Corte de Cabelo Militar – 40 Ideias Super Modernas para se Inspirar!

Desde seu surgimento nos tempos da Primeira e Segunda Guerra Mundial, o corte de cabelo militar virou parte do estilo masculino graças a sua praticidade e discrição. Este é um corte clássico que garante ao homem um visual másculo, destacando suas feições e dando um toque mais clean à sua aparência.

Em sua origem, o corte militar consistia em passar a máquina nas laterais e deixar o topo mais alto, uma forma simples de aparar os fios em tempos complicados. Apesar de não ter sido pensado como uma opção estética, o corte adotado pelos solados americanos logo chamou a atenção do público masculino ao redor do mundo e passou a ser usado fora do exército, resultando em um estilo que cativou a preferência do homem moderno.

No post de hoje vamos falar sobre as variações do corte de cabelo militar, sobre os estilos que se adequam melhor a ele e também trazemos 40 ideias super modernas que você pode usar para se inspirar!

Montagem com três fotos diferentes de homens com corte de cabelo militar.

Variações do Corte de Cabelo Militar

Desde sua origem, o corte militar foi sendo adaptado conforme as necessidades de seus adeptos iam mudando. Aspectos como cultura local e contexto social foram responsáveis por moldar novas variações deste corte. A seguir você encontra três delas, cada uma com peculiaridades que podem ser adaptadas ao seu próprio estilo.

Americano

O corte militar americano é o mais tradicional de todos, sendo a representação mais fiel possível desse estilo. Esta na verdade não é uma variação, mas sim o corte militar em sua forma original, como era usado pelos soldados americanos na guerra.

Este estilo consiste basicamente nas laterais raspadas e o topo do cabelo um pouco mais alto. Fácil de fazer e prático para manter, esse corte pode ser feito até mesmo em casa com o uso de pentes diferentes da máquina de cabelo.

  Barba Lenhador: Como fazer? Cuidados, dicas e mais de 40 modelos

Foto tirada lateralmente do rosto de um homem com a barba aparada e cabelo curto no estilo militar, com a lateral raspada e os fios do topo apenas um pouco maiores.

Brasileiro

Similar ao americano, o corte militar brasileiro consiste nas laterais raspadas com o topo maior. A diferença está no tamanho dos fios, já que no estilo brasileiro eles costumam ser um pouco mais longos.

Este corte se assemelha bastante ao undercut e é capaz de unir a seriedade do estilo militar ao toque moderno do estilo urbano.

Homem de perfil na cadeira de um cabeleireiro com corte militar degradê em um topete levemente ondulado.

Alemão

A Alemanha foi o grande rival dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Apesar dos interesses políticos distintos, os solados de ambos países compartilhavam um corte de cabelo com diversas características em comum.

O corte militar alemão também leva em conta a praticidade, mas adiciona algumas características mais ousadas como o evidente contraste entre a lateral e os fios no topo da cabeça, uma espécie de undercut mais incisivo.

Homem de perfil na cadeira do salão com um corte militar baseado em fios muito longos no topo penteados para trás com gel e a lateral raspada com a máquina 1.

Para Quem o Corte de Cabelo Militar é Indicado?

O corte de cabelo militar não apresenta grandes restrições. Ele é um corte indicado para homens de praticamente qualquer estilo e idade, além de se adaptar muito bem aos mais diversos tipos de cabelos, sejam crespos, ondulados ou lisos.

Obviamente, o corte militar é preferencial para homens que gostam de ter o cabelo discreto e bem aparado. Se você prefere cortes que valorizam os fios longos, este definitivamente não é o corte indicado.

Fotos e Ideias de Corte de Cabelo Militar

Apesar de não ser um corte muito complicado, inspirações são sempre bem-vindas quando se trata do corte de cabelo militar. Com tanto tempo de existência, é natural que ele tenha passado por mudanças ao longo do tempo e, assim, seja hoje um pouco mais complexo do que era em seus primórdios.

Existem variações do corte militar para todos os gostos, desde aquelas mais tímidas que consistem apenas em passar a máquina na cabeça até aquelas mais ousadas baseadas em camadas e transições de comprimento.

 Dedragê

O degradê é um corte diretamente inspirado nos militares da década 1940 e tem como grande diferencial o efeito de “transição”, ou seja, a parte inferior e lateral do cabelo é raspada com navalha, depois com a maquininha e, por fim, aparada com a tesoura na região próxima ao topo da cabeça.

  Camisa Estampada Masculina: Como usar, onde comprar + 60 looks épicos

A elaboração do degradê no corte militar pode ser feita de acordo com suas preferências graças ao leque enorme de possibilidades que oferece. Alguns optam por um degradê mais sútil, enquanto outros preferem uma transição mais nítida entre os fios longos e os fios raspados.

Homem de perfil com um corte militar de degradê muito intenso que chega à maquina 0 na proximidade da orelha.

Homem de perfil com corte de cabelo militar. Ele usa um topete pequeno com um leve degradê na lateral.

O fade do degradê pode ser mais alto ou mais baixo, depende de qual você achar melhor.

Homem de perfil na barbearia. Seu cabelo é raspada e tem um fade cut longo na lateral. Homem com cabelo curto penteado para o lado. A lateral é raspada com degradê. Foto de um homem com cabelo curto no topo e raspado na lateral com degradê.

O degradê nas laterais pode ser feito de uma forma mais sutil para combinar com o corte.

Foto de um homem de perfil com cabelo longo no topo penteado para o lado e a lateral com bastante contraste graças ao degradê. Homem na barbearia de perfil. Ele tem os fios do topo longos e penteados para trás, enquanto a lateral tem um degradê forte que começa alto e termina na máquina 0 até se unir à barba.

Disfarçado

O corte militar por si só já é uma ótima opção para homens que buscam por discrição. Quando feito em um estilo disfarçado, essa característica se sobressai ainda mais.

O corte de cabelo militar disfarçado pode ser feito com através da máquina de cortar com pente 1 ou 2 em toda a dimensão da cabeça ou por meio de um degradê disfarçado. Esse corte fica ainda melhor quando acompanhado de rosto liso ou barba aparada.

Justin Timberlake vestindo terno e gravata com o cabelo raspado na máquina 2 ou 1. Foto tirada lateralmente de um homem com barba rala na mesma altura da lateral do cabelo. O topo é um pouco mais longo, mas ainda assim é curto.

O astro de Hollywood Jake Gyllenhaal é um adepto convicto do corte militar. Na foto, ele opta por um estilo mais discreto.

Jake Gyllenhaal com trajes sociais usando corte de cabelo militar raspado na lateral e um pouco mais comprido no topo. Homem de perfil com uma barba densa e bem desenhada. As laterais de sua cabeça são completamente raspadas e o topo é bastante curto, no estilo corte Caesar. Ryan Reynolds de terno e gravat com corte militar. Homem com barba bem rala e cabelo raspado igualmente ao longo de toda sua extensão.

O modelo internacional Mateus Verdelho costuma variar seu corte de cabelo entre o undercut e o militar.

Homem com pescoço tatuado e piercing no nariz olhando diretamente para câmera. As laterais de seu cabelo são raspadas e o topo é mais longo, levemente jogado para frente.

Moderno

Como todo corte antigo, o corte militar foi sendo adaptado ao longo do tempo para se adequar à demanda do homem moderno. Para isso, ele capta aspectos da vida urbana e mescla suas principais características a cortes da moda contemporânea. O resultado disso é a harmonia perfeita entre estética e funcionalidade: um corte que consegue ser estiloso sem necessitar de muitos cuidados, apenas produtos básicos como uma pomada modeladora e pronto!

Foto de um homem com corte militar degradê na lateral e o topo mais alto, com um topete. Homem de perfil com lateral da cabeça raspada e o topo mais alto, similar a uma moicano.

O corte militar também pode ser usado com fade alto e fios longos no topo penteados para trás.

Homem de perfil com fade cut lateral e o topo com fios extensos penteados para trás com gel. Homem de perfil usando um corte militar moderno com degradê lateral e topete  feito em camadas no topo jogado para frente. Homem de perfil com fade cut lateral e fios longos na parte superior jogados para trás.

Zac Efron em trajes sociais usando um corte militar básico, mas moderno.

O personagem de Brad Pitt no filme Corações de Ferro contava com um corte militar super estiloso.

Brad Pitt no filme Corações de Ferro vestindo trajes do exército enquanto olha para baixo com expressão de preocupação. Seu cabelo é bem raspado nas lateral e o topo é mais longo, cortado em camadas e jogado para trás.

Riscado com Navalha

O risco com navalha pode ser usado em cortes masculinos tanto para proporcionar um ar mais moderno quanto para remeter a penteados clássicos dos anos 40 e 50. No caso do corte militar riscado com navalha, o risco geralmente é feito na área que fica entre o topo e a lateral da cabeça. Este risco geralmente é feito de duas formas: na primeira, ele define uma divisão entre os fios longos e a região raspada da cabeça; na segunda, ele serve como marca de referência para o início de um degradê.

  Calça Vermelha Masculina: Combina com que? Modelos + 50 looks!

Homem com topete bem penteado para o lado e um risco na lateral do cabelo que divide a área raspada. Homem em trajes sociais com topete penteado para o lado com gel e uma risca feita na lateral marcando o início de um degradê Homem de perfil com topete penteado para o lado e um risco na lateral marcando o início de um degradê. Homem na barbearia de perfil com barba bem feita. Seu cabelo é penteado para o lado com gel no topo e tem uma leve risca na lateral que marca o início de um degradê.

No corte militar, a navalha costuma ser usada para marcar a divisão entre o topete e o degradê na lateral.

Homem de perfil usando o corte militar com uma risca básica na lateral que divide o topo e a lateral do cabelo. Homem de perfil na barbearia com corte militar penteado para o lado no topo e lateral bem raspada com um risco na parte superior. Homem com topete alto no topo e risca bem delineada na lateral que marca o início de um degradê.

Retrô

Retrô é o termo usado para definir algo que remete a épocas passadas, tendo geralmente caído em desuso devido à passagem do tempo. Tratando-se do corte militar, o estilo retrô retoma suas origens, baseando-se nas características que fizeram com que esse corte ficasse mundialmente conhecido. Ele também pode ser feito com a lateral raspada e o topo em formato quadrado, como um topete curto.

Homem com o uniforme da marinha americana usando o típico corte militar sem nenhum produto aplicado. Homem de perfil na barbearia. Ele tem leves entradas na lateral do cabelo, que são amenizadas por um leve degradê e o topo bem aparado. Homem com a lateral da cabeça raspada e o topo mais alto com um topo quadrado. Homem na barbearia com o barbeiro atrás dele executando o corte. Seu cabelo está bem raspado nas lateral e o topo tem os fios mais longos, penteados para cima em forma quadrangular.

O corte militar retrô geralmente é adotado por entusiastas do exército e pelos próprios solados.

Homem em uma selfie vestindo o unifome do exercito. Seu cabelo é completamente raspado nas lateral e tem o topo mais longo que um topete tímido jogado para frente. Homem de perfil na barbearia com corte militar feito a partir de degradê na lateral e topete quadrangular no topo.

Buzzcut clássico

Este é um dos estilos mais adotados entre os adeptos do corte militar. O buzzcut clássico se caracteriza pelo cabelo curtinho raspado na cabeça inteira. Além da praticidade, tanto de manter quanto de cuidar, ele confere um visual que exalta a masculinidade e os traços faciais do homem. Devido a sua simplicidade, a manutenção do buzzcut pode ser feita tanto em casa quanto na barbearia.

Homem de perfil com o cabelo raspado. O topo provavelmente foi feito no pente 1 e as laterais têm uma transição da máquina 1 para a 0. Homem sorrindo. Seu cabelo segue o padrão clássico do corte militar, com o topo e as laterais bem aparados. Tom hardy de cabelo raspado com um tipo no topo.

Dente todos os modelos apresentados, o buzzcut clássico é o mais fácil de fazer e cuidar. Basta escolher o pente da máquina e usá-lo em toda a extensão do cabelo.

Homem de terno sorrindo para a câmera. Seu cabelo é raspado na mesma altura em toda a dimensão da cabeça. Andrew Garfield de cabelo raspado. As dimensões são as mesmas em toda a extensão do cabelo. Homem com cabelo raspado. Há um degradê nas laterais e o topo é um pouco mais longo, provavelmente raspado na máquina 2.

O corte militar é uma opção atemporal que pode ser adotada pelo homem moderno em diferentes contextos graças a sua versatilidade e praticidade. Dentre todos estilos e variações do corte apresentadas no post, qual é sua favorita? Conte para nós nos comentários! Para outros posts como esse, acesse nossa sessão de Moda Masculina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *