Saia com corte reto não é coisa do passado ainda, mas abriu-se um espaço entre as tendências da moda para os modelos não tão tradicionais assim. Estamos falando da saia assimétrica, com força total nas vitrines e na moda das ruas com diversas opções de usos e combinações. É simples de usar como seu modelo de saia reta comum e muito legal de combinar.
A tendência começou há um tempo, em 2012, quando a estilista Proenza Schouler resolveu inovar nos cortes da saia e divulgou uma coleção na passarela cheia de cortes abertos, fendas diferenciadas e nenhuma saia reta. Por alguns meses o modelo foi visto com estranheza mas a grife Zara resolveu apostar e criou seus próprios modelos e espalhou a moda assimétrica em saias no mundo.
Saia assimétrica curta
Saia assimétrica é exatamente isso que você está vendo nas fotos. Ao invés de uma bainha reta ela vem com cortes diferenciados, pontas laterais ou frontais e isso ajuda a valorizar as pernas porque foca o olhar de terceiros nesta parte do corpo. O mais legal do modelo é ter os cortes laterais de modelos tradicionais como a lápis mas com um toque especial para diferenciar a peça.
As mini saias assimétricas conseguem deixar os cortes da bainha muito mais em evidência. A indicação é combinar com peças com cortes retos na parte de cima para ajustar as proporções do look.
Uma regra simples de usar saia listrada: a blusa necessita ter cor única. Há quem use listra com listra mas não faz parte do guia de moda usual. Pode ficar legal, mas na maior parte das vezes não pega bem.
A assimetria pode ser frontal ou na lateral, o que deixa a saia muito mais estilosa e elegante. As fendas formadas valorizam as pernas e as deixam muito à mostra, então avalie se é o modelo correto para as suas pretensões visuais em frente ao espelho.
O look all black sempre é uma boa aposta para ocasiões informais ou formais mas pode ser melhor implementado com uma blusa com mais cores se a ideia é cair na balada. Saia envelope é aquela que você a segunda parte fica por cima da saia já composta embaixo, bem querida nos anos 90. Pode apostar de novo nessa tendência se tiver uma leve assimetria no fecho e fica muito bacana.
Saia assimétrica drapeada exige um pouco mais de cautela porque ela por si só é volumosa e pode deixar o quadril ainda mais largo. As magérrimas se beneficiam com o modelo porque ganham medidas incríveis.
A sua querida saia lápis, a boa amiga para look trabalho ou reunião, ganha um toque super especial com a assimetria frontal ou lateral.
Com quais sapatos usar a saia assimétrica? Depende do estilo da saia. Se o tecido for mais grosso pode ir tanto de sapatilha como de tênis ou botas. Mas se for fino fique com os saltos altos ou medianos ao menos e com poucos detalhes nos pés.
Saia assimétrica longa
Existem diversos tipos de saia longa. A super ou maxi longa, cobrindo os sapatos, a mediana, cobrindo apenas parte do peito do pé e a mais curta e tradicional, indo até o tornozelo. Todas elas combinam com a assimetria mas é importante escolher um modelo com comprimento e fluidez suficientes para mostrar o corte diferenciado ou nem vale a pena usar.
Os modelos longos podem arrastar em apenas um dos lados da peça para deixar o sapato à mostra. Não vale a pena usar uma gladiadora legal ou bota cano longo se não dá para ver o sapato, não é mesmo? As fendas com assimetria frontais são as mais usadas com este modelo porque deixam os sapatos à mostra, em especial na moda inverno quando o desfile de botas é indispensável.
Babados assimétricos são uma ótima sugestão para quem quer criar volumes nas pernas ou é magrinha demais. Com saias largas a composição preferencial é blusa justa ou ao menos muito próximo disso.
Saia longa, drapeada, assimétrica e de tecidos de luxo como a seda podem tranquilamente compor seu look trabalho, para uma festa ou até mesmo um encontro. O modelo é chique, elegante e super discreto.
Saia de renda precisa ou ter forro ou você usar uma peça que não leve ao constrangimento pela transparência. Sem forro é uma ótima saída de praia mas não é o mais indicado para usar nas ruas.
O degradê no tecido é uma ótima dica de truque visual para brincar com as cores. Coloque uma blusa com a mesma cor do começo do degradê e deixe a imaginação rolar para compor o visual.
Se a barriga está em forma aproveite os modelos de saia assimétrica longa com blusa cropped. Se quiser misturar tendências pode encaixar um casaco e vai ficar 10!
Existe algo que não combine com jaqueta de couro?
Os comentários estão desativados.