VESTIDOS DE RENDA: tipos, modelos e estilos!


O vestido de renda é um tipo de peça que chegou há algum tempo na moda e com o passar dos anos a força do tecido delicado só tem ganhado ainda mais espaço no universo fashion. E não é para menos, já que os estilos de trabalhos rendados diferenciam-se e ainda dá para incluir o têxtil em diferentes estilos de vestidos.

Tipos de renda

Renascença

Esse tipo de trabalho é impossível de passar despercebido, e isso porque o rendado é todo manual e de extrema delicadeza. O estilo é bem conhecido do nordeste, já que regiões como Pernambuco, possuem famosas e habilidosas rendeiras. O trabalho é de origem portuguesa e com a colonização chegou ao país.

modelo martha medeiros
O coque com tiara é um penteado atual

O trabalho extremamente delicado e de muito bom gosto já fez parte de passarelas da moda com as peças da famosa estilista brasileira Martha Medeiros. Uma das peças desfilada foi esse modelo longo e de cor delicada, que aumenta a evidência do trabalho artesanal e minucioso do rendado que compõe toda a peça.

vestido peplum
A abertura peplum é ideal para quem não tem muito quadril

O tipo de renda não precisa ficar restrito apenas as cores mais suaves não. A atriz Flávia Alessandra, apostou em um modelo vermelho estilo peplum. Para destacar os pontos feitos com agulha, a aposta foi de usar um forro nude que dá foco a peça e dispensa qualquer outro ponto de destaque no look.

vestido rosa
A clutch com brilho completa os acessórios

Outra famosa que já recorreu ao modelo rendado foi a celebridade Mariana Rios. A atriz, compositora e cantora, escolheu a renda para fazer compor um look de festa com um modelo de vestido longo na cor rosa. A composição com transparências de tule no busto tiram o lado menininha do vestido rosa, e atribui o toque sensual de mulher.

renda renascença

Guipir

            Originária da palavra francesa guipure, e com a pronúncia de guipir, este tipo de rendado também é conhecido por gripir ou gripier. Então, se você ouvir alguma dessas pronúncias, saiba que é aceitável. Mas voltando ao assunto desse estilo de bordado, a versão é caracterizada por ser composta de linho ou seda e com pequenos relevos, que parecem bordadinhos sobrepostos.

modelo soltinho
A rasteirinha deixa o look casual

O modelo delicado do rendado é facilmente utilizado em versões de peças mais sofisticadas, ou até nos modelos para o dia, como este vestido. Aqui os vazados entre o bordado são compostos por forro de mesma cor e garantem uma peça delicada e feminina.

vestido casamento civil

Uma sugestão clean para adotar o uso da renda guipir são os modelos brancos, uma vez que as peças ficam com ar feminino. Além de lindos para o look durante o dia e no ano novo, as peças ainda são ótimas inspirações de vestidos para casamento no civil, já que os modelos curtos deixam o visual elegante, mas menos formal.

Mais fotos

renda guipir
O penteado lateral tem cachos soltos
acessórios e bijus
O bracelete dourado dá destaque metalizado ao visual

Francesa

            A renda francesa costuma ser uma das mais baratas, mas antes que você se confunda, existe a versão chantilly francesa, comum em vestidos de noivas e de alto custo, que também é popularmente é conhecida por renda francesa. No entanto, nosso foco aqui é na versão utilizada para diferentes estilos de vestidos, com custo mais barato e originalmente chamada de francesa.

manga longa

Neste modelo, o detalhe da renda composta por viscose e poliamida aparece nos braços e em detalhes que compõem o corpo do vestido. O modelo na cor rosa antigo traz um toque de passado por conta do rendado e da tonalidade, mas sem deixar que o modelo fique com cara de antiguinho.

modelo preot
O trançado na frente da peça é delicado

Fugindo um pouco das cores delicadas, esse tipo de rendado também fica lindo em um modelo de cor preta, como neste caso, onde a peça tem um toque sofisticado e com detalhes que valorizam o bordado, como as mangas sem forro que dão evidência aos fios entrelaçados que constituem desenhos.

 

Mais fotos

vestido formatura
O cabelo preso evidência o maxi brinco

renda francesa

Modelos de vestidos de renda

Curto

vestido vermelho joelho
O modelo tomara que caia tem corte reto no busto

Não é porque o modelo é curto que não tem a formalidade de uma festa. O tipo de corte e composição são capazes de determinar isso, e este modelo mostra que até as versões acima do joelho podem mostrar toda essa elegância. Para compor a peça, a escolha foi pelo trabalho rendado de coloração vermelha que já é um destaque, mas a peça ainda é composta por outros pontos como o forro acetinado que dá um fundo de brilho, e o corte desalinhado da barra que mantém o desenho da renda.

modelo com gola alta
A gola alta deixa a peça chique

Aqui a versão curta segue o estilo tubinho e de coloração azul. Além do charme do tecido vazado que é formado por desenhos florais, o look curto ainda tem a transparência na parte do busto, e que pode ser utilizado com um sutiã liso de mesma cor ou top, de modo a valorizar o desenho rendado em contato com a pele.

sandália branca

Aqui o modelo curto segue a versão de vestido mullet (parte de trás mais comprida), e a delicadeza da renda que forma arabescos deixa o look com traços delicados e leves.

 

Mais fotos

carteira moderna
A carteira de mão dá mais um toque de cor ao visual
vestido branco tubinho
O penteado despojado é moderno

Longo

modelo sereia

            Surgiu aquele convite para casamento ou festa formal? Não tem como errar com a escolha do longo rendado. Uma opção é o modelo sereia, onde o corpo é mais ajustado a o barrado mais aberto, valorizando as curvas do corpo feminino. Este modelo além de seguir o estilo ainda tem a elegância do preto com fundo nude, que dá destaque aos elementos florais do tecido delicado.

vestido com gola
O brinco pequeno não tira o detalhe da gola

Se a busca é por um modelo para arrasar, essa versão é a aposta certeira. O modelo traz elementos bem atuais da moda, como a composição com gola pólo (clássica de camisas) e o bolso. A saia mais rodada é capaz de dar mais volume a parte debaixo do corpo e valoriza o visual delicado e feminino.

Mais fotos

modelo com faixa na cintura
A faixa amarrada na cintura evidencia o corpo
vestido preto e transparente
Acessórios dourado dão sofisticação ao look preto
modelo bordado
Os bordados valorizam ainda mais o tecido
longos e retos
Detalhes rendados fazem parte dos detalhes das peças

Estilos

Rodado

look kate
A carteira preta mantém o look monocromático

Impossível não chegar a um look da princesa Kate quando se fala de elegância e bom gosto. E aqui a duquesa escolheu um modelo rendado preto com a parte do corpo mais justa e saia levemente rodada até a altura do joelho. As mangas longas e sem forro ajudam a dar destaque a delicadeza da peça.

saia rodada

Para arrasar no look super feminino com saia rodada, a roupa não precisa ser necessariamente toda rendada, e neste caso a escolha foi um modelo apenas com a parte do tronco com o trabalho minucioso, enquanto a parte da saia é mais volumosa e com um tecido de mesma cor e mais estruturado.

 

Mais fotos

modelo retrô
O sapato boneca dá características retrô ao visual
saia rodada
A make com batom vermelho é destaque
vestido midi
A bolsa transpassada é pequena e delicada

Tubinho

sandália azul

O corte reto da peça já valoriza o corpo feminino, mas o detalhe minucioso do tecido é capaz de valorizar ainda mais a delicadeza feminina. E um exemplo disso é o modelo branco com manga ¾. Aqui o look rendado e delicado ganhou um ponto de destaque com a sandália azul royal.

modelo preto e nude
A sandália nude alonga o corpo

O modelo também pode seguir a tendência da saia lápis que tem o comprimento mais próximo do joelho e garante ainda mais formalidade e elegância a peça. Neste caso, o vestido tem forro nude mais curto, deixando parte das pernas cobertas apenas pela renda preta, o que dá ainda mais destaque ao look que pode ser utilizado em eventos formais.

 

Mais fotos

vestido ciganinha
A manga ciganinha é uma tendência atual

modelos tubinho vestido com terninho

Com tule

vestido jovem
A tiara vermelha mantém harmonia entre as cores do look

A união de dois tecidos delicados e femininos não poderia ter um resultado além de perfeito. Neste modelo, a peça curta tem a renda aplicada diretamente no tule, e a saia roda é sobreposição de camadas de tule nude, que dão destaque a aplicação vermelha e deixam o modelo lindo.

vestidos com tule

Esse tipo de combinação pode acontecer de diferentes formas, e algumas delas são:

  • Rendado nas mangas compridas e no corpo e com saia de tule;
  • Corpete de renda com saia volumosa de tule;
  • Tule ilusion (tule invísel) com aplicação de renda, e alças que passam despercebidas.

 

Mais fotos

saia tule
A faixa de cetim deixa a cintura marcada
vestido cinza
A sandália cinza mantém o look de uma só cor

Com cinto

vestido com cintinho

Se o propósito é um look casual com vestidinho simples, os cintos fininhos são ótimas opções para compor o visual e deixar a peça acinturada. Ah, e nada de usar o cinto do modo tradicional, aposte em algo mais moderninho, como dar um nozinho com o restante que sobra após passar na fivela.

cinto vestido festa
O modelo longo mostra apenas a pontinha dos dedos do pé

Agora se a intenção é usar um vestido de festa com cinto, não dá para escolher um modelo tradicional de couro que você já tem em casa, ainda mais com a delicadeza da renda. Neste caso, o ideal é escolher um cinto metálico e com características mais sofisticadas para valorizar o look.

 

Mais fotos

vestido nude como usar cinto vestido

Para festa

vestido longo sereia

Se a festa é chique ou você vai ser madrinha, já pode incluir o modelo longo com renda. Neste caso, ao item segue o estilo seria que é ideal para mulheres altas, e tem aplicaçãoes de renda sobre um tecido acetinado de cor rosa chá.

vestido moderno
A carteira alaranjada deixa o look alegre

            É comum que jovens imaginem a renda como algo que possa envelhecer, mas isso é só uma questão de escolher o look certo. Aqui a proposta é usar uma sobreposição rendadada e com franjas sobre um tomara que caia com tonalidades amarela, e o resultado é super jovem e moderno.

 

Mais fotos

ombro de fora

vestido tubinho manga longa
A carteira preta combina com o sapato

modelos para jovens

Simples/ dia a dia

vestido dia a dia manga comprida
O decote com amarração é delicado

E não é só nos modelitos de festa ou com características mais formais que o trabalho delicado pode ser usado não. No dia a dia o estilo de peça com aplicação de renda pode valorizar o look e ainda deixar o look romântico. Como neste modelo branco em que a peça é mais soltinhae marca a cintura.

look boho

Se a ideia é apostar na tendência boho, a peça mais solta e com mangas largas também é uma ótima escolha e ainda dá para apostar no estilo de vestido com bota, já que o calçado deixa a peça mais informal e menos menininha.

 

Mais fotos

corte aberto
O colar longo é capaz de alongar o corpo
vestido com chapeu
O chapeu dá ainda mais charme ao look

óculos de sol redondo

look com rateirinha
A rasteirinha deixa o look confortável

Plus size: modelos para gordinhas

modelo longo plus size

As mulheres que estão acima do peso, também podem optar por esse tipo de acabamento para o look de festa. Aqui o modelo mais justo e com cinto valoriza as curvas, e a manga longa é uma ótima escolha para não deixar a pele mais flácida do braço a mostra.

vestido rodado plus size

Entre os modelos de vestido plus size, a versão rodadinha também é uma boa escolha, mas neste caso, o ideal é usar um cinto de mesma tonalidade para acinturar e sem destacar o sobrepeso.

 

Mais fotos

sapato e roupa combinando
O sapato combina com a cor da roupa
sandália dourada
O decote V alonga a silhueta

vestido azul vestido festa plus size

vestido com faixa na cintura
A cor da sandália combina com o bracelete

sandália nude

Depois de transitar por esse universo dos vestidos de renda agora você já sabe como produzir looks para diferentes ocasiões tendo como protagonista o trabalho rendado.

6 pensamentos em “VESTIDOS DE RENDA: tipos, modelos e estilos!”

  1. Boa noite estou acima do peso e vou me casar em setembro mas não quero o tradicional branco já sou casada a 17 anos no civil e vou me casar na igreja. Gostei dos modelos de vcs e gostaria de saber sobre valores. Modelos Plus size
    Obrigada

  2. Gostaria de saber o valor do modelo que segue a versão de “vestido mullet” e o modelo com 2 peças “com tule”.
    E também gostaria de saber como comprar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *