O estilo grunge surgiu na década de 90 para caracterizar quem curtia o estilo musical de mesmo nome, que nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Seattle. E esse modo de se vestir veio para chocar uma geração e perdura até os dias de hoje, com uma aceitação muuuito maior.
Conheça tudo sobre essa tendência, aqui, no Tudo com Moda!
O que é? Dicas!
O grunge foi um movimento de músicos adolescentes, no final dos anos 80, que queriam criar algo diferente do cenário da época, que era basicamente de muito glam e hard rock.
Eles criaram músicas com letras pesadas, recheadas de angústia e sarcasmo, e deixaram de lado a performance utilizada pelos rockeiros nas apresentações. Eles queriam ser eles mesmos para o público.
E foi essa visão natural e até desleixada que foi passada também para o estilo grunge de se vestir! Eles queriam mostrar que não se importavam nem um pouco com a opinião dos outros.
O visual grunge se caracteriza, principalmente, pelas camisetas básicas, camisas xadrez, calças rasgadas – que hoje chamamos de destroyed – e pelos tênis bem surrados (sobretudo os All Star) ou botas de couro.
As meninas costumam fazer um look mais produzido, com saias, meias calças e coletes, além de tingirem os cabelos de cores vivas e abusar de acessórios como as gargantilhas choker e óculos escuros, e makes com cores fortes.
Mais que o modo de se vestir super largado e com muitas referências reunidas num só look, o estilo grunge pede muita atitude. Caso contrário, as produções não terão credibilidade.
Peças básicas do estilo grunge
Quem segue a tendência grunge gosta muito de misturar texturas, estampas e peças variadas. Shorts por cima de meia calça, listras com xadrez e muitas sobreposições diferentes.
Vamos listar as peças que mais se destacam nesse estilo para que você conheça direitinho.
Calças rasgadas
As calças com rasgos começaram a fazer sucesso com a ascendência do Heavy Metal, mas começou a fazer muito mais a cabeça dos jovens quando o Grunge apareceu.
Um look desse estilo sem uma calça surrada e com um rasgo pelo menos não é reconhecido como “verídico”!
Você pode apostar em rasgos em bermudas e furos e cortes na meia calça.
Camisas xadrez de flanela
Essas, definitivamente, são as queridinhas desse estilo! Quem olha alguém na rua com uma camisa xadrez logo constata: é grunge. Se é de flanela então, não resta dúvidas!
Isso por que essa peça se tornou um símbolo do visual grunge. E o mais legal é que você consegue mesclar uma camisa xadrez com qualquer peça embaixo.
Você sabia que o uso das camisas de flanela não foi à toa? Elas eram opções quentinhas para aquecer do frio constante de Seattle, cidade natal do grunge.
Amarrar a camisa na cintura também é a cara da moda grunge. Note que não é uma questão de proteger contra o frio, é questão de estilo!
T-shirts surradas
Jaquetas jeans larguinhas
Sabe aquelas jaquetas vintage com a modelagem mais larga? Elas também são ótimas pedidas para criar um estilo grunge.
Que tal customizar uma jaqueta jeans com patches? Pode ser com o logo da sua banda grunge preferida, por exemplo.
As jaquetas mais largas com calças sequinhas deixam o look mais divertido e vintage.
Botas de couro
Os grunges herdaram o gosto pelas botas de couro dos metaleiros e costumar usá-las em diversos looks. Apesar do visual ser desleixado, as botas dão certa sofisticação.
E assim como as camisas de flanela, os coturnos e botas foram escolhidos para esse visual também por isolarem do frio e da umidade.
All Star
Esses tênis são os fieis companheiros dos meninos e meninas grunges! E não é aquele limpinho e cheiroso, não… Quanto mais surrados, melhor.
Houve uma moda de andar com All Star com o cadarço desamarrado nos anos 90. Isso deixava o look ainda mais desleixado, que era o que os jovens queriam.
Choker
Você deve saber que os choker estão super na moda, mas sabia que eles vêm lá na década de 90? Eles eram febre durante o surgimento do estilo grunge e muitas meninas se tornaram adeptas.
Suéteres despojados
Kurt Cobain vivia desfilando, até em seus shows, com suéteres com carinha de velho. Isso se tornou uma tendência desse estilo e pode ser usado com shorts, calças ou saias.
As toucas também eram muito usadas pelos grunges! As meninas também pode aderir com modelos mais soltinhos e femininos.
Óculos escuros
Mais uma vez os óculos redondos surgem em um estilo ligado ao rock and roll (veja aqui nosso post sobre óculos).
Eles são perfeitos para arrematar um look grunge descolado!
Saias e vestidos xadrez
Se você pensou que a estampa xadrez fica limitada às camisas flaneladas, está muito enganada.
As saias rodadas, podem ser mini ou maiores, e também em cintura alta, aparecem com essa estampa tão irreverente.
Uma t-shirt ou cropped ficam lindos com modelitos de saias xadrez. Por cima você pode ficar à vontade para colocar uma flanela da mesma estampa, uma jaqueta de couro ou mesmo jeans.
Veja que graça fica um look com referências grunge aliado a um vestidinho bem feminino com estampa xadrez!
Sobreposições
Ah, esse estilo te deixa fazer tudo o que você gostaria, mas não tinha coragem (rsrsr)! Aposte nas sobreposições para arrasar com um look grunge.
Camisetas, camisas, jaquetas, strappy bra, ponha tudo na parte de cima! E pode misturar estampas, que nada ficará over.
Uma dica bacana é sobrepor shorts em cima de meias calças rasgadinhas ou meias arrastão (que são a cara da moda grunge).
Por uma camiseta branca em cima de uma preta também fica legal!
Mais looks grunges
Todo o estilo da moda grunge não para por aí, não! Continue se inspirando com diversos looks criativos.
Gostaram de conhecer mais sobre o estilo grunge? Esse é só mais uma das modas que provêm de vertentes do rock and roll.
Para ficar ainda mais por dentro, confira uma matéria sobre roupas de rockeiras que fizemos aqui no Tudo com Moda!
Os comentários estão desativados.