Diretamente dos anos 40, as conhecidas jardineiras (peças exclusivas usadas somente por operários) tomaram conta da moda street style alguns anos após, mais precisamente nos anos 90.
O traje que era uma peça tradicionalmente do guarda-roupa masculino, foi se reinventado a cada nova década e prevalece até hoje como uma das tendências aliadas ao conforto e a versatilidade.
Mas como tudo que rola no circuito fashion dá um jeitinho de se reinventar, o modelo também foi se readaptando cada vez mais até chegar na “salopete”, uma versão mais feminina, delicada e super linda das típicas jardineiras. Quer saber mais?
Acompanhe o post e entenda tudo sobre esse modelo apaixonante (e veja ainda dicas de looks inspiradores). Tenho certeza que você vai adorar!
O que é? #características
A peça que já virou até tema nas passarelas na coleção verão 2014 do renomado estilista Alexandre Herchcovitch.

Vem na versão saia, podendo ser desde longa, godê ou reta, variando ainda no quesito texturas!
Os modelos ainda podem ser tanto em jeans como em tecidos tais como (alfaiataria, malhas ou texturas lisas mais durinhas com ou sem estampa).
Já a principal característica do modelo (que faz da salopete uma peça única), é o fato de serem a versão feminina da jardineira e vir na modelagem (saia + suspensório).
Salopete X Jardineira: Quais as Diferenças?
A principal dúvida que surge é:
“Tá, mas qual é essa diferença significativa entre os dois modelos” já que eles parecem praticamente a mesma coisa!?
E solucionar esse mistério é bem mais simples do que se imaginava, simplismente porque:
- Jardineiras – São nada mais do que aquele modelo “bem conhecido” cavado nas laterais, com suspensórios e compostos sempre “digo sempre” de (calças ou shorts).

- Salopete – Já as salopetes são o modelo cavadinho também com suspensórios, mas que são compostos com (saias).

Ou seja, se você em algum momento da sua vida já usou um modelo destes (com saia) e costumava chamar de jardineira, acabou de descobrir que você estava completamente enganada esse tempo todo, afinal estas são as salopetes!
Fotos, Looks e Modelos de Salopete
Agora que já aprendemos as principais características e diferenças das salopetes para as jardineiras, vamos a parte super especial do post, que são os modelos e dicas de looks!
Aproveite pois a seleção de fotos está uma graça e repleta de opções lindinhas (que preparamos com muito carinho pra você)! Confira e ..
Jeans
Assim como tudo que é texturizado em jeans, o modelo de salopete na padronagem não poderia ser diferente em termos de “visual despojado”.
A peça que pode variar de acordo com a saia que acompanha a modelagem, pode ser tanto reta quanto godê e ainda fica super bonita em produções com tênis, botinhas (para looks mais desconstruídos) ou sandálias de salto com tiras mais finas (para looks mais românticos).
Outra ideia proposta desta opção de salopete em jeans, é que ela garante uma produção super com uma pegada mais retrô, sabe?
Portanto se você adora looks nesse estilo, as salopetes foram feitas pra você!
Modelos Lindos


Opções retas combinadas com camisa básica em tons de (branco, preto ou cinza) tornam o visual casual simples, muito despojado e super “cool”.
Enquanto opções compostas com camisas em golinha polo e o modelo puro charme das salopetes (godê), trazem a combinação ares fashionistas e mega descolados!


Dos modernos (foto abaixo) aos modelos de salopetes mais estilizadas com detalhes criativos que parecem “remendos” “super nessa onda mais retrô”. (foto acima)
Independente da peça de sua escolha, a modelagem deixa as produções incrivelmente joviais e antenadas!

Lembrando também que essa alternativa de salopete jeans, ainda proporcina diferentes tipos de lavagens.
Podendo ser tanto mais desbotadas e destruidinhas (estilosas), quanto mais escuras e sem muitos ornamentos (básicas).


Dicas de Looks

Para as composições verdadeiramente básicas, um bom tênis vai deixar a sua produção simples ao mesmo tempo moderna.
Caso queira ainda sim uma composição com tênis, mas com ares mais “fashion”, adote acessórios (foto abaixo) como óculos ou uma bolsinha “com detalhes”.
Blusas ciganinha ou com recortes nos ombros (vazados) também super agregam aquele charme a parte ao look!




Já para as sandálias ou sapatos de salto a Dica de especialista, vai de acordo com qual visual você está afim de adotar, e qual a ocasião:
Por exemplo, para looks “fashionistas” é super válido trazer uma sandália ou sapato mais pesado (saltos tratorados) pois o modelo vai dar um super toque “cool” a produção.
Enquanto as sandálias de tiras mais delicadas, espadrilles e sapatilhas ficam amplamente “estilosas e femininas” no look.
Obs: Todas as duas opções de combinação são restritas as combinações “dia a dia” (casuais).



Preta
As salopetes na cor preta são muito básicas e vão mega bem com tudo, (claro que tudo que seja nessa onda repleta de descontração e modernidade) como são os looks lazer!
Em diferentes tipos de texturas, você pode encontrar o modelo preto em várias opções, indo do couro sintético, jeans preto, veludo e até alfaiataria ou texturas mais cintilantes (efeito fosco vibrante).
E não para por aí, pois o modelo ainda pode ser em detalhes criativos, como na alternativa com estampa (mega jovial)!
Confira!
Modelos:






Dicas de Looks


Em looks com (botinhas cano curto + salopete preta) é super válido adotar acessórios que vão incrementar a produção despojada.
A bolsa com desenho super fofo (foto acima) por exemplo, deu um toque super moderno ao look básico (camisetinha branca+ botinha).


As combinações com salopete também podem ficar super bem misturadas a peças clássicas como camisas sociais, por exemplo.
Para uma produção entre o “clássico repaginado”, opte por salopetes ( reta ou godê) de acordo com a sua preferência com um sapatinho fechado salto médio (modelo social), como na (foto acima).
Já se quiser agregar algo mais “estiloso”, escolha um modelo de sapatilha com estampa “cool”, como na (foto abaixo).


Colorida
Se você já é adepta de composições “com um toque original” e cheio de personalidade, sem dúvida esse tópico é pra você.
Até porque as salopetes nesse estilo “estampado colorido” ou até mesmo em modelagem lisa em diferentes cores, faz super a cabeça das mais arrojadas que gostam de visuais mais elaborados.
O modelo que fica ainda mais adornado com seus elementos criativos, vira praticamente uma nova peça com as suas mais diferentes estampas e cores.
Podendo fazer parte da sua composição estilosa, agregando ainda mais versatilidade do que se podia imaginar! Quer ver só? Acompanhe!









Quer apostar em uma produção “ousada e muito original” um modelo de bota cano longo (com ou sem salto) cai super bem, como mostra a modelo (foto acima), que apostou em uma salopete de veludo verde e bota sem salto (cano longo).
Modelagens de salopetes godê com meias fio 30 e sapatinhos, botinhas baixas (ou até uma sandália em cores mais chamativas), também dão uma renovada no visual.




Longa
A salopete longa é de fato a alternativa que representa de forma perfeita os looks casuais, e sem dúvida pode ser o “trunfo” da sua produção aliada ao “conforto e a versatilidade”.
A padronagem que também lembra muito um vestido, só traz o diferencial do recorte do busto, com detalhe (estilo suspensório), podendo ser em diferentes cores e texturas.
Uma dica legal, é que independente da escolha do seu modelo longo, as salopetes neste estilo são tão descoladas que nem precisam de muitos detalhes para se tornarem despojadas, e super a cara dos looks dia-dia.
Portanto se você gosta de looks mais estilizados, aposto que vai super se identificar com essa alternativa mega original. Confira!






Plus Size
E as alternativas de salopete não param por aí, afinal o modelo é o amplo irrestrito, mega democrático que também fica incrível tanto para magrinhas, quanto para as mais cheinhas!
Podendo ser em diferentes texturas tais como (jeans ou malhas mais durinhas) ou lavagens (escuras, desbotadas), pode ficar uma graça em combinações com sapatilhas, saltos e botinhas!
Dica de Especialista: Caso queira uma opção para dar uma “alongada”, opte por modelos de salopete na altura do joelho, por exemplo. (foto abaixo)
Para um efeito visual ainda mais poderoso e “enxuga medidas” salopetes mais larguinhas que não marquem tanto a silhueta, com sandálias de salto (cor nude) podem valorizar ainda mais a sua produção!








E aí, curtiu todas as dicas e sugestões?
Se você gostou do post (clique em uma das fotos e compartilhe nas suas redes sociais) já se tem alguma crítica, dúvida ou sugestão, nos conte tudo ali embaixo (nos comentários)!
Sua opinião é sempre MUITO importante pra nós!
Um super Beijo e ..