Desde seu surgimento nos tempos da Primeira e Segunda Guerra Mundial, o corte de cabelo militar virou parte do estilo masculino graças a sua praticidade e discrição. Este é um corte clássico que garante ao homem um visual másculo, destacando suas feições e dando um toque mais clean à sua aparência.
Em sua origem, o corte militar consistia em passar a máquina nas laterais e deixar o topo mais alto, uma forma simples de aparar os fios em tempos complicados. Apesar de não ter sido pensado como uma opção estética, o corte adotado pelos solados americanos logo chamou a atenção do público masculino ao redor do mundo e passou a ser usado fora do exército, resultando em um estilo que cativou a preferência do homem moderno.
No post de hoje vamos falar sobre as variações do corte de cabelo militar, sobre os estilos que se adequam melhor a ele e também trazemos 40 ideias super modernas que você pode usar para se inspirar!
Variações do Corte de Cabelo Militar
Desde sua origem, o corte militar foi sendo adaptado conforme as necessidades de seus adeptos iam mudando. Aspectos como cultura local e contexto social foram responsáveis por moldar novas variações deste corte. A seguir você encontra três delas, cada uma com peculiaridades que podem ser adaptadas ao seu próprio estilo.
Americano
O corte militar americano é o mais tradicional de todos, sendo a representação mais fiel possível desse estilo. Esta na verdade não é uma variação, mas sim o corte militar em sua forma original, como era usado pelos soldados americanos na guerra.
Este estilo consiste basicamente nas laterais raspadas e o topo do cabelo um pouco mais alto. Fácil de fazer e prático para manter, esse corte pode ser feito até mesmo em casa com o uso de pentes diferentes da máquina de cabelo.
Brasileiro
Similar ao americano, o corte militar brasileiro consiste nas laterais raspadas com o topo maior. A diferença está no tamanho dos fios, já que no estilo brasileiro eles costumam ser um pouco mais longos.
Este corte se assemelha bastante ao undercut e é capaz de unir a seriedade do estilo militar ao toque moderno do estilo urbano.
Alemão
A Alemanha foi o grande rival dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Apesar dos interesses políticos distintos, os solados de ambos países compartilhavam um corte de cabelo com diversas características em comum.
O corte militar alemão também leva em conta a praticidade, mas adiciona algumas características mais ousadas como o evidente contraste entre a lateral e os fios no topo da cabeça, uma espécie de undercut mais incisivo.
Para Quem o Corte de Cabelo Militar é Indicado?
O corte de cabelo militar não apresenta grandes restrições. Ele é um corte indicado para homens de praticamente qualquer estilo e idade, além de se adaptar muito bem aos mais diversos tipos de cabelos, sejam crespos, ondulados ou lisos.
Obviamente, o corte militar é preferencial para homens que gostam de ter o cabelo discreto e bem aparado. Se você prefere cortes que valorizam os fios longos, este definitivamente não é o corte indicado.
Fotos e Ideias de Corte de Cabelo Militar
Apesar de não ser um corte muito complicado, inspirações são sempre bem-vindas quando se trata do corte de cabelo militar. Com tanto tempo de existência, é natural que ele tenha passado por mudanças ao longo do tempo e, assim, seja hoje um pouco mais complexo do que era em seus primórdios.
Existem variações do corte militar para todos os gostos, desde aquelas mais tímidas que consistem apenas em passar a máquina na cabeça até aquelas mais ousadas baseadas em camadas e transições de comprimento.
Dedragê
O degradê é um corte diretamente inspirado nos militares da década 1940 e tem como grande diferencial o efeito de “transição”, ou seja, a parte inferior e lateral do cabelo é raspada com navalha, depois com a maquininha e, por fim, aparada com a tesoura na região próxima ao topo da cabeça.
A elaboração do degradê no corte militar pode ser feita de acordo com suas preferências graças ao leque enorme de possibilidades que oferece. Alguns optam por um degradê mais sútil, enquanto outros preferem uma transição mais nítida entre os fios longos e os fios raspados.
O fade do degradê pode ser mais alto ou mais baixo, depende de qual você achar melhor.
O degradê nas laterais pode ser feito de uma forma mais sutil para combinar com o corte.
Disfarçado
O corte militar por si só já é uma ótima opção para homens que buscam por discrição. Quando feito em um estilo disfarçado, essa característica se sobressai ainda mais.
O corte de cabelo militar disfarçado pode ser feito com através da máquina de cortar com pente 1 ou 2 em toda a dimensão da cabeça ou por meio de um degradê disfarçado. Esse corte fica ainda melhor quando acompanhado de rosto liso ou barba aparada.
O astro de Hollywood Jake Gyllenhaal é um adepto convicto do corte militar. Na foto, ele opta por um estilo mais discreto.
O modelo internacional Mateus Verdelho costuma variar seu corte de cabelo entre o undercut e o militar.
Moderno
Como todo corte antigo, o corte militar foi sendo adaptado ao longo do tempo para se adequar à demanda do homem moderno. Para isso, ele capta aspectos da vida urbana e mescla suas principais características a cortes da moda contemporânea. O resultado disso é a harmonia perfeita entre estética e funcionalidade: um corte que consegue ser estiloso sem necessitar de muitos cuidados, apenas produtos básicos como uma pomada modeladora e pronto!
O corte militar também pode ser usado com fade alto e fios longos no topo penteados para trás.
O personagem de Brad Pitt no filme Corações de Ferro contava com um corte militar super estiloso.
Riscado com Navalha
O risco com navalha pode ser usado em cortes masculinos tanto para proporcionar um ar mais moderno quanto para remeter a penteados clássicos dos anos 40 e 50. No caso do corte militar riscado com navalha, o risco geralmente é feito na área que fica entre o topo e a lateral da cabeça. Este risco geralmente é feito de duas formas: na primeira, ele define uma divisão entre os fios longos e a região raspada da cabeça; na segunda, ele serve como marca de referência para o início de um degradê.
No corte militar, a navalha costuma ser usada para marcar a divisão entre o topete e o degradê na lateral.
Retrô
Retrô é o termo usado para definir algo que remete a épocas passadas, tendo geralmente caído em desuso devido à passagem do tempo. Tratando-se do corte militar, o estilo retrô retoma suas origens, baseando-se nas características que fizeram com que esse corte ficasse mundialmente conhecido. Ele também pode ser feito com a lateral raspada e o topo em formato quadrado, como um topete curto.
O corte militar retrô geralmente é adotado por entusiastas do exército e pelos próprios solados.
Buzzcut clássico
Este é um dos estilos mais adotados entre os adeptos do corte militar. O buzzcut clássico se caracteriza pelo cabelo curtinho raspado na cabeça inteira. Além da praticidade, tanto de manter quanto de cuidar, ele confere um visual que exalta a masculinidade e os traços faciais do homem. Devido a sua simplicidade, a manutenção do buzzcut pode ser feita tanto em casa quanto na barbearia.
Dente todos os modelos apresentados, o buzzcut clássico é o mais fácil de fazer e cuidar. Basta escolher o pente da máquina e usá-lo em toda a extensão do cabelo.
O corte militar é uma opção atemporal que pode ser adotada pelo homem moderno em diferentes contextos graças a sua versatilidade e praticidade. Dentre todos estilos e variações do corte apresentadas no post, qual é sua favorita? Conte para nós nos comentários! Para outros posts como esse, acesse nossa sessão de Moda Masculina.