ALPARGATAS FEMININAS: como usar e looks!

São tantos nomes e estilos de sapatos que para nós mulheres esse universo é até conhecido, mas se você falar em alpargatas femininas para um homem, é capaz que ele nem saiba o que é. E além do mais, o termo alpargata era o nome da primeira fabricante no Brasil que produzia esse tipo de calçado, e assim como tantos outros produtos (pallha de aço – Bombril, leite fermentado – Yakult) incorporamos o nome da marca ao estilo. Ah, e o nome correto de chamar o calçado seria espadrilha sem salto; mas sem problema algum chama-lo de alpargata!

Dicas de como usar

Looks informais

Inegável o conforto deste tipo de calçado, mas também é inegável que ele seja apenas para looks informais. Por mais que o modelo seja com brilhos, a peça não tem um design para um look festivo, mas pode até compor um visual mais arrumadinho dependendo da ocasião que será usado e da composição das peças.

looks diferentes

Baixinhas

            As mulheres baixinhas sempre têm complexo com sua altura e tentam recorrer ao salto para não parecem tão baixas, mas a verdade é que é possível usar o sapato rasteiro com algumas dicas que vão ajudar a alongar.

 

  • Tons nudes

Alongar as pernas é um truque ótimo para te fazer parecer maior. E neste caso, a dica é escolher uma alpargata de tonalidade mais próxima da pele, assim não haverá uma divisão de cores na perna, e isso vai aumentar o seu corpo, visualmente.

sapato nude

  • Mini saias ou shorts

Aposte nos comprimentos que deixem as pernocas de fora e isso vai criar um visual alongado, afinal quanto mais perna aparecer menor a chance do look achatar.

dica para baixinhas

  • Efeito monocromático

Usar todo o look de uma só cor além de elegante é ideal para dar impressão de mesma altura. Então escolha um tom e vista-se da cor dos pés a cabeça, e aí o sapato funcionará muito bem para alongar a silhueta.

look monocromático

Estampadas

            As estampas podem ser o ponto auge do look e uma estratégia para adotar o estilo é no calçado. A única ressalva, é que o restante do visual esteja harmonioso.

 

  • Looks mais descontraídos

A escolha pelo item estampado pode resultar em um look despojado, mas também agrega estilo ao visual e pode se tornar o foco do look, caso seja mesclado com peças lisas.

 

  • Mesclar estampadas

Se você quer um visual mais autêntico e cheio de estilo, abuse do mix de estampas, que pode aparecer nos pés e em alguma peça de roupa. Não é preciso que as estampas sejam das mesmas cores, mas busque equilibrar as peças.

alpargata estampada

Looks com alpagartas

Com saia

Curta

O comprimento menor é ideal para valorizar o calçado e alongar as pernas, e deixa o look com cara de verão.

camisa listrada
A saia branca equilibra o look

A proposta de montar um look arrumadinho e com toque de cor é o ponto forte do visual. A camisa ajuda a manter o visual mais certinho, e o calçado nos pés cria o contraponto de uma peça mais confortável e menos formal, deixando o look com camisa mais apropriado para um passeio.

saia com camisa jeans
A bolsa vermelha adiciona cor ao visual

Se a intenção é produzir um visual despojado e arrumadinho, esta inspiração é ótima. Aqui a saia trompete é feminina e a camisetinha estampada remete ao look despojado. Para equilibrar e dar um toque de moda, a sobreposição com camisa jeans foi uma escolha perfeita.

 

Mais fotos

saia animal print
A estampa da saia fica em harmonia com a estampa do sapato
saia jeans
A saia rasgadinha cria um visual despojado
look nude
O chapeu é uma peça tendência

look branco

saia com camisa jeans
A camisa com nozinho é delicada

Longa

            O look com saia longa é uma aposta ousada, afinal a ideia é usar o comprimento com sapato rasteiro e fechado. E apesar de uma combinação diferente é possível criar visuais cheio de estilo.

alpargata-feminina-13

Aqui o look é composto por saia longa e camisetinha estampada, e para manter o equilíbrio a aposta foi pelo sapato colorido seguindo as mesmas cores da camiseta. Além disso, vale escolher uma peça que deixa ao menos a ponta do calçado a mostra para manter a harmonia e mostra o look estiloso.

saia longa
A saia de renda é delicada

Nesta proposta a ideia foi adotar um look preto e branco, e o comprimento da saia deixa as alpargatas estampadas a mostra, dando ainda mais informação de moda ao visual.

 

Mais fotos

saia estampada
O cinto fininho foi usado sobre a saia

look com saia longa

Com shorts

            Impossível a mulher que não tenha uma peça dessas no armário, e o estilo pode variar desde o modelo jeans até as versões com estilo social. A ideia é deixar o visual fresquinho e lindo.

shorts com camisa
A camisa com um lado por dentro valoriza o shorts

Começando por uma opção de look mais arrumadinho, a escolha aqui foi usar um shorts estampado com camisa branca. A combinação ficou super graciosa, e nos pés a cor da espadrille sem salto, fica em total harmonia com as peças de roupa.

colete alfaiataria

Até mesmo o visual com shorts jeans pode ganhar um pouco mais de estilo. Para isso, a composição foi feita de shorts, regatinha e um colete de alfaiataria para manter uma linha mais arrumadinha. Nos pés, a alpargata com corrente em volta acrescenta ainda mais charme.

mix estampas

Se a intenção é se produzir confortavelmente, mas com inspiração fashion, este look é perfeito. Aqui a mistura de estampas é marcante, afinal cada peça tem um tipo de desenho, e para não perder o equilíbrio a ideia foi manter o duo de cores em todo o visual.

 

Mais fotos

camisa com nózinho
A camisa com estampas pequenas adiciona cor ao visual
camisa com jaqueta couro
A jaqueta de couro completa o visual com shorts
espadrille sem salto
A bolsa de mão azul é moderna
look jeans
Colares compridos alongam o corpo

look praia

shorts destroyed
O shorts cintura alta foi usado com cinto
estampa animal print
A carteira com estampa de oncinha adiciona estilo ao look
alpargata chanel
O casaquinho compõe o visual

Com calça

Apesar de a alpargata ser um calçado fechado e indicado para visuais mais fresquinhos, vale apostar no modelo com calças também, que podem produzir desde um look de verão até uma versão de outono/ inverno. Para não errar, escolha calças mais justinhas e sempre no estilo cigarrete ou com a barra dobrada.

calça dobrada
A bolsa de mão tem acabamento metalizado

A ideia de um visual confortável e simples é a proposta deste look que reúne jeans e camisetinha branca. E para deixar o estilo mais despojado, a calça dobrada para fora é ideal, mas essa não é uma indicação para mulheres baixas, afinal essa dobra pode achatar o corpo.

blusa com camisa

Caso a intenção seja produzir um visual confortável e arrumadinho, inspire-se neste look. Aqui a proposta foi usar jeans skinny dobrado e blusa com camisa por baixo, o que mantém um toque do estilo social, já que a gola da camisa permanece aparente.

sapato colorido

Uma proposta super fashion é este visual. Neste caso, a ideia foi inserir cores que vão desde a alpargata colorida, mas que fica equilibrada com o casaquinho floral. Além disso, a bolsa azul também aparece no estilo e contrasta com o restante das cores.

 

Mais fotos 

look nude
O sapato estampado adiciona estilo ao look de tons suaves
calça verde militar
O detalhe do bolso de couro na calça valoriza a peça
calça branca
A jaqueta jeans amarrada na cintura é tendência
look calça pijama
A calça pijama é uma tendência da moda

look preto calça jeans com suéter

calça jeans rasgada
A calça destroyed deixa o visual informal

look com calça

Com macaquinho/ macacão

            Se tem uma peça que veio com total força no mundo da moda, foi o macacão, que pode ser desde os modelos longos ou que deixam as pernas de fora. E a composição com o sapato rasteiro é ótima para manter um look confortável.

macaquinho boyfriend
O óculos aviador compõe os acessórios

Uma inspiração de visual confortável é esta composição com macaquinho estilo boyfriend, que fica mais soltinho, e camisetinha branca. O sapato estampado é ponto de cor do look, e que mantém a harmonia com o restante das peças.

macaquinho com blazer
A bolsa vermelha dá cor ao visual preto e branco

Se a intenção é produzir um visual mais arrumadinho, a ideia é usar peças com características sociais, como o macaquinho com sobreposição de blazer. E para dar um toque descontraído, o look foi composto ainda por alpargatas vermelhas e bolsa de mesma cor.

macacão jeans

Em todos os visuais, a inspiração foi o macacão jeans. A composição mudou um pouco, já que em alguns casos foi usado com blusa de manga e em outro com camisa jeans. No entanto, os três visuais mantiveram a barra dobrada e o sapato rasteiro.

 

Mais fotos

macaquinho com jaqueta
A jaqueta jeans adiciona sobreposição ao visual
macaquinho preto
O chapeu deixa o look com visual de verão

modelo macaquinho

look casual
A bolsa tiracolo completa o visual do dia a dia
alpargata listrada
O óculos espelhado deixa o visual na moda
bolsa colorida
No sapato, estampa floral
bolsa tipo carteiro
A bolsa amarela deixa o visual em destaque
jardineira com blusa manga longa
A blusa de tricô compõe o look

Com vestido

            Para quem pretende um visual feminino e confortável, não há composição melhor que vestido e espadrilha sem salto. O modelo e comprimento da roupa podem variar e isso implica no resultado e estilo do look.

vestido oncinha

O visual cheio de tendências do mundo fashion marca esta composição. Aqui a proposta foi de usar vestido de oncinha acinturado, jaqueta jeans, bolsa tiracolo e nos pés alpargata feminina.

colete jeans

Mais uma composição repleta de estilo é este visual. Aqui o vestido soltinho e delicado ganhou a sobreposição com colete jeans, o que tirou o estilo menininha do vestido. Outro detalhe bacana do visual foi o uso da alpargata de listras que adiciona uma estampa ao look.

vestido longo
O colar delicado e longo ajuda a alongar o corpo

Assim como o uso com saias longas, o sapato também pode ser utilizado com vestido longo, mas claro que a ideia é para um visual informal. E neste caso, a contraposição do vestido rosinha e delicado com o sapato xadrez vermelho resultam em um look fashion.

 

Mais fotos

vestido com jaqueta cintura
As listras em preto e branco estampam o vestido
look com camisa xadrez
A camisa xadrez na cintura adiciona cor ao vestido branco
vestido vermelho
A bolsa é decorada com tachinhas e franjas

vestido estampa geométrica vestido preto vestido estampado

sapato pink
A jaqueta na cintura deixa o visual informal
A bolsa nude é neutra para a composição com peças azuis
A bolsa nude é neutra para a composição com peças azuis

Como customizar alpargata – passo a passo

Se você já tem o calçado em casa, mas o deixou de ladinho porque enjoou do modelo, uma maneira criativa e econômica é dar cara nova ao item com ideias simples de customização.

 

E aí, já aprendeu a usar alpargatas femininas? Conta aqui nos comentários qual a sua composição preferida com esse tipo de calçado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *