+60 ideias de【TATUAGEM JAPONESA】• Melhores de 2020!

A tatuagem japonesa é um estilo que ganha cada vez mais adeptos. Além de chamar atenção por desenhos bem característicos e com vários significados, possui uma longa história por trás dessa arte.

Você sabia que houve um tempo em que as tatuagens eram proibidas no Japão? Pois é, uma curiosidade bem surreal para muita gente. Por isso, é interessante entender melhor esse conceito e todo o seu destaque na cultura oriental.

Para você entender melhor o que é tatuagem japonesa, preparamos este conteúdo completo e informativo. Saiba mais, inspire-se com 60 fotos e dicas para seguir esse estilo.

tatuagem japonesa estilos

No Japão, a arte de tatuar o corpo é conhecida como Irezumi ou Horimono. Pouca gente sabe, mas tal estilo já passou por altos e baixos e ainda gera muita discussão local.

História da tatuagem japonesa

Início

A tatuagem japonesa carrega muita história, sendo considerada uma das artes mais antigas do mundo e que serviu de inspiração para várias culturas.

A origem não é conhecida e gera debate, mas estima-se que começou a ganhar relevância por volta de 300 a.C. Nessa época, marcar o corpo era símbolo de status, por isso era algo corriqueiro entre as classes mais altas.

Tempos mais tarde, a partir do ano 700 a.C., as figuras ganharam conotação negativa, pois tornou-se costume tatuar criminosos como punição. Ser tatuado era algo vergonhoso, por isso a arte caiu em desuso. Essa prática só foi abolida anos mais tarde.

tatuagem japonesa gueixa

Foi a partir do período Edo, entre 1600 e 1800 a.C. que as tatuagens voltaram a ganhar status decorativo, com forte popularidade. Nessa época, eram feitas por meio de xilogravuras, com ferramentas e uma tinta especial conhecida como Nara.

Os desenhos mais comuns representavam figuras comuns na cultura japonesa, como dragões, tigres e criaturas místicas. Utagawa Kuniyoshi era o artista mais conhecido, especializado nas xilogravuras ukiyo-e.

Não se sabe ao certo se a popularização se deu pela burguesia ou pelas classes mais baixas. Fato é que esse foi um período muito relevante para a tatuagem japonesa, tanto que é citado em diversas literaturas e histórias.

Entretanto, mais uma época ruim marcou a história da tatuagem no Japão. Foi a partir de 1868, no período Meiji, que o governo proibiu as tatuagens, alegando que não passavam uma boa impressão. Sendo assim, somente os rebeldes, criminosos e estrangeiros eram vistos com o corpo riscado.

  Tatuagem Maktub – O que Significa & 50 Inspirações Encantadoras!

Tempos modernos

Para se ter ideia, isso se estendeu até o início dos anos 1900, mas foi após a Segunda Guerra Mundial que a tatuagem voltou a ser legalizada e começou a se tornar atrativa novamente. Porém, a moda atraiu também integrantes da máfia japonesa, a Yakuza. Esse fato deixou muitas pessoas receosas, pois não queriam ser associadas ao grupo.

Toda essa história criou estigmas. Embora a tatuagem seja algo livre no Japão (graças também à influência ocidental), ainda há certa resistência por parte de diversos indivíduos. Atualmente, os artistas trabalham em estúdios em áreas amplamente turísticas e grande parte de seus clientes são estrangeiros.

tatuagem japonesa ideias

Segundo alguns artigos, ainda há locais que não permitem frequentadores tatuados, como academias e clubes – algo curioso e surpreendente para os ocidentais. Além disso, autoridades e parte da população ainda têm preconceito quanto à arte, como o prefeito da cidade de Osaka, que ficou incomodado com os funcionários públicos tatuados.

Segundo ele (e com apoio de grande parte dos cidadãos locais) “se querem ter tatuagens, deveriam deixar de trabalhar para esta cidade e se tornar um trabalhador do setor privado”. Algo surreal para nós, mas que gerou debate em 2012, ano em que a tatuagem voltou a entrar em discussão no país.

Atualmente

O tabu da tatuagem no Japão infelizmente ainda perdura. Os jovens são abertos a esse conceito, mas muitos preferem fazer desenhos pequenos ou em áreas que podem ser cobertas facilmente.

Mas, mesmo com tanta polêmica, há quem faça questão de seguir o estilo e, mais que isso, ser tatuado especificamente por um artista japonês. Muitos profissionais são renomados e se destacam pela alta qualidade de suas artes.

Estilos como o famoso Tebori são conhecidos pelo conceito artesanal, ou seja, o modo tradicional de tatuar. Essa técnica consiste em usar hastes de bambu e marfim com agulhas de ferro para marcar a pele. Na tradução livre, significa “esculpir com as mãos”.

Trata-se de uma arte que exige muito treinamento. No Japão ainda há especialistas em Tebori – os horimyo. Eles tentam manter essa prática viva, visto que deriva de uma arte milenar que passou por praticamente toda a história da tatuagem japonesa.

  Piercing no nariz: Tipos, Modelos, Cuidados + 70 fotos!

De modo geral, a arte ainda gera discussões e demanda um estudo aprofundado para entender melhor todo o seu conceito. Por isso vale consultar mais fontes informativas que detalham tudo sobre a tatuagem oriental.

tatuagem japonesa de carpa

Fotos e ideias de tatuagem japonesa

A tatuagem japonesa é conhecida por muitos símbolos. Conheça os mais populares e seus significados.

Tatuagem em japonês

A tatuagem em japonês é buscada por muitas pessoas no ocidente, sobretudo os admiradores dessa cultura. Sendo assim, escolhem fazer desenhos em Kanji, os caracteres da língua japonesa.

Entre as principais expressões estão: amor, família, vida, paz, força e felicidade. Todavia, é preciso pesquisar para saber se a representação está correta – afinal, ninguém quer tatuar algo que não tenha nada a ver com o esperado. Além disso, é essencial contratar bons profissionais, sejam japoneses ou locais.

como fazer tatuagem em japonês ideias de tatuagem em japonês modelos de tatuagem em japonês tatuagem em japonês família tatuagem em japonês ideias tatuagem em japonês kanji

Os traços do Kanji destacam a tatuagem e dão um toque delicado ao desenho.

tatuagem em japonês

Fênix

A tatuagem de fênix significa renovação e transformação. Essa figura mitológica é muito comum na arte japonesa e costuma ser representada em desenhos grandes – principalmente com a ave renascendo das cinzas.

Entre os melhores locais para fazer uma fênix estão as costas e o braço. Além disso, a tattoo pode ter elementos complementares e lindas cores, como vermelho, preto e amarelo.

Com inspiração tribal
É impossível não se encantar com desenhos tão lindos
Linda tatuagem com um harmônico equilíbrio de cores
A fênix em vermelho e amarelo na perna
Com vários efeitos por todo o braço
Com vários efeitos por todo o braço
Minimalista e ligada a uma flor de lótus

A fênix representa o triunfo e o início de novos caminhos na vida – o renascimento, como muitos dizem.

Invista em conceitos diferentes e fora do convencional
Invista em conceitos diferentes e fora do convencional

Flor de Cerejeira

A cerejeira é a flor nacional do Japão, um grande símbolo do país. Por lá, é chamada de Sakura. Durante a primavera local, as árvores florescem e transformam totalmente a paisagem. Trata-se de uma flor com lindo tom de rosa e que é contemplada pelos japoneses em lindas festividades.

O simbolismo principal da flor de cerejeira é “a fragilidade da vida”, ou seja, devemos aproveitar todos os momentos pois é algo breve e passageiro. Com um lindo significado e tanta beleza, não é difícil encontramos pessoas que decidem marcar essa flor na pele.

A flor da cerejeira também é comum nas tattoos orientais

Dragão

O dragão é uma criatura mística muito cultuada pelos japoneses, parte de lendas e presente em filmes, animes e produções locais.

Muitos acreditam que os dragões nasceram primeiro no Japão para depois se espalhar pelo mundo. Além disso, eles são associados à força, sabedoria e generosidade, valores que muitas pessoas buscam em sua vida.

  Tatuagem de pata de cachorro – 50 tattoos fofas e super criativas!

A grande vantagem da tatuagem de dragão é a versatilidade. Você pode seguir os mais diversos padrões seja na forma, cores e efeitos. Muitos desenhos são inspiradores e impressionantes.

tatuagem na coxa masculina dragão preto

Tatuagem de dragão oriental preenchendo a barriga de um homem
Na cultura oriental, o dragão possui diversos significados, como sabedoria, força, poder, proteção, riqueza e equilíbrio na vida.

tatuagem 3d dragão tatuagem 3d dragão

Carpa

Um animal com forte simbolismo no Japão e em grande parte do oriente é a carpa (chamada por lá de koi).

Segundo uma lenda chinesa, a carpa nada contra a correnteza do Rio Amarelo enfrentando os mais diversos obstáculos. Aquelas que conseguem vencê-los e chegar ao final da jornada são recompensadas: transformam-se em lindos dragões.

Uma representação bem conhecida é vista no anime Pokémon, na qual o fraco Magikarp (uma carpa sem ataque) pode evoluir para Gyarados, um dragão azul de água muito poderoso.

Quanto ao significado, a carpa representa força, determinação, luta pelos objetivos e persistência. 

tatuagem no ombro
O ombro é uma área perfeita para destacar sua tattoo de carpa
tatuagem no ombro
Bela carpa dourada
Modelos realistas encantam e conquistam muitos adeptos
Modelos realistas encantam e conquistam muitos adeptos
A inspiração oriental é bem forte nesse estilo de tatuagem
Simples e com efeito incrível
Simples e com efeito incrível
Padrão minimalista e de muito bom gosto
Carpa enorme preta e sombreada

Serpente

A serpente é bem comum nos estilos de tatuagem japonesa. Seu principal significado é a proteção. No Horóscopo local, é o signo da sabedoria.

Outro desenho muito versátil e que pode ser feito em diversas partes do corpo, com variadas formas, cores e detalhes.

como fazer tatuagem de serpente ideias de tatuagem de serpente linda tatuagem de serpente tatuagem de serpente colorida tatuagem de serpente grande tatuagem de serpente na mão tatuagem de serpente

Gueixa

A gueixa é uma famosa jovem japonesa especializada em artes de canto e dança. É conhecida pela beleza e pela forma que se vestem e se maquiam, por isso é fácil de ser reconhecida.

Quando representada em tatuagens, é associada à força feminina, delicadeza, inteligência e relação com o mundo das artes.

Tatuagem na Perna Fechada gueixa Tatuagem na Perna Fechada de gueixa oriental tattoo de gueixa na perna

Belíssima tatuagem de gueixa segurando flor de lótus.
Tatuagem de gueixa preta e branca com fundo de flor de lotus coloridas em rosa.
Linda alternativa.
Tatuagem de gueixa colorida nas cores azul, preto e vermelho com cabelos soltos, segurando hashi.
Gueixa segurando hashi.
Tatuagem de rosto de gueixa colorida nas cores branco, rosa e preto.
Tatuagem de gueixa linda em tons vibrantes.
Delicada.
Tatuagem de gueixa de perfil com casa ao finfo colorida nas cores rosa, vermelho e preto.
Com paisagem ao fundo.
Tatuagem de gueixa com guarda chuva nas cores preto e branco modelo grande.
Inspiração de tatuagem grande.

Samurai

O samurai também é muito requisitado quando se trata de uma tatuagem japonesa. Esse guerreiro é conhecido por sua grande habilidade em artes marciais e considerado um símbolo da cultura local.

Além disso, a tatuagem de samurai é relacionada a valores como honra, coragem, força e lealdade. É muito comum entre os rapazes, que destacam o samurai em diferentes poses. Os melhores locais para fazer essa tattoo são braço, perna e costas.

tatuagem samurai
A tattoo de samurai pode trazer uma constante lembrança dos ensinamentos dados aos samurais


Vai fazer uma tatuagem japonesa? Não se esqueça desses cuidados!

  • Pesquisar bastante para encontrar um bom artista;
  • Fazer vários orçamentos;
  • Definir tipo e estilo da tatuagem;
  • Seguir todas as recomendações do tatuador;
  • Evitar consumo de comidas gordurosas;
  • Não usar roupas apertadas na área tatuada;
  • Não entrar na piscina ou no mar;
  • Esperar o tempo correto de cicatrização;
  • Manter a higiene no local de acordo com as instruções do profissional.

tatuagem japonesa


Enfim, este foi nosso guia completo sobre tatuagem japonesa. Gostou? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos. Boa sorte e até mais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *