O vestido longo de renda veio aos poucos ganhando espaço entre os looks para festa, e nos últimos anos essa tendência aumentou muito e é cada vez mais comum ver esse estilo de roupa, seja no mundo das anônimas ou das famosas que desfilam pelo tapete vermelho. E se você quer fazer parte desse universo da renda e dos modelitos longos, o post está recheado de dicas para não errar na escolha da peça!
Navegação
Modelos de vestido longo de renda:
Branco
O vestido longo de renda branca pode ser um risco, e jamais deve ser utilizado em cerimônias como casamentos ou bodas. Afinal, neste tipo de evento o branco deve ser destinado exclusivamente a noiva.
No entanto, a renda branca pode sim ser usada e fica muito sofisticada em outras circunstâncias, como eventos formais e até mesmo nas festas de ano novo.
Ah, e se você não está muito satisfeita com a balança, talvez o modelito branco não seja a melhor opção, já que o tom claro tende a dar impressão de alguns quilinhos a mais.




Amarelo
As tonalidades de amarelo variam bastante, mas todas as cores são bem-vindas no vestido longo de renda. O único alerta para o tom fica destinado às loiras, que devem evitar nuances próximas da cor do cabelo ou do tom de pele, evitando que a roupa fique monótona ou desvalorize o restante do visual.
Já as morenas, podem e devem apostar no vestidos de renda de cor amarela, assim a cor entra em contraste com o tom de pele e o resultado é incrivelmente lindo!




Azul
Os tons de azul são sempre lindos e ótimos para diversas ocasiões, inclusive para o vestido de formatura.
A cor do vestido longo de renda pode variar de acordo com a tonalidade, e as nuances são coringas para diferentes idades e ocasiões. O único alerta deve ser em relação aos modelos com tonalidades muito claras, afinal essas cores sempre aumentam o manequim, e é difícil a mulher que quer correr o risco de ficar com quilinhos a mais e que não existem na realidade.



Vermelho
A cor vermelha no vestido longo de renda é capaz de valorizar ainda mais o modelo, e a delicadeza do tecido ganha um toque sexy por conta da cor vibrante. E já que a nuance tende a ser mais chamativa, para não deixar o visual muito ousado, a dica é evitar decotes muito profundos ou fendas chamativas.
E se você tem medo de errar na escolha do vermelho por conta do tom de pele, não tenha medo! A cor vibrante funciona muito bem em diferentes tonalidades de pele e sempre realça o corpo.




Preto
E não tem como errar com o básico pretinho, que na verdade o vestido longo de renda torna a peça nada básica. O simples detalhe do tecido e sua delicadeza valorizam qualquer modelo de pretinho.
E por não ser básico e ser sempre lindo, o longo preto é sempre uma escolha ótima para eventos formais, inclusive festas noturnas. A única dica fica para madrinhas de casamento, que devem conversar antes com a noiva se não há nenhuma divergência de usar preto na cerimônia, uma vez que algumas noivas e tradições não indicam o uso da cor para as madrinhas e damas.



Rosa/ pink
As cores tradicionais são sempre unânimes em eventos, mas se você quer um tom mais atual e vibrante, não tenha dúvidas de apostar no vestido longo de renda em tonalidades de rosa.
Para as mulheres mais maduras os tons mais puxados para pink devem ser evitados, já que a tonalidade mais intensa fica mais apropriada para as jovens. Outro erro que deve ser evitado são os tons muito clarinhos para quem está acima do peso, já que o tom suave aumenta as proporções.




Como usar e combinar – Looks
O vestido com manga longa é uma escolha super sofisticada! A ausência de forro nos braços deixa a transparência da renda em evidência e isso valoriza a peça. Além disso, o modelo longo e com mangas torna-se comportado e ideal para eventos sofisticados e que pedem um visual elegante e chique.

Para as mulheres maduras e senhoras, a renda também é uma boa escolha. Na hora de escolher o modelo, o ideal é valorizar peças com mangas, de modo que o comprimento esconda a flacidez do braço, fato que acontece por conta da idade. Outra dica é evitar fendas também, já que o detalhe deixa a peça mais sexy e torna-se menos condizente com a faixa-etária. E para não deixar a peça simples demais, vale investir no vestido longo de renda com calda.

Impossível não se apaixonar pelos looks de Kate Middleton, e aqui a duquesa acertou mais uma vez. Se a intenção é destacar a renda, escolha por um modelo de vestido que tenha forro de outra tonalidade, e isso dará destaque ao tecido. Além disso, outra dica do look de Kate é a combinação do vestido de renda preta com a clutch vermelha, que aumenta o destaque do visual.
E não é preciso escolher apenas os modelos com forro de cor diferente, também é possível apostar em modelos que tenham renda e tecido de mesma cor, como esta versão. Além do mais, a peça ainda tem outros detalhes importantes como:
- Modelo ajustado ao corpo, que valoriza as curvas femininas;
- Decote tomara que caia, que é ideal para quem tem pouco busto;
- E a combinação com o brinco, que foge do tradicional, uma vez que o acessório de cor verde se destaca, mas mantém a harmonia.
E por que não aposta no vestido nude? Com certeza essa cor causa medo em muitas mulheres, ainda mais sendo na versão de vestido longo de renda. E apesar da cor ter seu risco de se confundir com o tom de pele, esse é um fator interessante; ainda mais para as baixinhas, já que a cor se iguala a pele e alonga o visual. Para não cair no erro de ficar muito básica, aposte em um tom de destaque, como um clutch metálica, sapato colorido ou uma faixa de outra cor para marcar a cintura.

Apesar de usar o vestido longo de renda, um detalhe que pode deixar a peça mais interessante e mais jovem é optar por um modelo com forro mais curto, assim a transparência da renda vai ajudar a alongar o corpo e ainda deixar as pernas, levemente, à mostra.

Seguindo a dica do modelo anterior, esta versão também tem o forro mais curto, e isso equilibra o modelo com mangas. Outro detalhe importante é o bordado que valoriza a região das mangas e torna a peça ainda mais sofisticada. E por conta do lugar que está o bordado, o vestido dispensa o uso de colar e maxi brinco.

Para o visual jovem e sofisticado vale apostar no modelo de vestido longo de renda dourado. As mangas longas deixam o modelo mais sofisticado e para equilibrar, a aposta foi pela fenda que deixa a mostra parte da perna e a sandália também dourada que é ideal para combinar com a peça metálica e manter a sofisticação.
E se você precisa de uma inspiração para roupa de festa para grávidas, não tenha medo de investir no longo de renda. Para valorizar o barrigão, opte por modelos que marquem a região logo abaixo dos seios ou por modelos mais ajustados ao corpo.
Mais looks













Como fazer vestido longo de renda – passo a passo
Se você tem habilidades com a máquina de costura, separamos um modelo com passo a passo, assim dá para criar uma peça exclusiva e ainda economizar.
Aprendeu a usar vestido longo de renda? Agora é só se inspirar nos modelos e apostar na tendência para um visual formal e super lindo!
Quero um vestido com calda vermelho com cola alta todo forado com renda dourada.
Achei lindos os vestidos de rendas.Sou uma designer de Moda ou melhor estilista formada na faculdade Marista de Fortaleza não assumida no ramo mas gosto muito de costurar tudo, sei fazer tudo com pano…
Lindíssimos! Amo rendas de todos os tipos.