Saia Estampada – 32 Looks Inspiradores para Começar a Usar!

A moda feminina varia bastante e existem inúmeras peças que combinam com diferentes tipos de estilo. Mas, há um item em especial que é praticamente um sinônimo de feminilidade. Além disso, ele é tão querido que é difícil encontrar uma mulher que não o tenha. Estamos falando da saia estampada. Independentemente dos desenhos que ela tenha, do comprimento e do modelo, esse item sempre marca presença nos closets mundo afora. E se você quer ver várias variações dessa peça e saber como combiná-la, está no lugar certo!

Como Usar Saia Estampada: Modelos e Looks

A saia é uma das peças mais usadas pelas mulheres em todos os tempos. Bastante versátil, ela pode ser usada para looks casuais, sensuais, elegantes ou mais sóbrios. Tudo vai depender do seu estilo, complemento e estampa, é claro. Apesar de hoje ser praticamente exclusiva das mulheres, na pré-história há registros de homens que já usavam um estilo semelhante à esse. Sendo que ela foi destinada apenas para o guarda-roupa feminino em meados do século XII. Nessa época, a saia passou a ser usada com corpetes. E foi no Renascimento que elas passaram a ser vistas com item de sedução, com cinturas mais marcadas. Essa peça, assim como a moda em geral, foi acompanhando os principais acontecimentos no mundo e, aos poucos, ela chegou à grande variedade de modelos que existe atualmente.

Curta

Agora que você já sabe um pouco sobre a história da saia, chegou a hora de te mostrar algumas referências que vão te provar como essa peça é versátil. Para começar, fizemos uma seleção de looks com itens de comprimento curto. Por isso,  seguir você verá apenas opções com as barras acima dos joelhos.

Mulher com saia de estampa flora e regata branca.

As estampas podem variar bastante. Há inúmeras peças com desenhos florais, listras, entre outros. Mas, apesar dessa diversidade, as combinações são praticamente as mesmas. Se você não quer correr riscos, orne sua saia com uma blusa de cor lisa, de preferência de um tom neutro. Além disso, você pode incluir uma jaqueta, camisa, blazer ou outro item mais quentinho. E para finalizar, nos pés você pode usar praticamente qualquer calçado: salto alto, sapatilha, rasteirinhas, chinelos, tênis, botas e vários outros modelos são bem-vindos. Tudo vai depender do seu gosto e da ocasião.

Montagem com fotos de mulheres usando saia estampada curta.

Midi

Seguindo a seleção de diferentes looks com saia estampada, vamos falar sobre os modelos com comprimento midi. Criada em 1947 por Christian Dior, ela é uma das principais tendências dos últimos anos. Sua principal característica é seu comprimento de sua barra, que acaba abaixo dos joelhos e acima dos tornozelos.

Mulher com saia estampada e camiseta grafite.

Com relação aos diferentes estilos da peça, antigamente era mais comum vê-lo em looks profissionais, em saias evasê e retas. Mas, atualmente, com a variedade de tecidos e cortes, ela também ganhou o street style. Grande exemplo disso é a composição da foto acima que orna um cropped soltinho, com saia de estampa de abacaxi e um tênis branco. Seguindo mais ou menos a mesma fórmula, a principal diferença do look abaixo é a estampa, que dessa vez tem desenhos de girassóis. Além disso, o calçado utilizado para ornar com as peças foi uma bota.

Mulher com vestido estampado com girassóis.

Acessórios de palha estão entre as principais tendências dos últimos tempos.

Mulher com saia midi, blusa branca e chapéu.

Em compensação se você deseja se inspirar em um modelito mais feminino, o da imagem acima é o ideal. Afinal, a estampa de poá é uma das mais famosas entre as mulheres. E ela fica ainda mais incrível com o cropped ombro a ombro acima. Para completar o look, foram escolhidas sandálias pretas, chapéu e uma bolsa de palha.

Saia com botões.

Já, se seu estilo é mais casual, que tal apostar em um dos combos mais usados atualmente: saia + t-shirt + tênis de skatista feminino? A combinação fica super despojada, não é mesmo?

Longa

É claro que o próximo tópico desse texto não poderia ser outro. As saias longas, assim como as midis, foram ganhando ainda mais espaço nos guarda-roupas das mulheres nos últimos anos. E isso se deve principalmente ao fato de serem extremamente confortáveis. Assim como as peças com outros comprimentos, suas estampas também variam bastante. Entretanto, as mais comuns são as florais e as com animal print. Para combiná-las, você pode apostar em t-shirts, croppeds, bodys ou blusinhas básicas.

Saia longa com animal print.

Para não ter erro na hora de combinar, prefira usar blusinhas lisas com sua saia estampada.

Montagem com fotos de mulheres com saia estampada comprida.
Vanessa Hudgens (centro) é uma das grandes adeptas dessa peça. Jade Seba (direita) também é fã do item.

A saia longa estampada ou não é um dos itens que mais combinam com o estilo boho, cuja uma das principais referências é a cantora e atriz Vanessa Hudgens.

Floral

Agora que nós já falamos dos principais comprimentos que uma saia estampada pode ter, vamos falar mais especificamente de seus desenhos. E é claro que não poríamos começar com outro tópico que não fosse o floral.

Mulher com saia estampada e blusa branca.

Essa estampa é sinônimo de feminilidade e combina perfeitamente com saias evasê, restas, justinhas ou com corte fluído. Além disso, como você viu anteriormente, também aparece em modelos de diferentes comprimentos. Sendo curioso que, até uma peça bastante curta se torna meiga com a estampa. Mas, nesse caso, é importante tomar cuidado com a combinação, para não deixar o look sexy demais.

Mulher com saia curta estampada e blazer mostarda.

Mulher com mullet e cropped preto.

Saias mullets também ficam incríveis com estampa floral.

Mulher com blusa bordo e saia curta florida.

A saia estampada floral é ótima para todas as ocasiões.

Listrada

Outra estampa bastante famosa é a listrada. Nas saias, elas também estão presentes, seja em listras horizontais, verticais ou diagonais. Com relação às cores, nos últimos tempos passou a ser bastante comum ver looks com peças pretas e brancas ou cinzas e brancas, principalmente no street style. Porém, por ser uma estampa tradicional, é facilmente encontrada em diferentes tons.

Mulher com saia com listras horizontais e blusa preta.

Montagem com exemplos de saia listrada.

Quer uma combinação bastante atual e casual? Basta ornar uma saia estampada listrada com t-shirt e tênis.

Rodada

Agora que já falamos dos dois principais tipos de estampas, vamos falar sobre o estilo das saias. Para começar, uma antiga conhecida das mulheres: a saia rodada. Ela é bastante versátil e cai bem em todos os tipos de corpos. Entretanto, por dar um volume extra ao quadril, ela normalmente acaba sendo evitada por pessoas com essa característica. O que não necessariamente precisa acontecer. Nesses casos, basta optar por um modelo com cores mais escuras, com detalhes laterais ou que sejam plissadas.

Mulher com t-shirt da saga star wars e saia estampada.

Com relação às combinações, você vai perceber que elas variam bastante. T-shirts são bem vindas, assim como camisas, blusinhas e outras peças. Já nos pés, os calçados mais usados com esse tipo de peça são os de salto alto. Mas, se você não é muito fã desse modelo e deseja uma opção mais confortável, pode apostar nas clássicas sapatilhas.

Saia estampada midi.

Saia rodada florida.

Mulher com saia xadrez e t-shirt branca.

Quer um look despojado e feminino? Que unir uma camiseta branca básica com uma saia rodada xadrez?

Com Fenda

Outro modelo bastante comum de saia estampada e que traz uma sensualidade a mais para a peça são as fendas. Elas podem ter diferentes profundidades e aparecer nas laterais, sobre as coxas ou no centro dos itens.

Mulher com saia estampada com fenda e t-shirt branca.

E não é porque a saia possui uma fenda que ela necessariamente vai ser bastante sensual. Os exemplos acima e abaixo são provas de que isso vai depender bastante da quantidade de pele que fica exposta e também da estampa escolhida.

Mulher com saia azul estampada.

Camila Coelho com saia estampada longa e blusa com decote ombro a ombro.

Modelos com fendas profundas também podem ser bastante femininas, especialmente quando possuem uma estampa floral, como a saia usada na foto acima pela blogueira Camila Coelho. E por falar em blogueira, se você precisa de uma referência de look para o trabalho, que tal se inspirar na composição da Thássia Naves? O look abaixo, apesar de ter algumas cores mais vibrantes, é ótimo para ser usado em escritórios e outros locais mais formais.

Mulher com camisa azul e saia estampada com fenda.

Com Cropped

Finalmente, para finalizar esse texto, temos uma das principais combinações da atualidade. O duo saia com cropped é um dos queridinhos das jovens e não é para menos. Além de ser sensual, por deixar parte da barriga à mostra, também é bastante feminino. Principalmente, se você optar por uma saia estampada.

Mulher com saia curta rodada e cropped preto.

No geral, para fazer essa composição, os croppeds mais escolhidos são os de tons neutros, como o preto. Entretanto, também é comum ver looks que sejam totalmente montados com a mesma estampa, como é o caso da foto mais à esquerda, da montagem abaixo.

Montagem com exemplos de looks com saia estampada e cropped.

Depois de todas essas referências incríveis de saia estampada, você provavelmente já aprendeu diferentes formas de combinar as suas peças. E se você deseja conferir outros posts com mais dicas de moda, que tal aprender como fazer patches com 51 modelos lindos, 45 ideias fantásticas de como customizar roupas velhas e 42 looks divinos com calça flare e bota. Gostou desse texto, ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Não esqueça de deixar seu comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *