Vestido e tênis: duas peças sempre presentes no closet. O vestido por ser a peça mais feminina e antiga do mercado da moda é obrigatório para quem quer se vestir bem. O tênis porque é básico, casual, confortável e peça fitness tradicional e também obrigatória. Unir essas duas tendências em um mesmo look, aparentemente tão diferentes, pode? A resposta é sim! Usar vestido com tênis permite a montagem de um look moderno, elegante, casual, básico e também super confortável.
Pode usar vestido com tênis?
Sim, sem problemas! Na verdade a regra geral da moda é: pode tudo. Mesmo peças aparentemente sem qualquer ligação podem ganhar uma bela combinação considerada não agradável por alguns mas com resultado bem bacana. O mais livre dos estilos é o street style – ou moda de rua, como quiser chamar – onde tudo é permitido e não tem qualquer ligação com a alta costura.
As primeiras a propagar a combinação vestido com tênis foram a Chanel e Dior na passarela. Vistas com estranheza acabaram caindo no gosto popular e hoje não é apenas uma combinação diferenciada como criativa e extravagante em alguns detalhes. Afinal, tênis é moda fitness e vestido é para quase tudo, mas na academia ainda não foi visto.
A proposta é simples: um visual confortável e casual. Nada de looks para festas, casamento, saída com os amigos. Talvez ir ao trabalho de vez em quando dependendo da profissão – jamais uma advogada no tribunal pode pensar em usar esta combinação – mas jamais em visual social, de gala ou semelhantes. Algumas de nossas leitoras ai vão discordar porque já viram famosas no tapete vermelho com o visual com tênis. Sim, mas chama-se irreverência e elas podem. As meras mortais devem tentar seguir a etiqueta do formal e informal.
Para as menos ousadas o tom sobre tom é uma proposta simples. Vestido com tênis da mesma forma não permite erros e é mais fácil de agradar ao visual no espelho.
Looks vestido com tênis
Estamos tratando de um visual despojado e que nem por isso deixa de ser lindo em sua simplicidade. O básico é evitar brilhos, pedrarias de qualquer tipo, tecidos finos demais e nada muito chique. Fique com o simples e ao mesmo tempo elegante e nada de visual de festa com tênis. Mesmo ele tendo migrado para um guarda roupa estiloso e saído um pouco da moda fitness ainda é uma peça casual demais para uma festa formal.
Casual
Há quem não abra mão do salto alto nem para um dia de compras de horas de caminhada. É nestes momentos de cansaço, pensando no conforto e praticidade que o tênis vem muito a calhar. Tanto indústria da moda como fabricantes sabem o quanto o calçado é confortável e por isso criou-se modelos exclusivamente para curtos passeios, com leve amortecedor e mais baixos que seu modelo de caminhada, corrida ou malhação. Há lindas peças pensando apenas em montar visuais para o dia a dia ideias para caminhadas de marcas como Nike, Adiddas, Rebook, Olympicos – esta anda investindo alto em moda nas últimas coleções – e até a Asics anda lançando modelos de duas cores e mais em alta para as não corredoras e amantes de tênis.
Para o dia a dia pense em combinações com vestidos de tecidos mais grossos, leves estampas, modelos curtos ou longo mas sempre de malharia ou afins. O tênis não deve ter amortecedor em destaque, são aquelas modelos bem rasteiros mesmo e baixinhos, quase um sapatênis. Aproveite a luz do sol para inovar no uso das cores com tênis colorido e pode ir tanto de cores nas roupas como neutras para os pés ganharem destaque.
Combinações que nunca vão falhar:
- tênis colorido com vestido de uma cor só
- vestido de renda com tênis branco
- qualquer vestido curto de malha com All Star
- vestido jeans com tênis
Jaqueta jeans é um toque especial e perfeito para a sua combinação de vestido com tênis
Tênis All Star foi feito para a moda casual. Lá nos anos 80 foi uma febre, voltou com tudo na década de 90 e desde então nunca deixou de ser um dos queridinhos de looks básicos. Ele foi fabricado pensando na moda jovem mesmo, tanto que nem possui amortecedores e não é indicado para corridas.
Look trabalho
Não se esqueça: depende muito da profissão. Algumas empresas e escritórios não permitem o visual despojado e o tênis deve ficar de fora. Mas para designers, publicitários – já conhecidos pela sua irreverencia no visual -, fotógrafos, jornalistas e afins pode tudo e é uma combinação super confortável para jornadas longas.
Combinações que nunca vão falhar:
- vestido preto com tênis preto e branco
- vestido com estampa e calçado de uma cor só
- tubinho de malha com tênis branco
Com vestidos estampados dê preferência a tênis de uma cor só e sem detalhes. Se puder usar calçados de uma das cores da estampa melhor ainda!
Para a balada
Na balada a regra é clara: pode tudo. Vale brilho, estamparias, micro vestidos e tudo o que te deixar à vontade e o melhor: o tênis dá o conforto necessário para longas horas longe de casa ou pulando em um show sem necessitar se equilibrar em um salto.
Ideias para combinar vestido com tênis
Com vestido longo
Quando o dia está quente aproveite o seu vestido floral com o melhor tênis para sair de casa. Uma dica simples é escolher a cor do sapato de acordo com a estampa do vestido para não errar. E quer dar um toque diferencial? Já que o tênis quebra a seriedade e romantismo do look vá de jaqueta também!
Tecidos fluidos e saias soltas de vestidos deixam o visual mais leve e despojado.
Com vestido preto longo pode ir de tênis da mesma cor ou um visual diferenciado com uma cor aberta.
Com vestido curto
Tênis e vestido de couro é uma tendência bem inglesa e combina com nosso clima ameno e inverno também.
A estampa animal print por si só já é conhecida pela irreverência e pode ser usada com esta tendência também.
Como escolher o tênis ideal para você
A compra de um tênis perfeito depende de diversos fatores. Por mais amados que sejam algumas pessoas simplesmente não conseguem calçar All Star porque incomodam muito. Antes de levar para casa o calçado primeiro analise se seu pé vai realmente se sentir confortável com ele ou terá danos ao longo do uso.
O principal é saber seu tipo de pisada para buscar um sapato adequado a ela. Os três tipos de pisada são: neutra, pronada e supinada. Na pisada neutra a pessoa começa a pisar com os dedos do pé e no geral desgasta o solado como um todo, de forma uniforme. Para este tipo quase todos os tênis se tornam confortáveis.
Quem tem a pisada pronada ao andar pisa-se primeiro com a ponta dos pés, o dedão, e depois o resto do corpo. Se a caminhada for longa ou você trabalha andando não deve usar tênis sem amortecimento e se possível o de cano médio para evitar virar o pé e dá maior estabilidade, evitando lesões. Já a supinada pisa-se com a parte externa do pé primeiro, do mindinho para dentro. São considerados sapatos ideais aqueles normais, sem diferenciais no amortecimento porque ajudam a pisar corretamente.
Para uso no dia a dia há lindos modelos e bem coloridos, mas observe atentamente como são construídos os tênis, se com amortecimento frontal, nenhum e se são realmente confortáveis. Comprar um número maior que o seu pode ser de grande ajuda porque nem todos possuem a mesma padronagem. E nada de usar vestido com tênis quando o sapato aperta a ponta dos pés. Em longo prazo pode causar até a perda da unha.
Os comentários estão desativados.