Surgida em 2014 no red carpet, a onda da transparência ainda não saiu de cena entre as famosas. Também pudera. Ela é sensual, deixa à mostra partes muito específicas do corpo que podem dar um up nas curvas. Mas claro, sempre há quem exagere e até cause medo de outras usarem vestidos com transparência. Mas na medida certa vale super a pena apostar no look.
Como usar vestidos com transparência?
As famosas apostaram pesado nos vestidos com transparência e com tantas inspirações e até aberrações que fica difícil ignorar a tendência em premiações e eventos midiáticos, onde é mais visto. Na verdade não é necessário exagero. A pele semi nua à mostra em alguns pontos é moderno, com toque de elegância e pode ser um excelente complemento a seu favor.
Apesar dos vestidos marcantes já vistos por ai da Miley Cyrus, Rihanna (esta ama!) e outros nomes internacionais, na verdade a transparência é algo discreto e muito bem visto nas passarelas. A primeira grife a mostrar o modelo foi a Yves Saint Laurent e de lá em diante todo mundo amou a moda de mostrar uma parte do corpo, tornando-se tendência também em lojas populares.
A ideia principal da transparência é valorizar o corpo. Não é uma moda democrática e quem tem gordurinhas extras, dobrinhas na lateral e costas deve evitar esse tipo de peça porque fica tudo mais em evidência.
Modelos de vestidos com transparência
Ainda relutante em usar um modelo? Há diversas formas de aproveitar a transparência com vestido. Confira algumas!
No decote
Quando começou a ser vista nas passarelas não teve para quem quis nos ateliês de moda e lojas. O modelo é uma alternativa bacana para quem adora decote profundo mas não se sente muito segura com seios volumosos com a ausência de tecido na frente. Oferece melhor sustentação e brinca com a sensualidade com estilo.
Se optou por este modelo saiba que sutiã não vale. É preciso mostrar a pele mesmo, mas há alternativas de sustentação como os conhecidos Libs ou uma meia transparência em decote formato coração. Mas a alcinha na frente não pode aparecer mesmo.
Vestido longo com decote em V é indicado para mulheres altas e ajudam a mostrar ainda mais a silhueta esguia e esbelta.
Nas costas
É um dos modelos mais queridos porque não exige muita ousadia porque a frente está coberta, não mostra os seios e é muito charmoso em um vestido longo mostrar as costas. É como uma brincadeira de ser sensual mas com calma e precaução.
Tule e renda são os campeões na preferência em vestidos para festas mas há outras opções. Vale lembrar mais uma vez: não pode usar sutiã. Em blusas sim, camisetas descoladas também mas com vestidos a etiqueta não permite. É costa nua mesmo ao melhor estilo anos 90.
A principal vantagem das costas nuas é mostrar o quanto você é alta e esbelta sem precisar mostrar seios e barrigas. Use isso a seu favor com costas completas ou ao menos meio termo em vestidos de festa.
Com renda
A renda tem diversos pontos a seu favor para se tornar preferência entre os vestidos com transparência para festas. É um tecido nobre, por ser mais grosso oferece sustentação e conforto e seus desenhos brincam com as curvas do corpo. Na escolha uma dica legal é optar por desenhos largos se você tem braços e costas finos e desenhos minimalistas para quem tem braços largos para não ficarem ainda mais largos.
Renda e costas nuas é uma das tendências mais fortes na street style, tanto de dia como de noite.
Nas mangas
Esta é uma forma simples e casual de usar vestido transparente. O tecido leve nas mangas permite mostrar um pouco da pele e sem desconforto. Muitas mulheres ainda ficam com a sensação de estarem nuas por vestir algo nas costas, barriga ou pernas com tule e renda.
Mas atenção: não use modelos apertados demais que deixa claro que não é seu tamanho. Um pouco de conforto sempre é bom. Com braços grossos é melhor não usar.
Justinho é lindo, mas atenção porque marca demais o corpo e com o tecido transparente pode não ficar legal em quem tem dobrinhas nas costas.
Looks com vestidos com transparência
Pode usar com:
- de dia ou de noite, dependendo do tecido
- com sapato salto alto, médio ou baixo, sapatilhas e botas
- com terninho se a transparência for na parte de cima
- com meia calça colorida, mas atenção às cores para não exagerar
- manga curta ou longa, você é quem diz!
Não pode usar com:
- com muita transparência na parte de baixo. Deixe isso para as famosas ousadas
- com tênis esportivo ou de caminhada. É uma peça por si só pedindo sapatos sociais e formais
- com maxi colar se a transparência for na parte da frente. Dois itens importantes brigando por atenção não fica legal.
- folgado demais. A ideia é ser uma segunda pele e folgado não fica legal.