Tecidos para vestidos de festa: 10 opções e dicas de como escolher!

Existem looks para toda ocasião, e em festas e eventos formais é preciso um look mais formal, mas além do modelo das peças, o tecido também conta neste quesito. E se você tem dúvidas sobre tecidos para vestidos de festa, hoje o post é dedicado a você.

E tudo bem se você não faz parte do mundo das costuras, mas se bater aquela vontadezinha de se inspirar em um look de famosa ou mandar fazer um vestido de festa, é preciso conhecer um pouco sobre os tipos de tecidos para vestidos, afinal a escolha do tecido certo faz toda a diferença no modelo e caimento da peça.

            Então, aproveite o post para descobrir esse universo dos tecidos para vestidos de festa, e se inspirar em modelos que podem ser feitos com cada tipo de tecido.

tipos de tecidos

 

Tipos de tecidos para vestidos de festa

Seda 

A seda pura é um clássico elegantérrimo dos tecidos para vestidos de festa!

O tecido que é de origem natural tem caimento leve, macio, e com um brilho sútil e natural, e fica lindo nas propostas de vestidos de seda noturnos e até mesmo para eventos diurnos.

tecido seda
A seda tem caimento fluído

A variedade das sedas é enorme, e é possível encontrar desde opções com cores sólidas e lisas, até mesmo versões estampadas, que permitem criar vestidos de festa lindos!

modelos de vestido de seda

E toda essa beleza e elegância da seda natural refletem no seu preço, já que o metro não costuma entrar na lista dos tecidos mais baratos.

 

Cetim

O cetim é mais uma das opções dos tecidos para vestidos de festa, e um belo substituto da seda natural.

O tecido não tem o mesmo caimento da seda, mas também tem uma caída mais leve, escorregadia e com brilho sútil.

cetim
O tecido tem um leve brilho que fica mais evidente com a luz

Apesar de não ser tão elegante como a seda, é um belíssimo tecido e uma opção ótima para quem quer um vestido longo ou curto.

Esse tipo de tecido é perfeito para modelos de vestidos mais simples ou até mesmo opções com drapeados.

vestidos de cetim

A vantagem do cetim, é que além de lindo e versátil, ainda tem um preço bem mais amigável, com custo médio de R$ 25 o metro.

 

Renda

            Outra opção clássica entre os tecidos para vestidos de festa é a renda!

O tecido super delicado valoriza qualquer modelo de vestido, e pode ser opção desde vestido de renda longo, curto, para festas a noite ou durante o dia. Ou seja, é um tecido coringa para criar modelos elegantes para madrinhas, formandas, e até mesmo para o vestido de noiva.

vestidos de renda
A renda pode ser utilizada até mesmo no vestido de noiva

Além da variedade de cores da renda, o tecido ainda apresenta uma variedade enorme dos tipos de renda, como renascença,  guipir e francesa, o que é ideal para quem procura modelos de tecido rendado com diferentes estilos de renda.

vestido renda renascença
O modelo em renda renascença tem calda

Chiffon

O chiffon é uma das opções de tecidos para vestidos de festa, e que não é raro de encontrar nos modelitos vistos por aí.

chiffon

Esse tipo de tecido é conhecido por certa transparência, o que exige um forro por baixo. E apesar de ser levemente transparente, não é um tecido muito leve, mas deixa a peça com fluidez

O tecido não é completamente liso, e possui uma pequena textura que pode ser sentida ao toque da mão.

O chifon costuma ser mais utilizado em modelos com saias levemente rodadas, e detalhes como drapeados e plissados.

O modelo é marcado pelo decote V
O modelo é marcado pelo decote V

            Ah, e nada de confundir chiffon com voal, apesar da transparência são tecidos diferentes, já que o chiffon é mais pesado.

 

Organza

Seguindo a lista dos tecidos com leve transparência, a organza é uma das opções de tecidos para vestidos de festa.

organza

Além da transparência que é um charme do tecido, a organza ainda apresenta um leve brilho cintilante, o que valoriza mais o tecido e o torna propício para uma festa a noite, já que a luz refletida valoriza o vestido.

O tecido apesar de leve tem mais movimento armado e não é indicado para quem busca por modelos mais fluídos e com leveza.

vestidos de organza

vestido plus size
A organza roxa forma a camada superior do vestido

Tafetá

Para quem está em busca de tecidos mais estruturados pode acrescentar na lista de opções de tecidos para vestidos de festa, o tafetá.

tafetá       O tecido é mais grossinho e chega a lembrar o cetim, mas não tem o mesmo caimento desse. Por isso, acaba sendo uma opção de tecido para vestidos tomara que caia e com caimento reto e estruturado.

O tafetá é muito usual não só nos vestidos de festas para convidadas, madrinhas e formandas, mas também é uma opção de tecido para o vestido de noiva.

vestido plus size curto
O modelo curto tem aplicações próximas da barra
vestido sereia
O vestido tomara que caia tem modelagem sereia

Tule

O tule também é uma das opções de tecidos para vestidos de festa, e com certeza é um velho conhecido, mas que continua sempre em alta.

Esse tipo de tecido é parecido com uma colmeia e a trama é mais aberta, o que deixa a peça transparente e ideal para ser usada como sobreposição.

vestido sereia tule
O tule adiciona volume à saia do vestido sereia
vestido bordado tule
O bordado no corpete dá brilho ao vestido

O tule também possui variações e entre elas estão:

  • Tule francês: trama abertinha e único modelo de tule que possui brilho.
  • Tule de poliamida ou poliéster: a trama de origem industrial é super conhecida e muito usual para dar volume às roupas, como saias rodadas.
  • Tule de seda: essa versão do tule mantém o estilo vazado do tecido, mas não possui volume, o que deixa o vestido com mais fluidez e leveza.

tipos de tule

Veludo

O veludo é uma das opções clássicas de tecidos para vestidos de festa, e muito conhecido por seu visual mais pesado e com textura macia, que lembra pelinhos.

veludo

Por ter uma cobertura mais pesada é um tecido característico e ideal para vestidos de inverno, e fica muito elegante para um evento formal na época de frio.

O tecido mais pesado reflete no caimento que fica reto e fica ótimo em peças lisas e longas, mas nada impede de ser usado em um vestido curto e de manga longa.

 vestidos de veludo

Voal / Voil

Para quem está seguindo a lista e procurando por opções com leve transparência, pode incluir o voal na lista de tecidos para vestidos de festa.

voal

Esse tipo de tecido é bem leve e indicado para sobreposições por conta de sua transparência.

O efeito leve do tecido fica lindo em vestidos lisos e estampados, inclusive nas estampas florais, e cai muito bem para o modelito de dias quentes.

vestido uma alça só
A faixa preta na cintura adiciona cor ao look de tons suaves
vestido plissado
O voal plissado foi a a aposta para o look

Além de ser muito indicado para estações quentes, o vestido de voal ainda é coringa quando o assunto são festas noturnas ou diurnas, e basta combinar acessórios ou detalhes do vestido para cada tipo de ocasião; podendo até mesmo ser uma opção de vestido com bordado.

 

Brocado

            Se a busca é por um tecido visualmente nobre, invista no brocado!

tecido brocado

O tecido já vem com bordados, geralmente em fios metálicos, o que adiciona um charme a mais para a peça e dispensa qualquer outro detalhe no vestido.

Entre as opções de tecidos para vestidos de festa, o brocado é uma das opções com mais peso, e isso dá bastante caimento à roupa que fica levemente estruturada, mas sem ganhar muito volume.modelos vestido brocado

 

Agora que você já conhece os tecidos para vestidos de festa já pode escolher quais tecidos mais te agradam e os tipos indicados para cada modelo e estilo de peça.


24 comentários em “Tecidos para vestidos de festa: 10 opções e dicas de como escolher!”

  1. sou sua seguidora amo amo vestidos longo , sou magra mas tenho quadril e pernas torneadoskkkk faço malhação, obrigados pelas dicas , nao posso comprar os que estão a venda mas compro um pano mas barato e mando fazer , estou desempregada a crise kkkk vou levando tudo na esportiva parabens Deus abençoe que sabe um dia viro cliente vipe kkkk breve breve

    1. Olá Claudia! Ficamos realmente muito felizes em saber que nosso conteúdo lhe agradou. Afinal ele é feito sempre com muito carinho pelos redatores aqui do TUDO COM MODA, pensando em vocês nossos queridos leitores!
      Adoramos a sua visita e estimamos que volte sempre!! Um super Beijo!!
      ATT: Camila, Equipe TUDO COM MODA .COM

  2. QuL seria o melhor tecido transparente para usar com hot paints para que não fique muito armado????
    Não entendi nada de tecido e quero fazer uma saia para um casamento na praia de dia!!!

    Obrigado

    Vania

  3. Eu li sobre os tecidos e já tenho conhecimentos sobre eles. Eu sei que existem tecidos com novos nomes e e isso que eu procuro.Faltou citar o crepe madame, que é um tecido lindíssimo semelhante ao cetim e tem a leveza da seda.

  4. Bom dia,

    Estou pensando em fazer o meu vestido de formatura, com um tubinho não muito justo no tecido brocado e com uma sobre saia de chiffon plissado para na hora do baile tirar a saia.
    ou um tubinho em tafetá com a sobre saia em chiffon plissado.

    Gostaria da sua opinião, sou baixinha e magra.
    Obrigada.

  5. Boa tarde, tenho 53 anos e serei madrinha de casamento , minha preocupação é que a noiva escolheu a cor rosê para madrinhas. não sei qual tecido muito menos o modelo que ficará bem em mim. Sou morena bem clara,altura 1,60 e 70 quilos. Vocês podem me orientar ?
    Muito grata pela atenção

  6. OLÁ BOA-TARDE!!! EU, SOU ANA ROSA LAURINDO GOSTEI MUITO DO TECIDO DE CEDA, O QUE FAÇO PARA TER UM ESTILO BEM APROPIADO PARA MIM? UMA VEZ QUE SOU ELEGANTE E QUERO FAZER UM VESTIDO COM ESSE TECIDO.

  7. lindos modelos de vestido!! Muito obrigada agora tive uma noção de tipos de tecidos, e como fazer para obter um melhor estilo e o que vai cair melhor no corpo.

  8. Olá estou a procura de um vestido para formatura. Gostei bastante de um que tem o tecido de tule, mas estou preocupado se esse tecido seria o ideal.

  9. Adorei as dicas,
    Mas gostaria de saber qual o tecido ideal para organza de seda, a minha costureira mandou comprar malha mas
    achei muito pesada.
    Obrigada

  10. Procuro tecido com renda para fazer vestido da 1 comunhão da minha filha.
    Pode enviar o seu email por favor, para mandar foto do tecido que pretendo.
    Obrigada pela atenção

  11. muito obrigada eu estava desenhando vestidos para daqui mais uns tempo pedir para minhas tias costurarem e suas dicas sobre tecidos me ajudaram a melhorar minhas ideias, valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *