Tatuagem de Barco e Navio: Significado & 20 Ideias Incríveis para se Inspirar

Os temas náuticos são uma escolha recorrente dentro do universo da tatuagem. Popularizada pelos marinheiros americanos, este estilo de tatuagem possui diversos significados atrelados à coragem e liberdade. No post de hoje, vamos falar sobre o significado da tatuagem de barco e navio, além de trazer 20 ideias incríveis para que você possa se inspirar.

Tatuagem de um barco em preto e branco com muitas velas e uma rosa na parte de baixo

A tatuagem de barco e navio pode ser feita em vários tamanhos e cores diferentes, cabe a você escolher qual mais condiz com seu estilo. Enquanto algumas são pequenas e discretas, outras são grandes e coloridas, podendo até servir como uma opção para fechar o braço ou qualquer outra parte do corpo.

De qualquer forma, é fundamental que antes de fazer uma tatuagem de barco você reflita sobre as possibilidades e converse com seu tatuador para alcançar um design único que reflita sua personalidade.

Montagem com quatro tatuagens de navios diferentes

Qual Seu Significado?

O significado da tattoo de barco pode variar de acordo com o modelo que você escolhe. Por exemplo, enquanto a tatuagem de barco de papel simboliza a fragilidade da vida, o barco à vela representa a coragem e o espírito de liberdade.

De uma forma mais ampla, a tatuagem de barco e navio tem um significado bastante metafórico, que foi construído pelos marinheiros do século XIX para representar tanto seu desejo por encontrar novas aventuras quanto sua determinação de voltar são e salvo para casa.

Na sociedade contemporânea, o significado da tattoo de navio está atrelado a novas descobertas, independência, paixão por liberdade e por conhecer novos lugares e pessoas. Ela também pode simbolizar a resiliência: apesar das águas agitadas, sempre é possível contornar as adversidades e encontrar caminhos para um lugar mais calmo.

Tatuagem de um barco de velas navegando sob a luz do sol dentro de uma garrafa Tatuagem de um barco em águas calmas muito realista

Tatuagem de um barco old school com flores a sua volta e feita com muitas cores

Fotos e Ideias de Tatuagem de Barco / Navio

Os barcos existem desde os tempos mais remotos da humanidade e foram utilizados por diversas civilizações como um instrumento vital para seu desenvolvimento econômico. Por isso, já tiveram diversos tipo de formato e funcionalidade ao longo dos anos até chegarem ao padrão que conhecemos hoje.

Assim como na vida real, os barcos no universo da tatuagem podem seguir vários padrões diferentes. Por exemplo, você pode optar por tatuar um barco antigo, como o dos vikings, ou por um barco mais atual, de modo que as opções sejam tão diversificadas que fica até difícil na hora de decidir.

Quanto ao tamanho e coloração, sua criatividade será uma grande aliada, afinal esta tattoo fica bem em praticamente qualquer área do corpo, com ou sem cor. A seguir, apresentamos vinte ideias de tatuagem de barco e navio para você se inspirar, divididas em quatro categorias: à vela, pirata, viking e de papel. Confira:

À Vela

A tattoo dos navios à vela era muito comum entre os marinheiros, que a utilizavam para mostrar que tinham contornado o Cabo Horn, um trecho que apesar de inóspito e perigoso, era fundamental para circunavegar o globo ao longo das rotas de comércio.

Conseguir atravessar o Cabo Horn com um navio à vela era um feito digno de muita comemoração, pois somente os mais corajosos eram capazes de realizar tal proeza. Dessa forma, tatuar um navio de vela é uma representação de bravura; de que mesmo com todas as dificuldades impostas é possível encontrar uma solução e alcançar o sucesso através da perseverança.

Tatuagem de um navio à vela visto de frente com uma bússola a sua frente
A bússola é outro tema náutico que pode complementar a tattoo de navio
Tatuagem da lateral de um navio á vela sobre o mar com uma âncora saindo dele
O principal significado da âncora está atrelado à estabilidade emocional
Tatuagem de um barco à vela pintado de preto e branco nas costelas de uma pessoa
Um modelo mais simples do barco à vela
Tatuagem de um barco à vela navegando pelo mar no braço de uma mulher
A tatuagem pode ocupar um grande espaço do braço
Tatuagem pequena de um barco à vela sombreado no pulso de uma pessoa
Também é possível fazer a tattoo do barco à vela em tamanhos menores

Pirata

Mesmo tendo deixado de existir a muito tempo, os piratas ainda exercem uma enorme influência em nossa sociedade, tendo sua história reproduzida através de meios importantes como a literatura e o cinema.

Além de resultar em tatuagens visualmente fantásticas, este navio possui um significado muito profundo ao reproduzir o espírito desbravador dos piratas. Assim, uma pessoa que aderir a essa tattoo estará enfatizando sua personalidade aventureira, que não tem medo de navegar por águas desconhecidas.

Tatuagem de um navio pirata navegando em águas bravas dentro de um espelho antigo
Os adornos em volta do navio dão um toque especial à tattoo
Tatuagem de um navio pirata navegando com o sol em sua traseira pintado com cores vivas
As cores vivas dão um efeito incrível
Tatuagem de um navio pirata muito realista cobrindo a parte superior do braço de um homem
Parte superior do braço fechada com um navio sensacional
Tatuagem de um navio pirata navegando em águas calmas com a lua enorme atrás
A canela também é um ótimo local para este tipo de tatuagem
Tatuagem de um navio pintado em preto e branco com linhas azuis a sua volta
Uma ótima mistura de sombreamento com cores vivas

Viking

Os barcos estavam intrinsecamente ligados à cultura viking. Com foco no combate e exploração de novos territórios, os barcos vikings possuíam uma velocidade extraordinária para a época e tinham um visual incrível, sempre com um animal místico esculpido em sua região frontal.

A tattoo de um barco viking funciona como uma forma de demonstrar respeito ou homenagear essa cultura tão complexa e significativa. A tatuagem pode ser feita em um estilo mais realista ou mais lúdico, cabe a você decidir qual se encaixa melhor dentro do seu estilo.

Tatuagem de um barco viking com uma única vela e uma cabeça de dragão em sua área frontal
Uma tatuagem minimalista do barco viking
Tatuagem de um barco viking em águas agitadas com uma lua enorme e nuvens acima dele
O sombreamento nesta tattoo confere a ela um efeito único
Tatuagem de um barco viking pintado com cores vivas
As cores lembram um pouco do estilo Old School
Tatuagem de um barco viking com uma escultura de dragão imponente na parte frontal
O dragão na área frontal do barco era uma característica comum dos barcos vikings
Tatuagem de um barco viking com uma vela de dragão e guerreiros prontos para o ataque dentro dele
Um típico barco viking de guerra

De Papel

Esta tatuagem possui um alto teor poético e um significado muito subjetivo. O barco de papel é uma estrutura frágil, mas que apesar de suas limitações desbrava novos horizontes, servindo como uma metáfora para o portador da tatuagem: não deixe qualquer limitação reprimir seus desejos, busque aquilo que te faz feliz.

Diferentes das outras tatuagens apresentadas no post, essa se caracteriza pelo minimalismo. Por isso, pode ser feita em áreas menores do corpo, como o dedo ou o pulso, sendo uma opção ideal para que deseja uma tattoo discreta, mas cheia de significado.

Tatuagem de um barco de papel no dedo com uma âncora que desce até perto da unha
Um exemplo de delicadeza e discrição
Tatuagem de um barco de papel flutuando sobre águas pintadas com aquarela azul
A aquarela dá mais vida à tattoo
Tatuagem de um barco de papel feito com jornal
Barco de papel feito com jornal
Tatuagem de um barco de papel muito pequeno com um T escrito em sua lateral
Este barco funciona como um filler para outras tattoos
Tatuagem de um barco de papel simples feito na parte de trás do braço
O formato mais clássico do barco de papel

Qual tatuagem faz mais o seu estilo: Barco à vela, pirata, viking ou de papel? Conte para nós o que achou nos comentários. Para saber mais sobre o assunto acesse nossa sessão de Piercing e Tattoo.

Os comentários estão desativados.