Calça com Patches: Como fazer? Modelos e 40 looks arrasadores!


Quem ama tendências antigas, sobretudo dos anos 80 e 90, com certeza está ligada na moda da calça com patches, que voltou com tudo nos últimos anos e está conquistando muitas pessoas até agora. Pois é, tanto que esse é o tema desse post que vai esclarecer muitas dúvidas! 😀

calca-com-patches-destaque
Você usaria uma calça assim? Acha feio ou bonito?

E essa tendência não é só na calça não, os adesivos/figuras colantes estão presentes em diversas peças e acessórios, como jaquetas, saias, blusas, bolsas, calçados, entre outros. As celebridades, claro, amaram tudo isso e ajudaram a popularizar esse conceito, como você pode ver nas fotos:

calca-com-patches-1
A cantora Gwen Stefani e sua saia com patches
calca-com-patches-2
Bolsa com patches
calca-com-patches-ideias
A jaqueta com patches de Kylie Jenner
calca-com-patches-riri
E a jaqueta cheia de patches de Rihanna

Mas, afinal, o que são patches?

Patches são pequenos pedaços de tecido em figuras diversas que podem ser colados na peça com o ferro de passar roupas. É simples de colocar e super coloridos, nas mais diversas ideias. Em alguns casos, algumas pessoas preferem costurar direto na roupa, para não sair mesmo. No geral, a colocação é simples e rápida, por isso muitas pessoas customizam em casa mesmo.

calca-com-patches-como-fazer-passo-a-passo

Interessante, não é? É bem simples de colocar, ao contrário do que muita gente pensa, e não sai facilmente.


Agora, partindo para o contexto histórico, essa tendência não surgiu ‘do nada’ e não é moderna. Tem todo um contexto histórico derivado do college das décadas de 80 e 90, por isso os patches sempre foram vistos em larga escala em jaquetas escolares e no estilo de jovens.

Sabe quando você precisa usar uniforme escolar, mas odeia aquele padrão sem graça e certinho, com cores neutras, igual a que todo mundo usa e que não mostra sua personalidade? Então, muitas mulheres (e rapazes) queriam dar mais cor e um estilo ‘rebelde’ a essa peça, por isso colavam patches para customizá-la e deixá-la bem descolada e diferente do padrão.

Veja só como fica o resultado, seja com poucos ou muitos ‘adesivos’:

patches-anos-90 patches-jaquetas

É bom deixar claro que essa moda tinha uma pegada bem rock, a inspiração vinha de muitos cantores e bandas da época (com patches até com o nome deles) e até de artistas pop de sucesso, como Madonna e Kylie Minogue.

patches-rock
Os roqueiros e headbangers abraçaram essa tendência
Kylie Minogue lembrou da tendência dos patches e bottons na capa de sua coletânea
Kylie Minogue lembrou da tendência dos patches na capa de sua coletânea

Bom, agora que você já sabe como surgiu essa ideia, vamos falar de como essa popularizou atualmente. As responsáveis foram, claro, algumas coleções que despontaram a tendência dos patches em desfiles, em peças específicas, mas logo democratizou e foi para outras opções.

Dolce & Gabbana, por exemplo, preferiu apostar em um vestido com esses acessórios divertidos, focando em estampas fofinhas:

calca-com-patches-moda

Já a Gucci preferiu ser mais discreta ao usar esse adorno na customização de acessórios, como a bolsa:

calca-com-patches-moda-1

Você pode ver que são ideias versáteis e que partem desde uma nuance mais discreta até super discreta e ousada, basta escolher aquela que mais agrada e tenha tudo a ver com seu estilo. Só lembre que, por mais simples que possa parecer, vai chamar atenção, portanto, sinta-se segura em usar uma peça com patches.


Modelos de Calça com Patches e Looks

Depois de muito contexto, chegou a hora de falarmos da peça principal do post: a calça com patches. É uma ideia que, embora clássica, soa moderna e descolada. A ideia, segundo fashionistas, é causar, mas evitar que o look fique infantilizado e com cara de adolescente.

calca-com-patches-celebrities

A top Alessandra Ambrósio apostou em um modelo mais discreto, apenas com dois adesivos colados próximos ao joelho e à virilha, uma proposta arrojada e que ficou equilibrada.

Logo, a regra é apostar em combinações mais sofisticadas e que valorizem seu estilo, como uma peça mais formal na parte de cima. Uma camisa branca, por exemplo, cai muito bem e harmoniza o look. Dá para complementar com um salto simples e até com tênis. Fica bem bacana.

calca-com-patches-destaques

Escolha tipos mais sóbrios, lisos e monocromáticos. Esqueça as estampas e os detalhes coloridos, a ideia é destacar apenas os patches, sejam muitos ou poucos. Isso vale tanto para a calça quanto para qualquer roupa com esse ornamento.

Quer mais ideias? Então, se ligue nessas dicas para usar calça com patches feminina – pode ser jeans, sarja, saruel, boyfriend, ou seja, de diversos tipos e cortes. Opte por aquele que mais te agrada!

  • No look casual para o dia: com uma camisa branca, uma blusa manga longa de tricô rosa claro e um tênis branco/prateado.
  • No look casual para noite: combine a calça com patches com uma jaqueta preta de couro em sobreposição a uma blusa lisa em cor clara + uma sandália plataforma – pode até ser uma flatform, se a ideia é resgatar tendências e usar.

A questão nos dois casos é escolher peças que equilibrem para te deixar com um visual lindo, harmônico, divo e arrasador. Tá pouco ou quer mais? Então, veja muitas fotos de looks femininos com calça com patches para se inspirar!

calca-com-patches-3
A blusa branca fica perfeita com a calça nesse estilo
calca-com-patches-4
Sobreposição, camisas e blusa de manga comprida também são escolhas sem erro
calca-com-patches-5
Você pode combinar os patches com detalhes destroyed
calca-com-patches-6
Veja como um modelo desfiado fica ótimo com as figuras
calca-com-patches-classica
Podem ser desde delicadas até grandes e ousadas
calca-com-patches-destroyed
Calça com patches e tênis é uma ótima escolha
calca-com-patches-dia-a-dia
Com jaqueta e sapato estilo oxford
calca-com-patches-dicas
Tanto modelos skinny quanto larguinhos são usuais e chamam atenção
calca-com-patches-look
Veja como os modelos mais justos ficam ótimos com tênis branco
calca-com-patches-outros-modelos
A calça com patches não precisa ser necessariamente jeans
calca-com-patches-rock
Esse modelo rocker era super comum na década de 90 entre os punks e amantes do estilo
calca-com-patches-saruel
Até no modelo saruel você pode apostar nessa tendência

calca-com-patches-como-usar calca-com-patches-jovem calca-com-patches-linda calca-com-patches-looks calca-com-patches-masculina-looks-ideias calca-com-patches-moda-ideias calca-com-patches-passo-a-passo jeans-e-patches

Calça com patches masculina: Looks

Vale destacar que essa tendência não é exclusiva das mulheres, muito pelo contrário! Os rapazes também gostaram muito de usar calça com patches ainda mais na linha rocker/street/urbana. Fica bem destacado e dá aquele up ao look que muitos gostam, indo além do estilo ‘certinho e convencional’. Por isso, há várias ideias para eles também!

calca-com-patches-masculina-1
Modelo mais discreto, apenas na parte de cima da peça
calca-com-patches-masculina-2
Com patches e rebites
calca-com-patches-masculina-3
Um tipo moderno skinny para usar com bota
calca-com-patches-masculina-4
Uma calça com patches masculina estilo saruel, que tal?
calca-com-patches-masculina-ideias
Modelos mais justos ficam perfeitos com bota ou tênis cano alto
calca-com-patches-masculina
A regra para usar é a mesma da calça jeans: com tênis variados sempre cai muito bem

Como fazer calça com patches passo a passo

Tá pensando que não vamos mostrar o tutorial para customizar sua calça com patches em casa passo a passo? Sim, selecionamos alguns vídeos que podem te ajudar nesse objetivo para criar uma peça linda, moderna, descolada, elegante e despojada. Só elogios! A disposição das figuras pode ser variadas, a ideia é seguir sua criatividade.

Ah, e você ainda pode combinar com o destroyed, rasgos no joelho, rebites, entre outras tendências que estão em alta e toda pessoa alternativa ama. Quer saber tudo? Assista os vídeos e comece já!

Basicamente, o passo a passo para fazer uma calça com patches é:

  • Comprar uma calça que deseja customizar ou escolher a peça que mais gosta ou que está abandonada em seu guarda roupa;
  • Escolher muitos modelos de patches variados nas lojas para colar na roupa. Nessa hora, varia conforme seu gosto;
  • Pensar na disposição correta das figuras na calça. Ah, e será que também não vale a pena fazer uns detalhes desfiados ou destroyed? Fica a dica!
  • Cole os patches um a um com o ferro de passar. Não se esqueça de colocar um pano em cima do adesivo e deixar o aparelho por no máximo 40 segundos;
  • Veja se está colado certinho e vá para o próximo. Ao final analise o resultado para ver se está legal ou não. Se quiser, cole mais!
  • Além da calça, você pode customizar outras peças, como blusas, shorts, saias, vestidos e jaquetas. Só fique atento no tecido para não queimar, ok? Geralmente, o jeans é sempre o melhor. Ah, e no caso de calçados e acessórios, é melhor costurar para que os patches não saiam.

Muitas lojas vendem patches de infinitas figuras e formas para você escolher aqueles que mais gosta para colar na sua calça predileta. É simples, fácil e econômico apostar nessa moda! Procure em lojas de costura e artesanato.


Há quem ame e odeie a calça com patches. Resta a você decidir se aposta ou não nessa tendência antiga que voltou a todo vapor. Diga pra gente o que achou nos comentários e, se quiser usar, manda bala! O que importa é se sentir bem! Até a próxima! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *