O loiro platinado é uma daquelas modas que a gente importou. A tendência já era algo bem comum em alguns países da Europa e nos EUA, mas nós brasileiras ainda tínhamos certa resistência a fios tão claros.
E como tudo na moda, que pode causar certa estranheza no início, é preciso apenas um tempo de adaptação, e foi isso que aconteceu com os fios platinados.
Aos poucos as brasileiras foram iniciando com as mechas mais claras, até que o loiro platinado foi aparecendo com mais força e hoje é bem comum as mulheres que decidem apostar no visual.
E se você está querendo se render a essa cor de cabelo, o post traz dicas de como fazer/ pintar cabelo platinado, como manter, e tonalidades para os fios claros.
Modelos e Tons de Loiro Platinado
Acinzentado
Para as mulheres que estão querendo adotar os fios com tonalidade acinzentada é preciso atenção. A tonalidade deve ser feita de modo que não fique grisalho, caso contrário pode envelhecer.
Uma dica para evitar que a tonalidade envelheça, é deixar a raiz levemente mais escura ou puxar algumas mechas escuras. A cor da sobrancelha não deve seguir a dos fios, e pode ser mantida na tonalidade de castanho.
Dourado
Para quem tem medo de se arriscar radicalmente no platinado total, uma das alternativas é apostar o platinado com fundo dourado.
A coloração não é loiro dourado, mas sim platinado dourado. Neste caso, o processo platinado é feito antes e depois as madeixas ganham a tonalidade dourada que pode ser mais aberta ou mais fechada.
Para a cor das sobrancelhas, permanece a dica de manter a tonalidade natural, ou clarear dois tons a sobrancelha muita escura, mas nunca tente alcançar a mesma cor do platinado.
Branco
Para as mulheres mais ousadas, o platinado branco é uma das possibilidades. A cor dá bastante destaque ao cabelo, e combina com peles mais clarinhas, mas isso não é uma regra.
Para quem vai adotar essa tonalidade, o processo para atingir o tom pode ser mais demorado e exige muita manutenção.
E neste caso, a regra é clara… NUNCA pinte as sobrancelhas da mesma cor. Caso contrário, o visual vai ser de vovó.
Luzes platinadas
Se você ainda tem medo de arriscar-se totalmente com o loiro platinado em todo o cabelo, pode começar devagar e com luzes.
Para fazer luzes nos fios, vá sempre a um bom profissional para que as mechas platinadas não fiquem marcadas. O ideal é que o resultado fique o mais natural possível.
Se você quer um visual mais marcante, aposte em mais quantidade de luzes, caso contrário, comece com luzes mais fininhas e mescladas no seu tom de cabelo.
Com mechas inversas
As mechas inversas ou invertidas é um processo muito comum quando já se usa mechas.
A técnica é adotada em quem já faz mechas há algum tempo e o cabelo já tem predominância na cor da mecha. Nesse caso, é feita a mecha invertida, que usa um tom mais escuro, e próximo da cor natural, para voltar a dar destaque ao clareamento dos fios.
No caso do loiro platinado, as mechas inversas podem ser puxadas a partir da raiz, o que dá um efeito mais natural.
Ombré com raiz esfumada escura
Uma técnica bem conhecida e que faz sucesso entre as brasileiras é o ombré hair. O processo consiste em clarear mais as pontas e deixar a raiz mais natural.
No caso do loiro platinado, a raiz pode puxar para a tonalidade de preto e o esfumado deve ser natural e com algumas luzes para dar naturalidade.
Cabelo curto
Cabelos curtos e platinados valorizam a mulher e transmitem autenticidade. A cor bem clara tende a marcar mais o corte, mas fica um sonho!
Então, se você adora suas madeixas curtinhas, pode escolher a tonalidade que vai puxar o loiro platinado, mas evite raízes escuras e longas, já que os fios curtos não permitem o efeito ombré hair com tanta naturalidade.
Cabelo cacheado
Vamos deixar todas as regras de lado, afinal o platinado já é uma cor para quem tem autenticidade, e assumir os cachos com os fios no tom claro é desejo de muita mulher!
A dica para as meninas cacheadas que vão platinar as madeixas é investir nos tratamentos e hidratações. O formato do fio já impede que a oleosidade natural do cabelo chegue as pontas, o que deixa o cabelo com aspecto ressecado. E junto com a coloração esse efeito pode ser intensificado, então aposte na hidratação constante para deixar os fios bem tratados.
Em morenas e negras
A cor da pele não define nadinha, e se você tem vontade de clarear os fios e apostar no loiro platinado, não tenha medo.
Para dar naturalidade ao efeito platinado, aposte na raiz mais escura, o que vai combinar com a cor da sobrancelha.
O cuidado e manutenção deve ser o mesmo indicado para mulheres de fios cacheados.
Com mechas coloridas fantasia
Muitas mulheres apostam no visual platinado e depois no cabelo colorido que ganha mais intensidade com os fios claros.
Para quem vai adotar esse estilo, vale usar os diferentes tons de platinado, mas cuidado com o excesso de coloração, que pode danificar as madeixas.
Com mechas rosé
Outra tendência para o loiro platinado é apostar na combinação com rosinha claro.
A tintura colorida pode ser usada apenas nas pontas, como um ombré hair, ou ser em efeitos de mechas, predominando em meio aos fios claros.
Com mechas pretas
Uma das tendências para o loiro platinado é fazer um mix com mechas pretas. A cores deixam os fios em destaque, e vale puxar o preto desde a raiz, ou investir na mecha na nuca; que cria o efeito mesclado apenas no comprimento do cabelo.
Em senhoras
Para as mulheres que insistem em lutar contra as raízes brancas, o platinado além de moderno é uma solução para disfarçar os fios brancos.
O ideal para senhoras, é apostar na tonalidade que tende para o branco com mechas mais escuras e naturais, ou puxar o loiro platinado para o tom de dourado, deixando o cabelo moderno.
Como Deixar o Cabelo Loiro Platinado? Passo a Passo
Para quem está pensando em aderir a moda dos cabelos platinados, é preciso bastante cuidado na descoloração dos fios.
Para atingir a cor é preciso escolher o tom certo e nem sempre é possível chegar ao resultado esperado de uma só vez, ainda mais para as mulheres de cabelos castanhos e pretos.
Para dar uma ajudinha, separamos alguns tutoriais ensinando como fazer o processo, mas é sempre bom procurar por um profissional para atingir a tonalidade desejada.
Como Manter o Tom Platinado e Tirar o Amarelo do Cabelo?
Para quem já chegou aos fios platinados, a tarefa agora é manter a beleza das madeixas e garantir que elas fiquem sempre na tonalidade clara, ao invés de amarelada ou até alaranjada. Para isso, há alguns cuidados básicos e produtos específicos:
- Shampoo antioxidante: esse tipo de shampoo é um item básico no banheiro das mulheres com loiro platinado. A fórmula desse tipo de produto ajuda a limpar mais profundamente os fios, evitando que o amarelo apareça. O ideal é usar o shampoo antioxidante, antes da lavagem com outro shampoo, como se fosse um pré-shampoo.
- Máscara matizadora: esse tipo de máscara costuma ter uma coloração mais escura, como roxo, e é bem conhecida das mulheres com cabelos loiros. Além de hidratar as madeixas, a máscara matizadora neutraliza o tom e remove o efeito amarelado que começa a aparecer nos fios. O uso da máscara matizadora é indicado semanalmente.
- Retoque: não tem como fugir desse processo. Retocar a raiz é uma etapa primordial para manter os fios platinados. Para as mulheres que apostaram no loiro platinado desde a raiz, o ideal é fazer o retoque a cada 15 dias. Já as mulheres que optaram por raiz mais escura e o restante das madeixas mais claras, o retoque não precisa ser tão frequente.
Como Tratar o Cabelo Descolorido? Cuidados e Dicas de Produtos
- Shampoo: o início da lavagem é algo primordial. Esqueça os itens básicos que você já tinha no box e aposte nos produtos específicos para cabelos tingidos. No caso do shampoo, escolha uma opção para fios tingidos e sem sal, o que evita o ressecamento dos fios. Ah, e lembre-se de usar o shampoo antioxidante para prevenir o amarelamento do loiro platinado.
- Hidratação: os processos químicos tendem a deixar os fios mais expostos, e o processo de clareamento agride muito as madeixas, então para evitar que o cabelo platinado fique ressecado, é imprescindível fazer hidratações constantemente. Aposte em uma máscara de hidratação para cabelos tingidos e antes de aplicar nos fios, misture a máscara com algumas gotas (entre 3 e 5) de algum óleo capilar, como o óleo de árgan. A hidratação pode até substituir o condicionador, já que tem efeito mais potente para recuperação das madeixas.
- Leave-in e óleos capilares: depois de lavar os fios, os cabelos também precisam de proteção, o que ajuda a prevenir o ressecamento por conta do sol, vento e poluição. Neste caso, aposte em um bom leave-in para cabelos tingidos e algumas gotinhas de óleo para cabelo. Ah, e nunca passe na raiz, caso contrário, os fios podem ficar pesados e com aparência de sujos.
- Tratamentos: tratar em casa ajuda muito, mas as vezes é preciso ir ao salão fazer um tratamento mais potente. Na ida ao salão, um dos tratamento indicados é a cauterização com queratina líquida. O processo ajuda a recuperar a elasticidade dos fios e deixa o cabelo com mais brilho.
E você, já se rendeu ao loiro platinado? Conta aqui nos comentários se você adotaria essa cor para as madeixas, e qual sua tonalidade favorita.
Os comentários estão desativados.