Tatuagem inflamada – O que fazer | Causas | Como evitar

Tatuagem inflamada: parece algo difícil de acontecer, mas é comum entre pessoas que não levam a sério os cuidados com sua tattoo. Então, como evitar? O que fazer caso aconteça?

Lidar com o problema depende de alguns passos para conter a infecção e garantir que a pele fique saudável novamente. Por isso, preparamos este conteúdo esclarecedor para tirar todas as suas dúvidas.

Saiba as causas da tatuagem inflamada, quais são os sintomas, como evitar e o que fazer caso isso ocorra com você ou com alguém próximo. Saiba tudo e aja rápido!

tatuagem inflamada

Por que a tatuagem pode infeccionar?

De acordo com especialistas, a tatuagem pode infeccionar por vários motivos, desde os equipamentos utilizados no estúdio até os maus hábitos do usuário.

A inflamação ocorre geralmente por bactérias, que deixam a pele da região avermelhada, causam inchamento nos tecidos e contribuem até para problemas mais graves caso o tratamento não seja iniciado imediatamente.

Conheça os fatores que mais contribuem para uma tatuagem inflamada:

Equipamentos mal esterilizados – por isso, você deve conhecer o estúdio e o tatuador antes da sessão, verificando se tudo o ambiente está limpo e adequado.

Falta de higiene – manter a pele limpa é fundamental para uma boa cicatrização. Caso contrário, germes e bactérias não são eliminados e pode surgir uma infecção.

Tocar ou coçar – o hábito de colocar as mãos sujas na pele tatuada acaba contaminando a região e contribuindo para a inflamação;

Puxar a casquinha – essa é uma parte do processo de cicatrização e não deve ser removida. Sua função é justamente proteger a pele dos agentes nocivos.

  Tatuagem Maori – 100 Ideias Espetaculares, Dicas Inéditas & Significados!

Uso de cremes e hidratantes – é comum que alguns tatuadores indiquem cremes para usar durante o pós-tatuagem. Todavia, o exagero pode fechar os poros e prejudicar a oxigenação da pele, fator que pode levar à infecção.

tatuagem inflamada sintomas

Entrar no mar ou piscina – a parte tatuada deve ser lavada com água morna corrente. Além disso, mares e piscinas possuem agentes que desaceleram o processo de cicatrização e podem deixar a tatuagem inflamada.

Sedentarismo – comer mal (inclusive alimentos gordurosos e de digestão lenta) e não praticar exercícios são hábitos sedentários que desfavorecem o trabalho do sistema imunológico, que deve estar fortalecido para que a pele volte ao normal rapidamente. Portanto, alimente-se bem e busque sempre se movimentar, ainda mais após fazer sua tattoo.

Excesso de sol e roupas apertadas – os raios solares em alta intensidade também contribuem para uma inflamação. Sendo assim, você deve evitar deixar a área exposta em dias de muito calor. Outra dica é usar roupas mais leves. Se a tatuagem foi feita na perna, não vista calças apertadas, prefira os modelos de moletom ou bermudas, por exemplo.

Sintomas da tatuagem inflamada

Quais são os sintomas da tatuagem inflamada? Qual a diferença para uma alergia? 

Especialistas revelam que a tatuagem inflama quando:

  • Há erupção cutânea e empolamento em diferentes texturas e tamanhos;
  • Febre alta;
  • Pele quente, dura e avermelhada;
  • Coceira intensa;
  • Presença de pus e sangue, além de cheiro ruim na área;
  • Calafrios;
  • Cansaço e fadiga.

Vale ressaltar: é comum que a pele fique avermelhada alguns dias após a sessão. Entretanto, a recuperação acontece gradualmente assim que você inicia a rotina de cuidados. Sendo assim, a tatuagem cicatriza e deixa a pele com aspecto normal.

A infecção dá sinal quando a pele continua avermelhada e os sintomas mencionados aparecem, principalmente cerca de 5 a 7 dias depois de feita a tatuagem.

  Tatuagem Mãe e Filha: 60 ideias incríveis e inspiradoras!
o que é tatuagem inflamada
Aspecto da pele em caso de tatuagem inflamada

E a alergia, como reconhecer? 

É comum que a pele não reaja de maneira satisfatória após a sessão. A reação alérgica ocorre quando a pele fica vermelha, há coceira, dor, inchaço e descamação. Entretanto, não há febre, fadiga e sintomas pesados.

De modo geral, a alergia é um processo mais simples de ser tratado, desde que haja a rápida consulta com dermatologista para início do tratamento.

Em ambos casos, o exame de esfregação do local é realizado para identificar a causa da inflamação. A partir do teste laboratorial, o médico definirá o que o usuário deve fazer para acabar com o problema.

Tatuagem inflamada – O que fazer?

Se você começar a ter sintomas cerca de 5 dias após a sessão, é primordial procurar um médico (clínico geral ou dermatologista).

Esses profissionais farão a análise da área afetada e realizarão o exame de esfregação, que consiste em colher amostra da pele para identificar o agente causador da inflamação.

A partir do resultado do exame, é indicado o melhor tratamento: uso de antibiótico (na maioria das vezes), pomadas, antifúngicos, entre outros produtos.

Em paralelo, a rotina de cuidados é essencial, mantendo sempre a higiene no local, evitando tomar sol na área infectada, aplicação de gelo e boa oxigenação.

Caso seja uma alergia, a pomada ajuda a estancar a inflamação, acabando rapidamente com a irritação da pele e com o desconforto.

Assim, os sintomas devem sumir em poucos dias. Caso contrário, é essencial retornar ao especialista para novas orientações.

tatuagem inflamada cuidados

Como evitar uma inflamação?

Como evitar a inflamação da tatuagem? As complicações só aparecem caso você não siga uma rotina de cuidados adequada.

É fundamental que o tatuador oriente você quanto à higienização da pele após fazer a tattoo. De modo geral, você deve:

  • Lavar bem o local na hora do banho;
  • Usar cremes cicatrizantes;
  • Evitar tomar sol na área tatuada;
  • Evitar banhos de mar ou piscina;
  • Não tocar ou coçar a tatuagem com as mãos sujas;
  • Alimentar-se bem e evitar o sedentarismo.
  Tatuagem Braço Fechado Feminino: Ideias, Fotos e Dicas

Além disso, a escolha de um bom profissional e estúdio é essencial. Converse com o tatuador, conheça o trabalho dele e busque referências. Vale até visitar o estúdio e acompanhar uma sessão.

Todo o material deve ser esterilizado e o ambiente totalmente limpo. Caso contrário, há risco tanto de infecção quanto de doenças mais graves, como hepatite. Portanto, ter cuidado nunca é demais.

tatuagem inflamada o que fazer


Seguindo todas essas dicas, você se livra desse problema da tatuagem inflamada. E caso aconteça qualquer adversidade, não hesite em buscar auxílio médico o quanto antes.

Esperamos que tenha gostado do nosso guia informativo. Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos. Aproveite também para navegar em nossa sessão de Piercing e Tattoo, há diversas matérias incríveis e surpreendentes. Boa sorte e até mais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *