Mantilha de noiva – 30 modelos delicados para impressionar!

A mantilha de noiva está super em alta! Muito confundida com o véu tradicional, ela oferece uma proposta ainda mais romântica e delicada ao visual matrimonial feminino.

Apesar de ser uma peça bem antiga, surge nos dias de hoje como uma incrível opção de acessório para noivas, das clássicas às modernas.

noivas com mantilhas 1

Mantilhas podem ser usadas com diversos tipos de grinaldas ou sem qualquer complemento. Ficam bonitas em noivas de cabelos curtos, médios ou longos, realmente isso pouco importa.

Além disso, podem ser combinadas a muitos estilos de vestidos. Você pode usar ela com um vestido curto, midi, longo, com cauda, tomara que caia, mangas longas… há liberdade para criar esse look!

noivas com mantilhas 2

O que acha de descobrir o que é a mantilha, de fato, quais suas diferenças do véu, bem como os principais modelos?

Elaboramos um post repleto de dicas, informações e imagens de inspiração que vão ajudar você a preparar seu visual completo para o Grande Dia. Acompanhe agora mesmo ♥

O que é mantilha?

Muito se fala dos acessórios para as noivas, mas há muita gente que ainda não sabe o que é cada um, como por exemplo a mantilha. Você sabe, definitivamente, como ela é?

Bom, segundo especialistas no assunto, há indícios de que a origem da mantilha seja de Bruxelas. Ela se caracteriza por ser inteiramente bordada a mão – ou rendada.

noivas com mantilhas 3

Por ter todo esse bordado ou renda em seu comprimento, possui um peso maior do que o véu tradicional. Do mesmo modo, para que tenha um caimento melhor e uma fixação no look, deve ser presa rente ao rosto da noiva.

Já dá para perceber que trata-se de um acessório que chama bastante a atenção, não é mesmo? Afinal, tem uma beleza sem igual, é extremamente delicado e ornamental.

  Vestido de noiva de renda – 40 modelos delicados e charmosos!

noivas com mantilhas 4

Dessa forma, é muito mais indicado para usar com vestidos que não tenham tanto detalhe. Ou seja, aqueles que sejam mais discretos, clássicos e com modelagens simples.

Há dois principais comprimentos de mantilhas: longos, que são os mais usados, e os de ponta de dedo, menos procurado, mas que renova totalmente o visual da noiva.

Na história, a mantilha é conhecida por ser um item de “família”. É passada de geração para geração durante anos e anos, como se fosse um símbolo.

noivas com mantilhas

Diferente do véu de noiva

Importante dizer que a mantilha pode ser considerada por muitos uma espécie de véu. No entanto, sua característica técnica artesanal, os tecidos utilizados e a sua história não permitem que sejam assemelhados.

O véu de noiva, diferentemente das mantilhas, é confeccionado em tule, que é um tecido leve, todo furadinho, proporcionando leveza e fluidez. Então não são nada pesados.

Noiva com coque baixo
Noiva com coque baixo

Um fator que diferencia também é a sua versatilidade. Os véus de noiva combinam muito mais facilmente com qualquer tipo de vestido. Podem ser vestidos com detalhes, simples, clássicos, modernos, etc.

A maioria dos véus são básicos e não tem desenhos ou bordados. Mas você pode encontrar por aí algumas peças que contêm rendas nas bordas.

Mantilha com bordado e com renda
A noiva pode optar por não usar grinaldas

A saber, os tamanhos também se diversificam, além do médio e longo, como as mantilhas, surgem em modelos curtinhos, para noivas modernas e jovens.

Outro modelo é o véu amantilhado. Trata-se de uma mantilha, mas feita em tule, assim como os véus tradicionais. Ela tem uma barra larga de renda no entorno de todo o tecido.

Ensaio de noiva com mantilha
Ensaio de noiva fica lindo com esse acessório

Fotos e modelos de mantilha de noiva

Entendeu o que são as mantilhas, de fato? Então agora você poderá conhecer os diversos modelos e os looks de noivas com cada um deles!

Existem muitos e muitos tipos de mantilhas que você pode usar junto com o seu vestido de noiva. É um mais lindo do que outro.

  Penteados para noivas: 74 inspirações para você se apaixonar!

Os bordados são diferentes uns dos outros, principalmente se tratando dos modelos artesanais. Atualmente há modelos que são feitos por máquinas, mas os mais tradicionais são bordados manualmente.

Bela mantilha para cerimônia de casamento
Bela mantilha para cerimônia de casamento

Veja como é a colocação convencional da mantilha acima ↑

Como falamos anteriormente, ela deve ser colocada rente ao rosto por conta de seu peso. Além disso, é presa no topo da cabeça, podendo ser com a ajuda de uma grinalda ou apenas com algum grampo comum.

Ela tem um caimento super delicado e fluido apesar de ser pesada. Por isso está sendo tão buscada por noivas das atuais gerações.

Noiva com vestido rendado com mantilha
Vestido de noiva rendado

O uso mais indicado é com vestidos mais simples e sem muitos detalhes. Porém, há noivas que preferem escolher modelitos mais chamativos mesmo assim.

Segundo especialistas, pode ser um acerto combinar a renda dos véus amantilhados com a renda dos vestidos. Você cria um sentido de unidade e não gera aquele resultado “brega”, como é comum pensar.

noiva com véu amantilhado bordado
Mantilha bordada com vestido também bordado

Use com tiara ou coroa

As grinaldas mais famosas entre as noivas são a tiara ou a coroa. E elas ficam lindíssimas quando são combinadas às mantilhas ou aos véus amantilhados.

Como as mantilhas são fixadas no topo do penteado, podem ser finalizadas com a colocação de uma coroa ou tiara combinando com o estilo que deseja.

Lembrando que há coroas e tiaras para todos os gostos. Você pode achar um modelo discreto, simples, mais deslumbrante, etc.

Temos um post super especial aqui no Tudo com Moda sobre os principais modelos de acessórios para noivas. Que tal ler agora? → Grinalda – O que é? + 60 modelos espetaculares para noivas!

Noiva deslumbrante com tiara e mantilha
Noiva deslumbrante com tiara e mantilha

Quando a mantilha é colocada sem o auxílio de nenhuma grinalda, o visual da noiva tende a ficar mais limpo e discreto.

Pode ser uma boa para noivas minimalistas, que gostam de um look mais simples e não querem nada muito cheio de detalhes.

Nesse caso também fica bacana usar um vestido liso e básico.

  Tiara de noiva – 60 modelos incríveis para usar no casamento!
Noiva básica com o véu amantilhado todo bordado
Noiva básica com o véu amantilhado todo bordado

Aqui também postamos um artigo que mostra detalhadamente os modelos de véus e como eles podem complementar os looks. Leia agora mesmo → Véu de noiva – Como usar? + 10 tipos e modelos diferentes!

Bom, você já conheceu as principais características das mantilhas. Agora fique com uma seleção incrível de modelos e looks de noivas lindíssima para se inspirar!

Noiva usando mantilha para o casamento
Mantilha toda bordada na barra com vestido tomara que caia
Noiva usando mantilha no seu look para o casamento
Vestido off-white com véu amantilhado rendado longo
detalhe fixado no topo do penteado da noiva
Veja como esse detalhe é fixado no topo do penteado da noiva
Tiara brilhante com mantilha
Tiara brilhante com véu amantilhado
Vestido de noiva ombro a ombro com linda mantilha bordada
Vestido de noiva ombro a ombro com linda mantilha bordada
véu comprimento de ponta de dedo
Mantilha com bordado na borda em comprimento de ponta de dedo
Noiva de mantilha na cerimônia de casamento
O bordado pode surgir no meio da peça também
Noiva com visual delicado
Noiva com visual delicado
Combinação de flores e renda no visual da noiva
Combinação de flores e renda no visual da noiva
Noiva clássica com detalhes em renda
Noiva clássica com detalhes em renda
Visual chamativo de noiva
Vestido todo detalhado com grinalda
Penteado finalizado com grinalda atrás da cabeça da noiva
Penteado finalizado com grinalda atrás da cabeça da noiv
Noiva clássica
Mantilha tradicional para noivas clássicas
Vestido de noiva sereia
Vestido de noiva sereia
Mantilha diferente com bordado e pedrarias
Mantilha diferente com bordado e pedrarias
Outra forma de colocar o véu amantilhado na noiva
Outra forma de colocar o véu amantilhado na noiva
Mantilha com caimento lindo na noiva
Mantilha com caimento lindo na noiva
Vestido de noiva ombro a ombro com mantilha delicada
Vestido de noiva ombro a ombro com mantilha delicada
O bordado delicado no acessório da noiva
O bordado delicado no acessório da noiva
Vestido em cetim com mantilha toda bordada
Vestido em cetim com mantilha toda bordada
Vestido de manga longa para noiva com grinalda e mantilha
Vestido de manga longa para noiva com grinalda
Vestido de alcinha para noiva
Vestido de alcinha para noiva

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

Que a mantilha é linda e inspiradora ninguém tem dúvida. Mas onde será que a noiva pode encontrar peças prontas para comprar e, mais, por um preço que caiba no bolso?

Bom, os valores das mantilhas variam muito de confecção para confecção, de loja para loja e dependem também dos detalhes que compõem as peças.

 

Selecionamos 5 opções de mantilhas, de diferentes lojas online e com visuais variados para você conhecer e começar sua pesquisa:

Veja que os preços variam de acordo com cada modelo e cada loja. Os valores também se modificam conforme o tipo de confecção, assim como as qualidades dor bordados e das rendas utilizadas.


E então, o que achou de nosso post sobre mantilha de noiva? Entendeu realmente qual é a diferença dela para o tradicional véu? Tem alguma dúvida? Mande para a gente!

Aproveite para ler outros artigos para ajudar você nos preparativos do Grande Dia:

Vestido de noiva simples – 75 modelos lindos e românticos!

50 unhas para casamento (para noivas, madrinhas e convidadas)

Penteados para noivas: 74 inspirações para você se apaixonar!

Volte mais vezes para conferir tudo sobre o universo da moda. Até uma próxima ♥


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *