As peças de crochê estão em alta, e uma das opções é o bolero de crochê. A peça estilo casaquinho é uma opção de sobreposição, e ganha ainda mais charme por ser feito através do trabalho artesanal.
Para quem está em busca de modelos diferentes de boleros, passo a passo, e até dicas de como usar bolero de crochê no look, o post tem várias ideias e dicas. Então, é só seguir a leitura e conhecer um pouco mais desse estilo de peça.
Diferença entre bolero e colete
Tanto o bolero como o colete são terceiras peças no look, e ótimas composições para dar um up até mesmo no look básico.
E apesar de as duas peças serem bem parecidas, há diferença entre ambas e vamos a uma explicação da diferença entre boleto e colete.
- Bolero: o bolero é uma peça mais curtinha, que geralmente fica na altura dos seios. A peça pode ou não ter mangas.
- Colete: no geral, o colete não tem mangas, e o comprimento vai até a altura do quadril ou pode ser mais longo.
Modelos de bolero de crochê
Quadrado
Há diversos modelos e formatos de boleros de crochê, e uma das opções é o modelo quadrado.
Esse tipo de peça tem um formato mais simples, e é uma ótima opção para quem está querendo começar com as peças de crochê.
Para fazer o bolero de crochê quadrado, os pontos podem ser bem variados, afinal o formato da peça permite diferentes estilos de pontos.


Redondo
Uma variação de formato e que costuma ser muito usada é o formato de bolero redondo.
A peça segue o estilo de um tapete redondo de crochê, mas com abertura nos braços, o que caracteriza a peça por ser sem manga.
Outra característica do bolero de crochê redondo é a gola, que é formada por conta do formato, que gera um caimento e a formação dessa camada.


Com franja
Entre as opções e características de boleros, uma opção são os modelos com franjas.
As franjas fizeram parte da moda dos anos 70, e voltaram com tudo. A influência das franjas na peça de crochê valoriza ainda mais, e traz um toque de moda para o bolero de crochê.
Entre as opções de modelos com franjas, vale apostar nas franjas mais curtinhas, ou até mesmo nos modelos com franjas mais alongadas.


Ponto abacaxi
O ponto abacaxi é um clássico do crochê, e é um tipo de ponto unânime entre diferentes tipos e estilos de peças, e claro que pode ser uma opção para o bolerinho de crochê.
Esse tipo de ponto pode ser usado em meio a outros pontos e desenhos, ou ser uma opção usada em toda a peça, o que dá mais destaque ao estilo de ponto usado para confeccionar a peça.


Ponto segredo
Outro ponto de crochê bem conhecido é ponto segredo. Esse tipo de ponto é bem parecido com pequenas argolas que se juntam e dão forma a peça.
O ponto segredo no bolero de crochê é uma ótima escolha para quem quer deixar a sobreposição mais levinha e ideal para dias quentes, afinal o ponto é aberto e mais leve.



De grampo
O crochê de grampo é uma técnica bem diferente dos outros pontos de crochê, e isso valoriza muito o modelo.
Os pontos são feitos na horizontal e são abertinhos. O estilo deixa a peça mais leve e é ideal para o bolero de crochê com um estilo mais soltinho e despojado.
Esse tipo de ponto pode ser mesclado com outras opções, o que valoriza a peça e deixa o trabalho artesanal com mais riqueza de detalhes.


Hexágono
O estilo hexágono é umas opções de modelos e costuma aparecer no estilo do ponto, que segue uma linha diagonal.
A forma de hexágono é feita através da união dos pontos, que tende ao formato de seis lados.
O ponto usado no bolero de crochê de hexágono costuma ser um mix de pontos abertos e fechados, e que compõem toda a peça.


Comprido / longo
É bem comum a confusão com esse comprimento, já que o bolero tende a ser uma peça mais curtinha, mas a verdade é que existe essa opção também, apesar de ser menos comum.
O bolero de crochê longo, deve ter as costas mais curtas, para caracterizar a peça como um bolero, e esse comprimento é o que vai definir a peça e dar um estilo bem diferenciado do bolero tradicional.

Com manga longa
O bolero é um tipo de peça bem coringa para inovar, e uma das variações é o modelo com mangas longas.
Esse tipo de peça é ideal para colocar sobre uma blusa de frio, ou até mesmo para cobrir os ombros de fora em uma blusa sem mangas.
O estilo dos pontos de crochê podem ser mais abertos, ideal para dias quentes; ou fechados, o que deixa a peça mais quentinha para os dias com temperaturas mais amenas.


Irlandês
O ponto estilo irlandês é uma das possibilidades para o bolero de crochê e esse tipo de ponto é bem diferente dos pontos tradicionais do crochê.
O estilo é caracterizado por parecer renda e remeter a elementos naturais, como folhas, flores e arabescos.
O resultado desse ponto no bolero, é que a peça fica mais delicada e pode até ser uma opção para um look mais sofisticado.

Como usar bolero de crochê? Dicas de Looks
Com vestido
A combinação de bolero e vestido é perfeita!
Neste look a aposta foi por usar a sobreposição com um vestido floral, dando um toque a mais para a composição do look.
A escolha do look foi por um vestido floral e colorido, e para não carregar o visual, o bolero de crochê branco foi uma escolha neutra sobre a peça colorida.
Para alongar, a aposta foi pelas franjas no bolero, que seguem o mesmo sentido do vestido longo e fica em harmonia com o look.
Para quem está em busca de uma inspiração de look de festa, aqui a composição mostra uma opção para montar esse visual.
O vestido preto e sem mangas foi usado com um bolero de crochê preto e branco e ao estilo square (quadrados), e o resultado ficou super harmonioso.
As mangas 3/4 do bolero cobrem um tanto dos braços é uma opção para quem não quer deixar os ombros a mostra.
Mais fotos




Outros looks
Entre as propostas de look com bolero de crochê, esta composição é uma das inspirações para quem precisa de dicas de como usar a peça com calça jeans.
Na composição, a calça jeans foi usada com botinha por fora, e na parte de cima uma blusinha estampada. Para fugir do básico jeans e camisetinha, a sobreposição com bolero de crochê de grampo foi a aposta, e adicionou um detalhe importante e que valorizou o look.
Outra inspiração de como usar bolerinho é com shorts e blusinha. Neste caso, a estampa aparece no shorts, e a blusa branca ameniza o estampado do look.
Para adicionar uma sobreposição, a escolha foi pelo bolero sem mangas e de cor neutra, que valoriza o look com a inclusão da terceira peça.
Mais fotos





Como fazer passo a passo – Receita e Gráfico
Se você adorou os modelos e os looks com boleros de crochê, pode aproveitar as receitas e gráficos para fazer os próprios modelos de bolerinhos.
Ah, e ainda vale aproveitar os tutoriais e fazer as peças para vender e ganhar um dinheiro extra.



Já escolheu seu modelo preferido de bolero de crochê? Ah, e conta aqui nos comentários qual estilo de look você mais gosta com esse tipo de peça.
Os comentários estão desativados.