Tatuagem Maori – 100 Ideias Espetaculares, Dicas Inéditas & Significados!


O assunto do post de hoje é tatuagem maori, um estilo que tem uma grande representatividade em relação a essa típica civilização das ilhas da Oceania, sobretudo a Nova Zelândia. É um padrão que carrega muita história e significado, além do formato geométrico e cheio de nuances que o tornam impressionante.

Se você sempre quis saber tudo sobre tatuagem maori, prepare-se para tirar todas as suas dúvidas e decidir se esse modelo é indicado para sua personalidade. Preparamos um guia incrível, leia tudo e compartilhe!

tatuagem maori
100 inspirações incríveis de tatuagem maori que vão encantar você!

Embora atualmente as tatuagens sejam vistas como sinônimo de moda e cultura alternativa, há tempos muitos indivíduos encaram esses desenhos como sagrados, com importância essencial em sua história de vida e uma verdadeira representação de seus hábitos, gostos e até posição social.

Estilos como o tribal sempre seguiram uma linha original, de muito significado e bem além dos desenhos convencionais e diversos que vimos hoje em dia. A tatuagem maori é um bom exemplo, utilizadas há séculos por essa civilização típica da Oceania – sobretudo na região da Nova Zelândia e adjacentes.

Guerreiros maori sempre foram reconhecidos por esse padrão de tatuagem, que representa um símbolo máximo de sua cultura e de seu posicionamento em meio a tribo. Não é à toa que muitos tipos de tattoo cobrem várias partes do corpo, desde a perna até o rosto, cada um com sua peculiaridade, suas formas e muito significado para quem a carrega.

É bom ficar claro que a tattoo maori tem uma representatividade muito grande, por isso você deve conhecê-la detalhadamente antes de aderir ao estilo.

tatuagem maori
Um típico guerreiro maori com as tatuagens cobrindo todo o rosto

Qual seu Significado?

Para cada estilo, há um significado diferente. Isso vai depender muito da história de vida de cada pessoa, sabia? Logo, é primordial que você escolha um profissional especializado e converse muito com ele antes de fazer o desenho na pele.

De um modo geral, conforme já adiantamos, o simbolismo da tatuagem maori é muito forte. A exclusividade que carrega também, pois um desenho nunca será igual ao outro, os traços mudarão bastante conforme a personalidade e as demais características de vivência de cada pessoa.

Espirais, curvas e círculos são os mais comuns, porém você pode optar por muitos estilos interessantes.

Tradicionalmente, a tatuagem maori era feita durante os rituais e simbolizavam a posição de cada pessoa em um grupo. Tanto por isso, é considerada uma arte original e que se altera de acordo com o indivíduo. O local tatuado também conta muito. Quem possui uma tatuagem no rosto, por exemplo, está no status mais elevado de nobreza – algo bem próximo ao sagrado mesmo para se ter ideia.

A tatuagem maori possui um aspecto subjetivo que vai muito além de mera estética.

Para se ter ideia, na Nova Zelândia essa cultura é muito forte, por isso existem tatuadores específicos para esse tipo de desenho, conhecidos como tohunga ta moko. Eles fazem as tatuagens maori legítimas, que nunca são iguais, utilizando materiais naturais ao contrário da agulha.

Portanto, se o seu desejo é fazer uma tatuagem maori, a grande dica é consultar um especialista que definirá qual o desenho lhe representa. É algo até curioso por aqui, mas extremamente popular para quem segue essa crença/cultura. Há sites em que é possível consultar um tatuador voltado exclusivamente a esse estilo, como o Zealand Tattoo.

Ao acessar o site, você pode contar sua história para que um tohunga ta moko faça um desenho baseado nessa experiência e lhe envie por e-mail. Assim, você terá uma tatuagem maori totalmente legítima e única. Esse tutorial é do site Mude.nu, vale a pena testar!

Geralmente, os homens costumam riscar as pernas, rosto e região da costela. Já as mulheres preferem as costas, pescoço e lábios. Para ambos, a tatuagem maori pode ser feita no braço para ficar em destaque.

Confira agora os principais significados dos desenhos na tatuagem maori:

Espiral: também chamado de koru, representa uma planta típica da Oceania e significa harmonia e crescimento.

Anzol: hei matau, tem a ver com a determinação, prosperidade e bons fluídos.

Manaia: meio pássaro, meio homem e meio peixe, esse é o guardião espiritual que protege céu, terra e mar, segundo a crença dos maori.

Torção simples: a torção única é o símbolo máximo da eternidade.

Torção dupla ou tripla: a amizade verdadeira, a união de duas pessoas ou culturas pela eternidade, representando que, mesmo com desafios, a lealdade e a fidelidade podem permanecer e se fortalecer cada vez mais.

Hei tiki: talismã maori que representa fertilidade e traz boa sorte.

Pakati: típico dos guerreiros maori, com toda a sua força e coragem.

Hikuaua: prosperidade, com a forma de rabo de peixe e com forte influência cultural na região.

Unaunahi: representa a escama dos peixes, que por sua vez, significam fartura e saúde.

Ahu ahu mataroa: tem a ver com os desafios e o espírito esportivo, para pessoas que querem se superar sempre.

Taratarekae: representa os dentes das baleias, muito comuns na região da Nova Zelândia. 

Fotos e Inspirações de Tatuagem Maori

Agora que você já sabe tudo sobre o significado da tatuagem maori, seus conceitos e fatos, confira algumas fotos bacanas deste estilo. Lembrando que, se você busca um estilo que revele totalmente sua personalidade, é válido consultar um especialista para que o desenho seja feito a partir das informações de sua vida, algo que seja legítimo e único.

Bracelete

O bracelete é um símbolo icônico e que revela todo o poder desse padrão de tatuagem. É feita tanto no pulso (como um bracelete mesmo), no antebraço ou próximo aos ombros. Os traços chamam atenção e mostram que o usuário está totalmente conectado a essa cultura impressionante.

O bracelete é um dos estilos de tatuagem maori mais populares!

Esse é um dos estilos preferidos dos rapazes. Perceba como fica incrível esses traços na pele!

Tartaruga

A tartaruga simboliza a família e a longevidade na cultura maori, por isso é um desenho bastante tradicional entre os adeptos desse estilo. Em meio a diversos traços, fica bem destacada no corpo e com um acabamento impressionante.

Além da tartaruga, outros animais com forte representação nessa cultura são o tubarão (soberania), a coruja (sabedoria) e a arraia (proteção).

Braços e ombros são os locais prediletos para fazer uma tatuagem maori de tartaruga.

Na Perna

Um dos padrões mais populares, geralmente cobrindo grande parte de toda essa região, com muitos traços diferenciados e que se complementam. O resultado é surpreendente e a beleza dessa tattoo mostra porque é amada por cada vez mais pessoas.

A panturrilha é um dos locais prediletos, embora a tatuagem maori fique ótima em toda a perna, da coxa até o pé.

No Braço / Antebraço

Além do bracelete, você pode fazer outros tipos de tatuagem maori nessa parte também, geralmente para cobrir toda a área e deixar a figura bem à mostra. Pelas fotos dá pra entender porque essa versão está em alta, é um desenho mais bacana que o outro!

Que tal fazer uma tattoo que vá do ombro até o pulso? Não hesite em optar por um desenho incrível!

No Ombro

O ombro é o local preferido de muitos rapazes. Pode ser desde uma tatuagem maori pequena e discreta até algo bem grandioso. De acordo com os traços e o padrão dá para pensar em uma nuance estética bem interessante.

Pela riqueza de detalhes, percebemos porque a tattoo maori deve ser feita apenas por especialistas!

Feminina

Embora esse estilo seja mais comum em rapazes, as mulheres também podem fazer uma tattoo maori, seja algo mais delicado ou uma super figura mesmo. Esse padrão dá um toque alternativo a qualquer pessoa, além de ser altamente versátil e encantador.

Há mulheres que até adaptam a tatuagem maori com outros elementos, como flores.

Flor

Tatuagem maori com flor é uma tendência entre as moças e rapazes, um complemento bem bacana para quem deseja unir os traços desse modelo tão chamativo com a pureza dos vários tipos de flores – que podem ser sombreadas, coloridas, aquareladas, etc.

A originalidade conta bastante nesse modelo, por isso vale a pena caprichar no desenho!

Sol

O sol representa proteção na cultura maori, sendo essa a maior estrela existente, tem forte relação com as crenças e serve de guia para os guerreiros. A simbologia é tão forte que, além da tatuagem, esse elemento está presente em muitos adornos e na decoração da porta de casas locais.

O sol pode ser rabiscado sozinho em um complemento com outros desenhos.


Incrível, não é? Nós adoramos fazer esse post sobre a tatuagem maori, esperamos que você tenha gostado também. Diga suas impressões pra gente e as possíveis dúvidas. Boa sorte e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *