Véu de noiva – Como usar? + 10 tipos e modelos diferentes!

O véu de noiva é um acessório que completa o visual para o grande dia, e além de ser tão tradicional, esse item vem de culturas antigas com fortes significados.

Algumas culturas acreditavam que o véu era símbolo da pureza da noiva, representando a virgindade da mulher que subia ao altar. Outras culturas acreditavam que esse acessório simbolizava a nobreza e riqueza da família, sendo assim, quanto maior o véu, maior era a riqueza da família. E também tiveram culturas que acreditavam que o véu cobrindo o rosto da noiva era uma forma de proteção contra mau olhado de outros pretendentes, assim o véu só era levantado no momento do sim e diante do noivo.

Atualmente, esses significados podem não estar mais ligados a essa tradição de usar o véu, mas a verdade é que o acessório pode trazer delicadeza a noiva, e por isso, continua sendo uma peça chave para o grande dia.

E se você ainda está em dúvidas para escolher o modelo de véu de noiva ideal para o casamento, trouxemos dicas de modelos, maneiras de usar e combinar com penteados, e uma seleção de lojas para comprar o véu.

véu de noiva

Tipos de véu de noiva

Quando o assunto é a composição dos acessórios da noiva, o véu entra entre os queridinhos e que costuma aparecer na maioria dos casamentos. Mas se você está prestes a subir no altar e ainda não conhece os tipos de véus, é hora de ver os diferentes modelos para ajudar na decisão de qual versão você vai usar no grande dia.

Curto

Véu ombro

noiva com véu curto
O modelo fica na altura dos ombros

Para quem procura por modelos de véu de noiva que tenham tamanho curto, uma das inspirações é o véu ombro.

Como o próprio nome já diz, essa versão fica na altura dos ombros e combina bastante com casamentos diurnos e mais simples. Além disso, também é uma opção perfeita para usar com vestido tomara que caia, uma vez que a altura do véu poderia sobrecarregar as mangas do vestido de noiva.

Voilette

noiva com véu curto e vintage
O acessório traz um ar vintage a noiva

O voilette é um estilo bem diferenciado de véu curto para noivas, e é uma espécie de tela quem cobre parte do rosto.

Esse acessório para noiva é um item que fez bastante sucesso entre as atrizes hollywoodianas nas décadas de 40 e 50, e continua sendo uma opção para adicionar um detalhe vintage ao estilo da noiva.

O voilette é um acessório que traz além da tela, mas também pode estar complementado por plumas e pedrarias, que ajudam a fixar o acessório no cabelo da noiva.

Médio

Véu ponta de dedo

noiva com véu médio
O véu ponta de dedo tem comprimento médio

Entre as opções de véu médio, o modelo ponta de dedo é uma das versões que fica na altura da cintura ou um pouquinho para baixo, lembrando a ideia de ficar na altura das pontas dos dedos das mãos, por isso o nome dado a esse comprimento de véu.

Essa versão média é uma opção perfeita e curinga para diferentes estilos e horários de cerimônias, sendo uma opção mais leve que os longos e também muito elegante.

Véu cotovelo

noiva com véu médio cotovelo

Outro estilo de véu médio para usar na cerimônia é o modelo de véu cotovelo, uma versão, que como o próprio nome indica, fica na altura dos cotovelos da noiva.

Esse modelo pode ser usado sobre o penteado ou abaixo dele, mas a ideia é que fique sempre na altura dos cotovelos, passando a proposta de leveza e combinando com vestidos retos e mais simples.

Longo

Véu capela

noiva com véu longo com renda
O modelo costuma ser um pouco mais longo que o vestido

O modelo capela é uma das opções que compõem o grupo de véus longos, e nesse caso o modelo costuma ficar um pouco além do vestido da noiva, sendo uns 15 cm mais longos que o vestido.

Assim, esse estilo pode ser usado com vestidos retos ou até mesmo modelos com cauda curta, e tendo uma extensão do véu que se destaca no visual.

Véu catedral

noiva com véu catedral longo
O modelo catedral é uma versão bem longa e clássica

Para quem não dispensa um véu bem longo, o modelo catedral é a escolha certa para se estender ao longo do caminho que a noiva percorre.

Esse modelo costuma ter no mínimo 2,5 m de comprimento, e por isso se estende ao longo do caminho da noiva e é uma aposta com um estilo bastante tradicional e marcante, combinando com diferentes estilos de vestidos e com casamentos mais clássicos.

Duas Camadas

véu longo duas camadas
O modelo é um véu longo com duas camadas e renda nas bordas

Como o próprio nome já diz, essa é uma versão composta por 2 camadas, sendo uma mais curta que a outra.

Esse estilo costuma estar bastante presente nos véus longos, sendo uma camada mais curta e a outra bem longa, realçando as camadas; mas o modelo também pode aparecer em opções de véu médio.

Com renda

noiva com véu com renda curto
O modelo com renda nas bordas é uma versão de duas camadas

Entre os estilos de véu de noiva, uma das variações é o modelo com rendas na borda, trazendo um estilo clássico e bastante elegante a noiva.

O véu com renda é diferente da mantilha, uma vez que essa costuma ser longa e tem um ar mais pesado; já o véu é uma opção de tule leve e que traz uma renda delicada nas bordas para combinar com a proposta mais leve do acessório, que pode ser curto, médio ou longo.

Com brilho

noiva com véu com brilho
O véu é delicado e traz pontinho delicados de brilho

O casamento é um dia bastante especial para a noiva e a oportunidade de brilhar um pouquinho mais pode aparecer através do véu, que pode trazer pontinhos de brilho e dar mais destaque ao visual.

O modelo com brilho combina perfeitamente com cerimônias noturnas, dando destaque a noiva e sendo uma proposta um pouco mais moderna para o uso de um acessório tão tradicional.

Véu blush

noiva com véu blush cobrindo o rosto

Este modelo é conhecido por ter comprimento na altura dos cotovelos e cobrir o rosto da noiva.

O modelo blush costuma ser uma versão com uma única camada e ter sido bastante leve e delicado, de modo a cobrir o rosto da noiva com sutileza.

O modelo ainda remete a um estilo bastante tradicional e que combina com cerimônias clássicas, trazendo um momento único em que o noivo levanta o véu.

Fotos e dicas de como usar véu de noiva

Penteado solto com véu

noiva com coroa de flores e véu longo

O clássico ditado “casou de véu e grinalda” é uma referência que cabe bem a esta proposta, uma vez que a grinalda tem como significado o acessório complementar ao véu, e neste caso esse acessório é uma coroa de flores.

Como proposta para usar um penteado solto com véu, a ideia aqui traz uma inspiração incrível para usar véu de noiva em um casamento no campo ou ao ar livre.

Na proposta, a noiva usa penteado com cachos mais leves e cabelo solto, ganhando o destaque da coroa de flores naturais e o início do véu longo, complementando o visual simples e romântico.

 

noiva de cabelo cacheado solto e véu
A noiva de cabelo cacheado usou os fios soltos com um véu longo
noiva com penteado solto e véu com brilho
Na proposta, o cabelo foi usado solto e com cachos e ganhou o acréscimo de um véu com brilho do próprio tecido
véu para noiva de cabelo curto
O voilette delicado foi a escolha para usar com o cabelo curto e solto
noiva com penteado solto lateral e véu
O penteado traz o cabelo solto e de lado e o véu de tule como complemento
noiva com cabelo solto e véu simples
O penteado solto traz cachos leves e o véu no topo da cabeça
noiva com cabelo solto e véu sobre o rosto
O cabelo solto e com ondas marcadas foi usado de lado e com um véu blush, encobrindo o rosto
noiva com cabelo curto e véu
O penteado de noiva de cabelo curto ganhou como acessório a voilette com plumas brancas

penteado de noiva solto com véu

Penteado semi preso com véu

noiva com véu longo e cabelo médio

Há muitas possibilidades e estilos de penteados para noivas com véu, e uma das inspirações é esta ideia que traz um penteado semi preso ao cabelo médio.

Na proposta, o penteado traz os fios com cachos mais soltos e parte do cabelo preso no estilo semi preso, com o acréscimo de flores na parte de trás e que dão início ao véu longo e com renda nas bordas.

Assim, o penteado mais leve e estilo princesa combina com o véu clássico e tradicional.

 

penteado semi preso com véu para casamento ao ar livre
Para o casamento ao ar livre, o penteado semi preso ganhou uma orquídea e véu longo

noiva com véu de tule e flores no cabelo

noiva com penteado semi preso e véu
O penteado semi preso ganhou o acréscimo de um acessório de cabelo próximo ao véu
penteado de noiva simples com véu
O penteado simples e leve combina com casamentos durante o dia
noiva com penteado princesa e véu
O penteado mais simples traz um arranjo de flores na parte de trás e o início do véu com renda
noiva de cabelo cacheado e véu longo
A noiva de cabelo cacheado apostou no semi preso com coroa
penteado semi preso com véu médio
O penteado semi preso traz uma tiara delicada e véu médio
noiva com penteado semi preso e véu longo
O penteado de noiva é uma versão semi preso com cachos no comprimento

Penteado preso com véu

noiva com coque e véu longo

Se a ideia é investir em um visual mais clássico de noiva, o penteado preso e com coque é uma das propostas perfeitas para ser usado com véu de noiva, como mostra esta inspiração usada pela atriz Camila Queiroz.

A atriz apostou em um penteado com coque mais baixo e estilo mais leve, garantindo o visual perfeito para um casamento durante o dia e ao final da tarde.

Assim, o penteado preso e com coque baixo permite o acréscimo do véu sobre o coque, dando um estilo clássico ao visual e sendo uma proposta atemporal.

 

noiva com véu longo e acessório de cabelo
O penteado preso traz um acessório de cabelo com flores
noiva com coque baixo e véu
O véu foi usado sob o coque baixo e com estilo despojado
penteado de noiva preso com mantilha
O penteado traz coque baixo
penteado preso com tiara e véu
O penteado preso traz o acréscimo de uma tiara e véu blush
noiva com penteado preso e véu blush
Para usar o véu blush, a aposta foi pelo penteado clássico e com coque
noiva com penteado preso e véu
O penteado clássico traz um coque alto e formal e com o véu saindo do topo da cabeça
noiva com penteado preso e véu duas camadas
O véu médio de duas camadas foi usado sobre o coque
noiva com penteado preso e véu bordado com pérolas
O penteado de noiva é uma proposta mais leve e com o acréscimo de um véu blush bordado com pérolas

Véu de noiva com tiara

noiva com tiara delicada e véu

Há muitas inspirações de penteados e acessórios de cabelo para combinar com o véu de noiva, e uma das propostas é essa ideia de penteado lateral e com estilo mais leve, que combina bastante com casamentos durante o dia e ao ar livre.

Na proposta, o penteado é uma versão com cachos soltos no comprimento e que traz o estilo semi preso ao cabelo usado de lado. A tiara de noiva delicada entra como um acréscimo do penteado e dá um ar mais romântico ao visual, combinando com o véu simples e leve.

 

noiva com cabelo com tiara e véu delicado
A tiara é um complemento delicado para o visual da noiva
noiva com tiara delicada e véu longo
A noiva clássica apostou no penteado preso com tiara, e no véu volumoso e longo
noiva de cabelo cacheado com tiara e véu
A tiara se destacou no cabelo cacheado e preso
noiva com penteado semi preso e tiara
O penteado traz o visual semi preso com tiara e véu com renda
penteado de noiva preso com tiara e véu
O penteado preso ganhou o acréscimo da tiara

noiva com véu de renda e tiara no cabelo

noiva com tiara e véu cobrindo o rosto
A tiara ajuda a segurar o véu blush
penteado de noiva com véu para casamento ao ar livre
A tiara foi usada sobre o véu blush

Véu de noiva com coroa

noiva com penteado preso e coroa

Para as noivas com estilo clássico, a ideia de usar o mix de coroa de noiva com véu é uma aposta certeira para trazer o visual clássico e tradicional.

Como ideia para esse visual, a proposta aqui traz um penteado preso e com uma coroa no topo da cabeça, que ajuda a segurar o véu delicado e com estilo tradicional.

A composição garante a noiva um estilo bastante clássico e que combina com casamentos mais tradicionais.

 

noiva clássica com coroa e véu
O véu volumoso sai do topo da cabeça e logo atrás da coroa
penteado de noiva simples para usar com coroa e véu volumoso
A noiva apostou no visual de cabelo solto com coroa e véu volumoso

penteado de noiva com coroa e véu

noiva com coque e coroa
O mix de coroa e véu foi usado com o penteado de coque baixo
noiva com penteado preso e véu longo
O penteado preso combina com o visual mais clássico da noiva
noiva com coroa e véu volumoso
A coroa delicada combina com o véu volumoso
noiva com coroa e véu longo
O penteado de noiva traz uma coroa e véu longo
noiva com coroa e véu longo
O visual tradicional, traz uma coroa delicada e véu longo de tule

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

Se você já está nos preparativos para o grande dia, mas ainda não garantiu o véu de noiva, separamos dicas de lojas online para comprar esse acessório e complementar o visual para viver esse dia especial.

Elo 7

modelos e lojas para comprar véu de noiva

Links para comprar: Véu longo e simples / Longo e com 2 camadas

lojas e preços para véu de noiva

Links para comprar: Voilette / Poá

Mercado Livre

onde comprar véu de noiva

Links para comprar: Simples / Com pente

modelos e preços de véu de noiva

Links para comprar: Com pérolas / Curto e com pente

 

Gostou das dicas inspirações de como usar esse acessório para o grande dia? Conte-nos se você tem um modelo favorito e com qual sonha em subir ao altar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *