Quem ama tendências antigas, sobretudo dos anos 80 e 90, com certeza está ligada na moda da calça com patches, que voltou com tudo nos últimos anos e está conquistando muitas pessoas até agora. Pois é, tanto que esse é o tema desse post que vai esclarecer muitas dúvidas! 😀

E essa tendência não é só na calça não, os adesivos/figuras colantes estão presentes em diversas peças e acessórios, como jaquetas, saias, blusas, bolsas, calçados, entre outros. As celebridades, claro, amaram tudo isso e ajudaram a popularizar esse conceito, como você pode ver nas fotos:




Mas, afinal, o que são patches?
Patches são pequenos pedaços de tecido em figuras diversas que podem ser colados na peça com o ferro de passar roupas. É simples de colocar e super coloridos, nas mais diversas ideias. Em alguns casos, algumas pessoas preferem costurar direto na roupa, para não sair mesmo. No geral, a colocação é simples e rápida, por isso muitas pessoas customizam em casa mesmo.
Interessante, não é? É bem simples de colocar, ao contrário do que muita gente pensa, e não sai facilmente.
Agora, partindo para o contexto histórico, essa tendência não surgiu ‘do nada’ e não é moderna. Tem todo um contexto histórico derivado do college das décadas de 80 e 90, por isso os patches sempre foram vistos em larga escala em jaquetas escolares e no estilo de jovens.
Sabe quando você precisa usar uniforme escolar, mas odeia aquele padrão sem graça e certinho, com cores neutras, igual a que todo mundo usa e que não mostra sua personalidade? Então, muitas mulheres (e rapazes) queriam dar mais cor e um estilo ‘rebelde’ a essa peça, por isso colavam patches para customizá-la e deixá-la bem descolada e diferente do padrão.
Veja só como fica o resultado, seja com poucos ou muitos ‘adesivos’:

É bom deixar claro que essa moda tinha uma pegada bem rock, a inspiração vinha de muitos cantores e bandas da época (com patches até com o nome deles) e até de artistas pop de sucesso, como Madonna e Kylie Minogue.


Bom, agora que você já sabe como surgiu essa ideia, vamos falar de como essa popularizou atualmente. As responsáveis foram, claro, algumas coleções que despontaram a tendência dos patches em desfiles, em peças específicas, mas logo democratizou e foi para outras opções.
A Dolce & Gabbana, por exemplo, preferiu apostar em um vestido com esses acessórios divertidos, focando em estampas fofinhas:
Já a Gucci preferiu ser mais discreta ao usar esse adorno na customização de acessórios, como a bolsa:
Você pode ver que são ideias versáteis e que partem desde uma nuance mais discreta até super discreta e ousada, basta escolher aquela que mais agrada e tenha tudo a ver com seu estilo. Só lembre que, por mais simples que possa parecer, vai chamar atenção, portanto, sinta-se segura em usar uma peça com patches.
Modelos de Calça com Patches e Looks
Depois de muito contexto, chegou a hora de falarmos da peça principal do post: a calça com patches. É uma ideia que, embora clássica, soa moderna e descolada. A ideia, segundo fashionistas, é causar, mas evitar que o look fique infantilizado e com cara de adolescente.
A top Alessandra Ambrósio apostou em um modelo mais discreto, apenas com dois adesivos colados próximos ao joelho e à virilha, uma proposta arrojada e que ficou equilibrada.
Logo, a regra é apostar em combinações mais sofisticadas e que valorizem seu estilo, como uma peça mais formal na parte de cima. Uma camisa branca, por exemplo, cai muito bem e harmoniza o look. Dá para complementar com um salto simples e até com tênis. Fica bem bacana.
Escolha tipos mais sóbrios, lisos e monocromáticos. Esqueça as estampas e os detalhes coloridos, a ideia é destacar apenas os patches, sejam muitos ou poucos. Isso vale tanto para a calça quanto para qualquer roupa com esse ornamento.
Quer mais ideias? Então, se ligue nessas dicas para usar calça com patches feminina – pode ser jeans, sarja, saruel, boyfriend, ou seja, de diversos tipos e cortes. Opte por aquele que mais te agrada!
- No look casual para o dia: com uma camisa branca, uma blusa manga longa de tricô rosa claro e um tênis branco/prateado.
- No look casual para noite: combine a calça com patches com uma jaqueta preta de couro em sobreposição a uma blusa lisa em cor clara + uma sandália plataforma – pode até ser uma flatform, se a ideia é resgatar tendências e usar.
A questão nos dois casos é escolher peças que equilibrem para te deixar com um visual lindo, harmônico, divo e arrasador. Tá pouco ou quer mais? Então, veja muitas fotos de looks femininos com calça com patches para se inspirar!












Calça com patches masculina: Looks
Vale destacar que essa tendência não é exclusiva das mulheres, muito pelo contrário! Os rapazes também gostaram muito de usar calça com patches ainda mais na linha rocker/street/urbana. Fica bem destacado e dá aquele up ao look que muitos gostam, indo além do estilo ‘certinho e convencional’. Por isso, há várias ideias para eles também!






Como fazer calça com patches passo a passo
Tá pensando que não vamos mostrar o tutorial para customizar sua calça com patches em casa passo a passo? Sim, selecionamos alguns vídeos que podem te ajudar nesse objetivo para criar uma peça linda, moderna, descolada, elegante e despojada. Só elogios! A disposição das figuras pode ser variadas, a ideia é seguir sua criatividade.
Ah, e você ainda pode combinar com o destroyed, rasgos no joelho, rebites, entre outras tendências que estão em alta e toda pessoa alternativa ama. Quer saber tudo? Assista os vídeos e comece já!
Basicamente, o passo a passo para fazer uma calça com patches é:
- Comprar uma calça que deseja customizar ou escolher a peça que mais gosta ou que está abandonada em seu guarda roupa;
- Escolher muitos modelos de patches variados nas lojas para colar na roupa. Nessa hora, varia conforme seu gosto;
- Pensar na disposição correta das figuras na calça. Ah, e será que também não vale a pena fazer uns detalhes desfiados ou destroyed? Fica a dica!
- Cole os patches um a um com o ferro de passar. Não se esqueça de colocar um pano em cima do adesivo e deixar o aparelho por no máximo 40 segundos;
- Veja se está colado certinho e vá para o próximo. Ao final analise o resultado para ver se está legal ou não. Se quiser, cole mais!
- Além da calça, você pode customizar outras peças, como blusas, shorts, saias, vestidos e jaquetas. Só fique atento no tecido para não queimar, ok? Geralmente, o jeans é sempre o melhor. Ah, e no caso de calçados e acessórios, é melhor costurar para que os patches não saiam.
Muitas lojas vendem patches de infinitas figuras e formas para você escolher aqueles que mais gosta para colar na sua calça predileta. É simples, fácil e econômico apostar nessa moda! Procure em lojas de costura e artesanato.
Há quem ame e odeie a calça com patches. Resta a você decidir se aposta ou não nessa tendência antiga que voltou a todo vapor. Diga pra gente o que achou nos comentários e, se quiser usar, manda bala! O que importa é se sentir bem! Até a próxima! 🙂