Gravatas são acessórios versáteis que, embora façam parte do traje social, podem ser utilizadas sem problemas em um look casual. Não é à toa que esse item passou por muitas transformações, tanto que hoje em dia podemos encontrar vários modelos de gravatas, para rapazes de todos os estilos. Que tal, então, saber um pouco mais sobre elas? É só acompanhar o post!
Todo homem dever ter pelo menos um par de gravatas em seu guarda roupa, já que essa peça pode fazer toda a diferença no visual, do formal ao casual.
A gravata nunca sai de moda e sempre será tendência no look de qualquer rapaz. Portanto, esqueça esse papo de que o acessório é exclusivo de executivos ou para ocasiões especiais. Dá para usar sempre e ficar ainda mais bonito e charmoso.
Tipos e Nomes de Gravatas
Atualmente, existem 4 modelos de gravatas, cada um com suas características e peculiaridades.
Standard
Como o próprio nome diz, o modelo de gravata standard é o tradicional/padrão. É mais larga e originalmente feita de seda, ideal para um look clássico e para todas as ocasiões. Caras de diferentes idades e tipos físicos podem usar a standard sem medo, ela é bem versátil e fácil de combinar.
Onde usar? Em eventos tradicionais: como casamentos, cerimoniais, formatura, entre outros similares.
Slim
Modelos de gravatas slim estão na moda e caíram no gosto dos jovens. O nome também já diz tudo sobre esse tipo: tem corte mais fino, moderno e despojado. Indicado para caras magros, já que os gordinhos e fortões ficam com o visual desequilibrado com a gravata slim, parecendo um risco no meio do peito – muitos estilistas não indicam.
Onde usar? Em situações descontraídas e não necessariamente com camisa ou terno. Pode ser combinada com camisa xadrez, calça chino ou jeans, entre outros looks alternativos e ousados.
Já falamos da gravata slim neste post. Dê uma olhada e saiba tudo!
Borboleta
Gravata borboleta também é clássica e muito conhecida, ideal para trajes de gala e ocasiões especiais. É versátil e democrática, e como tudo na moda se reinventa, muitos jovens vão além e usam este tipo no look casual. Alguns ficam bem originais, outros com gosto duvidoso, mas tudo depende da combinação.
Onde usar? Ambientes chiques e eventos formais específicos.
Temos um post específico sobre gravata borboleta. Confira aqui!
Ponta Reta
Muita gente estranha a gravata de ponta reta. De fato, ela não é popular, por isso passou muito tempo sumida do mercado. Atualmente, porém, alguns stylists têm trazido este acessório de volta à tona. Entre suas características, estão o tecido de tricô e o formato fino, parecido com o da slim.
Combina com camisas lisas, camisas xadrez e um look que dispensa o uso do terno. Para os gordinhos, existem modelos de gravata ponta reta mais largos, que combinam melhor com o biotipo.
Onde usar? Reunião de trabalho, ocasiões informais.
Como usar e Combinar Modelos de Gravatas Diferentes
A cor é considerada o ponto principal de uma gravata, o que mais chama atenção – bem óbvio, não é? Por isso, é essencial ter bom senso na hora de escolher o tom de gravata ideal para cada ocasião.
Outra dica de ouro é quanto à textura, estampa e formato. O exagero nunca é bom, por mais que você ame looks ousados. No caso dos modelos de gravatas, fica ainda mais evidente e te leva mais ao erro do que acerto.
Especialistas revelam que gravatas com estampas em excesso e desproporcionais deixam o visual poluído e prejudicam qualquer look.
Mais dicas para usar e combinar modelos de gravatas:
- A camisa deve ser sempre em um tom mais claro que a gravata. Tem cara que não liga pra isso e faz seu próprio estilo, mas daí vai de você quebrar ou não o padrão deixando seu visual bonito.
- Tente deixar a combinação proporcional considerando cor, textura e estampa, tanto em um look casual e alternativo quanto em um formal.
- Camisa branca e azul lisas são peças chave que caem bem com praticamente todos os modelos de gravata! Na dúvida, escolha esses tipos.
Agora, veja dicas para cada ocasião:
- Casamento: Prefira gravatas clássicas e com cores discretas. Atente-se ao convite e, na dúvida, fale com os noivos.
- Traje de gala: A gravata borboleta é sempre a alternativa nesses eventos. Não tente ousar e chamar atenção com tipos moderninhos.
- Look alternativo e casual: Gravata borboleta em texturas diferentes, gravata slim e até a de ponta reta, dependendo da ocasião.
- Dia a dia e trabalho: Modelos de gravata discretos. Cores escuras e tradicionais não tem erro.
- Jantares: Se for um jantar de negócios, prefira algo conservador e clássico. Já com amigos ou romântico, varie nos tons médios e até cores quentes.
Para se inspirar, confira alguns looks incríveis!
Quem disse que as mulheres não podem usar gravata? Veja nosso post específico sobre gravata feminina!
Depois de ler o post, aposto que você ficou louco para ter pelo menos um desses modelos de gravatas. Faça o teste e complemente seu estilo com um acessório que faz toda a diferença no visual! Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Até mais!