Bem ao estilo romântico da moda européia, a saia plissada é o tipo de peça tendência constante no guarda roupa feminino. Em alguns momentos ela fica menos em evidência e outros ela se torna a principal atração das passarelas e cai no gosto popular. O bacana da peça é ser clássica e dar um toque social em qualquer tipo de look, mas necessita de muito mais cuidado para combinar corretamente e não fazer feio nos eventos que as básicas lápis e midi.
Modelos de saia plissada
A saia plissada sai um pouco do mood relaxado e brinca entre o social e relaxante. É uma peça para usar tanto de dia como de noite e a escolha da cor é um grande diferencial para o tipo de evento. Uma saia plisada rosa, por exemplo, fica muito elegante para um evento empresarial, festa da empresa e até casamento de dia enquanto uma preta é muito mais indicada para festa ou balada. Mais dicas de uso? Temos algumas a seguir.
Curta – enquanto a saia godê disfarça os quadris largos a plissada ressalta, então muito cuidado se suas medidas da cintura forem um pouco alta. As dobras da saia (o plisado de fato) acabam alargando a silhueta e se transformam em um truque perfeito para quem está bem magrinha e quer afinar as medidas. Quanto mais curta ela for mais destaca os quadris.
Longa – saia longa pode ir de dia ou de noite mas atentando às combinações para não deixar o visual social demais para um evento diurno ou saída informal. O movimento da saia é ótimo para esconder canelas finas e dar um toque especial em blusas um pouco sem graça. Sabe aquela camiseta de cor única que você não usava porque não tinha estampa? Combine com sua saia longa plisada e ela vai ficar diferente.
Saia plisada midi – O comprimento midi é a nova onde do momento. Não é longo a ponto de cobrir os pés e ainda deixa o seu querido sapato à mostra com glamour.
A saia plissada com tecidos brilhosos é uma das febres europeias que pegou pouco por aqui, mas tem tudo para ficar por mais tempo. Os tons sóbrios da moda inverno fazem o brilho discreto ressaltar e valorizar ainda mais a peça.
Como usar saia plissada
Dá um certo medo usar uma peça tão marcante como esta, não? Sabemos disso, mas vamos te dar dicas seguras de como usar sem fazer feio. O principal é: se o modelo for estampado sempre use uma blusa lisa porque é detalhe demais na parte de baixo, vale o bom senso de não abusar aqui.
O tipo de tira da saia influencia em sua escolha também. Tiras finas e modelos longos são ótimos para afinar a silhueta e combinam bem com salto alto para intensificar o efeito. Vale cores marcantes com blusas neutras pelo mesmo motivo.
Modelos largos e fluidos (com tecidos como seda, chiffon, cetim ou malha) ficam melhor com blusas justas sempre e de cor única para manter a proporção e cintura fina. Pode ser proposital usar uma blusa mais solta mas lembre sempre que ganhará algumas medidas visualmente.
Looks
Look dia a dia
A saia é super romântica mas você não deve abusar do estilo se a proposta é trabalho ou emprego. O ideal é usar peças para ajustar a proporção como saia longa fluída e blusa justa de botão frontal para um escritório ou algo do tipo. E como estamos falando de look para o dia é uma boa dica usar tons claros e cores discretas como bege, branco e marrom, mas qualquer cor vale se você se sentir bem.
O marrom é uma cor série e combina com preto, branco ou bege. Ótima cor na lista de neutros para usar em look trabalho.
Com casacos
Para a moda inverno é uma ótima proposta mas sempre lembrando de ajustar as medidas do casaco para não deixar o quadril largo demais. Usando casacos longos o melhor é optar por blusas justa por dentro e deixar entreaberto para um melhor charme.
E com casacos as suas melhores combinações nos pés são sapatilhas, coturnos, salto alto fino ou grosso e oxfords. Tênis não.
Cintura alta
Se os seios são volumosos e a o abdome proeminente melhor ficar de fora da saia plissada cintura alta porque destaca mais estas partes do corpo. É uma boa dica não usar também blusas folgadas demais se não for magrinha.
Com blusa de manga
Um visual elegante e pode receber acessórios simples como um cinto para marcar mais a cintura, um maxi colar se for blusa cor única ou gargantilha com gola mais alta.
Com blusa sem manga
Uma excelente forma de acertar as proporções e deixar a cintura fina proeminente é combinando blusa justa e sem mangas com saia longa. Uma forma de usar o look verão e também deixa o visual mais confortável.
Cuidado ao usar cinto com saia cintura alta e não encurtar o tronco.
Plus Size
Sabemos que a saia plissada curta agrega volume ao quadril. Porém, isso não significa que as gordinhas não possam usar e arrasar. Aliás, esse tipo de saia, aliado a uma blusinha mais justa, valoriza mulheres com corpo em formato maçã. Se for esse seu caso, opte por modelos com cintura alta e, caso queira um look mais elegante, até o joelho ou midi.
E aí, o que acharam dos looks? Deixem seus comentários!
Os comentários estão desativados.