Algumas peças são sempre bem vindas no closet e as feitas com crochê fazem parte desta lista. Não saem de moda, são confortáveis e volta e meia surgem nas passarelas mostrando que são peças realmente atemporais. Uma das opções é a saia longa de crochê, uma tendência quase exclusivamente brasileira que valoriza bastante o look. E ao contrário do que muitas imaginam é bem fácil de usar.
Modelos de saia longa de crochê
Feito com agulha especial com um gancho na ponta e linha, o crochê é uma das artes manuais muito queridas no Brasil e resultando em lindas peças. Pode-se encontrar desde acessórios de cabelo até lindas bolsas. A arte é tunisiana e chegou por aqui com os portugueses e hoje é fonte de renda de muita gente. Você pode até mesmo aprender a fazer seu modelo de saia longa de crochê e criar lindas peças.
A saia longa de crochê é uma ótima opção tanto para a moda verão como inverno. Elas são vazadas e com esses pequenos espaços na arte tornam a peça a cara da moda para dias quentes. E quanto o tempo é mais frio? É só optar por pontos fechados e modelos com forro para evitar o clima frio sem problemas. Para quem ainda vai aderir basta escolher o modelo modelo para você e para isso temos algumas dicas a seguir bem bacanas.
Com fenda
Já se foi o tempo que apenas vestido de festa tinha direito a fenda. Hoje a moda é bem mais ampla e este pequeno detalhe surge até mesmo em saias mais curtas para valorizar as pernas, mostrar um pouco mais da pele e dar um toque sexy ao visual.
Uma das vantagens da fenda em saia de crochê é que o tecido é pesado, não é fluído e por isso é mais confortável de andar sem mostrar demais. Contudo, não pode ser muito justa porque dificulta tanto o sentar e levantar como cruzar as pernas e até mesmo uma caminhada em passo largo. O ideal é ser soltinha.
A regra de ouro para o uso é: quanto maior a fenda menor deve ser o decote na parte de cima para criar uma proporção perfeita. Não precisa mostrar demais, apenas o suficiente para ser sensual e elegante.
Branca, bege e cores neutras
Saia costuma ser uma peça bacana e deixa dúvidas de como combinar. Com as cores neutras como branca, bege, cinza e preta não tem problema porque elas vão bem com sua blusa estampada ou cor única ou até em look monocromático. Pode apostar sem medo e contam com a vantagem de serem atemporais. Você já viu saia branca de crochê sair de moda? Não sai, pode investir sem medo.
Os modelos vazados (com espaço entre os desenhos) são da moda verão. Já os com forro ou totalmente fechados ficam com a moda inverno sem problemas. E não tem porque temer. Na dúvida por causa do frio pode ir com uma meia calça ou até legging por baixo para garantir que vai ficar com a temperatura agradável.
O modelo da cor branca é muito usado na moda praia e fica muito bem para eventos de dia. As cores mais fechadas e neutras podem ir bem em eventos, mas sempre pensando em algo informal e casual.
Colorida
O crochê colorido é um dos mais queridos tanto na moda verão como inverno porque dá vida ao look. Mas atenção na escolha das cores e seu formato. Os modelos em listras horizontais deixam tanto cintura como quadril mais largos.
Pode ser duas ou três cores apenas, o importante é saber como combinar. Saias coloridas pedem blusas de uma cor só. Pode ser uma das cores da estampa ou completamente diferente, mas não peque pelo excesso de cores no visual.
Degradê
Já esteve muito entre as tendências da moda e hoje está um pouco afastada, mas não deixa de ser linda. Tem como não gostar da evolução das cores em uma peça? Seja de baixo para cima ou de cima para baixo o efeito degradê é interessante e fácil de combinar. Pode escolher uma das cores da estampa e usar ou ficar com uma blusa neutra.
Se forem em cores mais escuras pode usar de noite, deixando as cores claras a noite.
Como usar e combinar – LOOKs
Há quem use mais de uma peça de crochê no mesmo look. Nossa indicação é ficar com este tipo de combinação apenas se for a moda verão. No inverno tente equilibrar o visual para o clima com tecidos mais pesados para contrastar com a beleza da arte manual.
Como look praia os modelos vazados são ótimos e nunca saem de moda. Coloridos ou não são uma ótima dica para usar tanto para quem vai a praia ou piscina ou vai curtir apenas um passeio no ambiente.
Com cropped
Pode ser um estilo tanto da moda verão como inverno. No verão é só abusar da barriga sarada, com manga ou sem e optar por modelos curtininhas com tirinhas na parte de cima. Adaptando para a moda inverno é só colocar um casaco, jaqueta ou algo do tipo e já fica bacana. Os decotes ou modelos mais abertos devem ser pensados sempre para os dias mais quentes.
Com bota
Valorizar os pés com as saias é importante mas cuidado para não exagerar. Os sapatos neutros são ideais porque já há muitos detalhes na peça, então mais estampas e acessórios pesa um pouco. Fique com os modelos discretos de calçados e nada de tênis esportivo, apenas o de solado baixo. A sua gladiadora pode ficar guardada por um tempo assim como sandálias com tiras e com mais de uma cor.
A combinação de bota e saia longa de crochê é uma dica típica da moda inverno e ótima como truque para usar com conforto. Deixa o visual mais pesado e muito interessante, mas sempre com botas de uma cor só e evite as coloridas, fique com as clássicas marrom e preta.
Como fazer saia longa de crochê – gráfico e receitas
A arte do crochê não é difícil de dominar e fazer saia longa de crochê não é complicado. Precisa apenas de paciência. Nada mais é que uma peça trança feita com uma agulha e linha e muita calma para criar entrançados e ir evoluindo até chegar a uma linda peça. As saias são mais fáceis porque são retas, é só fechar a primeira tira de acordo com a sua cintura e ir descendo até chegar ao comprimento desejado.
Para quem não sabe nada deve começar treinando desta forma:
Quem já tem um pouco mais de experiência pode seguir os modelos abaixo e elaborar a sua saia longa de crochê com os moldes e de acordo com o vídeo a seguir.
Os comentários estão desativados.