Como Dar Nó em Gravata – 23 Tutoriais Simples para Aprender de Vez!


Seja para um traje formal ou para adequar a um look casual, a gravata é um acessório certeiro e que não pode faltar no closet masculino. Esse adereço ornamenta muitas composições, sobretudo para ambientes requintados que pedem um visual mais elaborado – para uma festa, trabalho, casamentos, etc. Visto isso, é preciso saber como dar nó em gravata para usá-la corretamente, evitando uma aparência desleixada e desarmônica.

Parece complexo, mas com a prática você aprende a realizar essa tarefa com perfeição. Para ajudar na missão, separamos alguns tutoriais imperdíveis. Confira todos, treine bastante e veja como é simples deixar a gravata com um nó excelente!

Como dar nó em gravata
Como dar nó em gravata: 23 tutoriais simples e incríveis para você aprender de vez!

Como Dar Nó em Gravata: Passo a Passo Fácil

Começamos com os tipos mais convencionais para você pegar o jeito. Ao final, mostraremos uma lista com 18 tutoriais incríveis para você escolher o mais adequado para seu estilo. Perceba que não é algo complicado, é só seguir os guias e ir treinando para aprender definitivamente como dar nó em gravata passo a passo.

Antes disso, que tal conhecer os modelos de gravatas mais convencionais? Assim, fica mais fácil entender como dar nó em gravata!

Nó simples

É o mais clássico, utilizado em praticamente todos os trajes formais e o mais adequado para os colarinhos das camisas sociais. É um estilo mais cônico e alongado, deixando o nó estreito para gravatas finas (tipo a gravata slim) e largo em gravatas grossas.

  1. Posicione a gravata no corpo antes de fazer o nó;
  2. Por baixo do colarinho, cruze a parte larga sobre a parte estreita;
  3. Faça deslizar a parte larga sob a parte estreita.
  4. Envolva a parte larga sobre a parte estreita.
  5. Passa para cima a parte larga e por baixo da gravata coloque o índex no nó realizado. Retira o índex e deslize a parte larga da gravata na fivela.
  6. Mantenha a parta estreita. Tira delicadamente a parta larga para apertar a fivela. Ajuste o nó, e em seguida eleve até ao último botão do colarinho.
  7. Feito o nó, a parte estreita não deve ser visível e a extremidade da parte larga deve situar-se ao nível da cintura.
  8. Veja a foto para que o tutorial fique mais claro:
Como dar nó em gravata
Como dar nó em gravata – versão simples

Nó duplo

A peculiaridade desse tipo é uma segunda rotação, em que a parte larga é passada duas vezes ao redor da área estreita. Também é bastante usual e combina com qualquer composição.

  1.  Coloque a sua em volta do pescoço;
  2. As duas partes da gravata devem ser colocadas de forma assimétrica, com a parte larga mais longa em relação à parte estreita;
  3. Por baixo do colarinho, passe uma primeira vez a parte larga em volta da parte estreita (veja a fase 1 – 3 do nó simples);
  4. Passe em segunda vez a parte larga em volta da parte estreita;
  5. Coloque a parte larga voltada para cima por baixo da gravata e deslize-a pela fivela formada pela primeira ou segunda rotação;
  6. Por fim ajuste o nó, remonte e centralize ao meio do colarinho.
  7. Confira a imagem e aprenda como dar nó duplo em gravata passo a passo:
Nó duplo em gravata
Nó duplo em gravata

Nó Winsdor

Versão inglesa e ideal para eventos de gala. Uma versão volumosa indicada para colarinhos afastados, um pouco mais complexa e que demanda atenção do usuário, mas que dá para seguir tranquilamente.

  1. Mantenha o mesmo posicionamento do adereço no pescoço;
  2. Cruze a parte larga sobre a parte estreita da gravata. Mantenha o cruzamento e, ao lado, faça uma fivela subindo a parte larga sobre a gravata e rebaixe-a;
  3. Coloque a parte grande para o outro lado sob o cruzamento. Faça outra fivela subindo a parte larga sobre a gravata, deixando baixa;
  4.  Passe horizontalmente a parte larga pela frente da parte estreita;
  5. Passe verticalmente a parte larga sob a gravata, desamarrote e faça passar a parte larga na fivela;
  6. Mantenha a parta estreita, puxe delicadamente sobre a parte larga para apertar a gravata, centro o nó ao alto e ao meio do colarinho;
  7. Veja só como seguir esses passos:
Como dar nó em gravata
Como dar nó em gravata – versão Windsor

Nó pequeno

O nó pequeno é indicado para gravatas espessas ou com colarinho apertado. É bem simples e discreto, ideal para visuais formais e casuais. Veja a imagem e confira o tutorial:

Como dar nó pequeno em gravata
Como dar nó pequeno em gravata
  1. Ponha a gravata no lugar e vire a parte larga em 180° (conforme mostra a imagem).  A parta larga deve ser mais comprida que a parte estreita;
  2. Por baixo do colarinho, leve a parte larga por baixo da parte estreita;
  3. Em seguida, passe a parte larga por cima da parte estreita;
  4. Mantenha a fivela passando a parte larga para cima, desamarrote a parte larga e deslize-a pela fivela;
  5. Ajuste o nó com a gravata e remonte para finalizar.

Nó borboleta

O nó borboleta é indicado para camisa branca com colarinho partido, combinado com um terno preto ou em outra cor sóbria – como o cinza. É uma boa versão para looks casuais também, para deixar o visual mais descolado. Confira o passo a passo:

Como dar nó em gravata
Como dar nó em gravata – versão borboleta
  1. Posicione a gravata no pescoço com a parte esquerda mais baixa que a direita;
  2. Cruze em volta do pescoço a parte larga na parte mais curta;
  3. Deslize a parte longa para cima sob a borboleta;
  4. Forma as duas asas da borboleta dobrando horizontalmente a parte mais curta;
  5. Passe a parte longa para frente do nó em formação;
  6. Esconda a parte longa por baixo da parte dobrada;
  7. Ajuste a borboleta puxando pelas duas asas para finalizar.

Para um ajuste perfeito, o nó borboleta deve ficar mais ou menos equivalente à distância entre o centro dos olhos.

Fonte dos tutoriais: tieknot.com

Como dar nó em gravata
Conforme você treina, fica mais fácil dar nós perfeitos e adequados

18 maneiras simples e incríveis!

Depois desses guias simples e explicativos, confira um tutorial com 18 maneiras de dar nó em gravata e o grau de dificuldade de cada versão. O esquema foi montado pelo site gringo Real Men, Real Style e traduzido pelo Almanaque SOS.

no-gravata-sossolteiro

Comece pelo nó simples e vá praticando outros tipos para verificar o que mais se adapta ao seu estilo. Aprender a como dar nó em gravata não é difícil e você pode fazer isso sozinho, evitando aqueles momentos de perrengue quando não há ninguém para ajudar. Para que fique tudo esclarecido, assista ao vídeo e tire todas as suas dúvidas:


Com tantos tutoriais incríveis, com certeza você aprenderá como dar nó em gravata perfeitamente. Veja como faz toda a diferença no visual uma gravata bem colocada:

Aproveite e confira nossos posts relativos ao assunto para saber mais sobre esse acessório, temos artigos sobre a gravata slim, o estilo esporte fino masculino, como usar terno de várias maneiras, gravata no look feminino, entre muitos outros.

Continue navegando no portal e não perca nenhuma dica. Gostou do post? Comente e compartilhe. Boa sorte e até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *