na arte do Egito Antigo, as representações deste animal sempre o ilustram carregando o sol entre as patas, simbolizando um deus solar que regressa nas sombras da noite, renascendo a partir de sua própria decomposição. O escaravelho também era usado como um amuleto de sorte ou um talismã que guardava o segredo do retorno à vida.

Tatuagem na costela com o desenho de um escaravelho com asas e o sol entre suas patas.

Olho de Hórus

O olho de Hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de forçavigorsegurança e saúde.

Hórus era o Deus egípcio do sol nascente e sua representação mais famosa é o falcão. Personificação da luz, tinha como principal inimigo Seth, o Deus da desordem e violência.

Atualmente, este símbolo está presente em diversas tatuagens, pois seu significado, que remete à proteção contra inveja e mau-olhado, é universal e se encaixa a praticamente qualquer tipo de personalidade.

Tatuagem feita no antebraço com o desenho do olho de hórus dentro de um triângulo

Isís

Deusa egípcia do amor e da magia, Isís representa a fertilidade, o amor maternal, o espírito que fecunda as sementes e as inteligências. Também é protetora de todos, sobretudo dos oprimidos, dentre escravos, pescadores, artesãos, simbolizando a simplicidade.

Mãe de Hórus e esposa de Osíris, Isís é conhecida como protetora dos mortos e senhora dos eventos mágicos e da natureza. Para os antigos egípcios, suas lágrimas de tristeza eram responsáveis pelas cheias anuais do rio Nilo, recurso natural fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia.

Tatuagem colorida feita na coxa com o desenho da Deusa Isís sentada segurando um tecido de penas em seus braços.

Ankh

De acordo com a cultura egípcia, o Ankh era um antigo hieróglifo que simboliza a eternidade ou a chave da vida. Era um símbolo muito utilizado pela alta sociedade egípcia com o intuito de trazer proteção. Sua forma ovalada com uma alça fechada na ponta superior vertical representa a união do masculino e do feminino e a união dos opostos.

Tatuagem de uma cruz Ankh feita em tons de cinza e pequenos detalhes em pontilhismo

Bastet

Uma gata ou o corpo de uma mulher com a cabeça de gata era a representação de Bastet, a deusa egípcia da fertilidade e divindade solar responsável pela proteção das mulheres. Esposa de Rá, Bastet era guardiã das casas e feroz defensora de seus filhos, representado também o amor maternal. Outra associação muito comum desta figura é com a Lua, pois a luz e a magia da Lua influenciam a todos os felinos.

Tatuagem colorida do rosto da deusa Bastet com um escaravelho logo abaixo dela.

Pirâmides

Construídas há mais de 2500 anos, as pirâmides do Egito resistem até hoje e figuram entre as obras mais grandiosas já realizadas pela humanidade. Elas eram construídas para ser o túmulo do faraó, ou seja, o corpo do faraó seria ali preservado até este retornar da morte para viver eternamente, como afirmava a crença egípcia. Podem ser interpretadas como um símbolo de poder espiritual, renovação e estabilidade.

Tatuagem de três pirâmides, uma ao lado da outra. Uma tem as paredes lisas, outra tem as paredes com tijolos visíveis e a outra é formada a partir de diversos pontos conectados.

Deus do Sol do Egito Antigo, Rá se tornou uma das principais divindades da religião egípcia devido à importância do Sol na produção de alimentos. A representação habitual de Rá era na forma de um homem com cabeça de falcão encimada pelo disco solar, segurando nas mãos o ankh e o cetro uase.

Tatuagem do rosto do Deus Rá, que parece um falcão com um adorno vermelho acima de sua cabeça.

Fotos e Ideias de Tatuagem Egípcia Feminina

A vasta simbologia do Egito Antigo possibilita a criação de tatuagens de todos os tamanhos, desde as mais delicadas até as mais complexas. A Deusa Isís é uma figura muito comum entre o público feminino, devido à sua conexão especial com a maternidade e feminilidade.

Tatuagem do deus Anúbis de pé olhando para o lado enquanto segura uma cruz Ankh Tatuagem de um gato egípcio sentado feito na costela de uma mulher. Tatuagem em tons de cinza da deusa Isís olhando para o lado com diversos enfeites em seu cabelo. Tatuagem grande de um gato preto com diversos adornos feita nas costas de uma mulher Tatuagem delicada do Olho de Hórus e da cruz Ankh feita na nuca de uma mulher. Tatuagem colorida de uma deusa egípcia feita no antebraço de uma mulher. Tatuagem de um gato preto sentado em posição de guarda com o sol ao fundo. Tatuagem simples da cabeça de uma chacal que remete ao deus Anúbis.

Tatuagem da cruz Ankh com uma escaravelho no centro e pirâmides em sua base.

Tatuagem em tons de cinza de um escaravelho carregando o sol em suas patas. Tatuagem nas costas e parte do braço de uma mulher com diversas formas que constituem adornos egípcios. Tatuagem colorida do rosto de Anúbis com o sol ao fundo. Três tatuagens de símbolos egípcios, uma acima da outra. Em uma vemos Nefertiti, na outra um cetro uase e na outra um escaravelho. Tatuagem delicada no braço de uma mulher com diversos símbolos símbolos do Egito Antigo, como o olho de hórus e a deusa ísis. Tatuagem grande nas costas de uma mulher da deusa Isís sentada no chão com os braço estendidos.

Fotos e Ideias de Tatuagem Egípcia Masculina

Utilizar os diversos elementos da cultura egípcia para compor tatuagens grandes é uma ideia muito recorrente entre os homens. Pode-se aproveitar os Deus, as pirâmides e as esfinges para criar tattoos com designs inovadores que preenchem uma grande parte do corpo.

Tatuagem de uma esfinge com as pirâmides e o céu detalhados ao fundo Tatuagem no peito de um homem com um escaravelho grande e dois olhos de hórus, um de cada lado. Tatuagem no peito de um homem feita a partir de diversas formas que simulam adornos egípcios. Tatuagem simples da cabeça de uma deusa egípcia feita em preto e branco. Tatuagem dos deuses Anúbis e Rá se encarando e as pirâmides ao centro entre eles. Tatuagem de um sarcófago egípcio com diversas inscrições ao seu redor. Tatuagem no braço de um homem com os deus Anúbis e Rá partilhando uma cruz Ankh envoltos por uma cobra. Tatuagem realista de uma esfinge vista de perfil. Tatuagem realista cobrindo a parte superior do braço de um homem com o desenho de uma esfinge e as pirâmides com um céu estrelado ao fundo. Tatuagem cobrindo o braço inteiro de um homem feita a partir de diversas formas e símbolos que compõem uma unidade. Tatuagem de um gato sphynx com adornos em seu corpo como piercings e um colar. Tatuagem na perna de um homem com o desenho do deus Anúbis olhando para a lua. Tatuagem em preto e branco feita no antebraço com o desenho do deus Anúbis no centro de uma balança. Tatuagem realista feita no braço de um homem com o rosto do Deus Anúbis. Tatuagem do rosto do deus Anúbis visto de perfil e um escaravelho logo abaixo.

Eaí, qual tattoo egípcia tem mais a ver com seu estilo? Esperamos ter ajudados você a escolher uma já que a diversidade de estilos e significados é tão grande. Para outras ideias incríveis de tatuagens, acesse nossa sessão de Piercing e Tatuagem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *