Uma peça que geralmente enfrenta uma certa resistência e é pouco vista por aí é o macacão masculino. Não é muito comum encontrarmos algum rapaz usando, embora seja um tipo bem interessante e que dá um destaque interessante e alternativo ao visual.
O fato é que ainda faltam muitas referências para que muitos caras se sintam seguros em aderir a essa moda de uma vez. Porém, com as grifes investindo no macacão em suas coleções atuais, muitos jovens têm gostado cada vez mais da peça e estão incluindo os seus vários tipos no guarda roupa.
O macacão dá muito destaque e incrementa o estilo casual, mantendo o charme clássico, mas com um toque de modernidade dependendo do tipo escolhido.
E olha que essa peça já tem muita história! O macacão foi criado há muito tempo, em meados da década de 40, especificamente para trabalhadores que precisavam de uma roupa prática e resistente. Com o passar dos anos, porém, deixou de ser apenas uma peça exclusiva de mecânicos e virou moda, com muita popularidade na década de 80.
Embora pareça que o macacão masculino não sofreu muitas modificações, assim como o feminino, ele possui vários modelos e atualmente está sempre presente nas coleções de grandes grifes, como a Herchcovitch, por exemplo. Seja o tradicional jeans, o jardineiro, o brim ou o saruel, todos os tipos são indicados para homens versáteis, que gostam de se vestir bem e inovar no visual, apostando no casual sem abrir mão do conforto.
Modelos de macacão masculino
Jeans
O macacão masculino jeans é aquele que já conhecemos! Provavelmente você deve ter usado muito na infância, justamente por ser um tipo bem leve e prático.
Hoje em dia, muitas marcas deram um up no jeans tradicional apostando em novas lavagens e texturas, com poucos bolsos e mais similares às jardineiras. O destroyed, por exemplo, se tornou uma forte tendência que deixa a peça mais moderna, chamando a atenção dos mais moderninhos.
O jeans é o tecido mais utilizado nos macacões e nas jardineiras. Muita gente confunde os modelos, mas enquanto no primeiro o corte é fechado, no outro possui alças abertas e cavas baixas.
Brim
Ao contrário do jeans, que geralmente é encontrado nas cores tradicionais (azul ou preto), o macacão masculino de brim é mais versátil e chamativo, pois permite peças de tons pouco convencionais.
Como costuma cobrir o corpo todo e abolir as alças, cai muito bem para rapazes mais jovens e alternativos, com sandálias, chinelo e sapatos mais baixos.
O macacão de brim costuma ser mais leve e fresco. É ideal para ser usado no verão, pois contempla cores mais quentes, como o vermelho, por exemplo.
Jardineiro
Como o próprio nome indica, esse modelo foi desenvolvido inicialmente para o conforto dos trabalhadores, tanto ‘jardineiros’ quanto operários.
O tipo jardineiro é feito quase sempre feito de jeans, a diferença para o macacão são as cavas mais baixas nos braços e poucos bolsos. Pode ter corte reto, slim ou skinny – nos tipos mais modernos e atuais.
Saruel
O macacão masculino saruel segue a mesma modelagem inusitada da calça, com o gancho baixo e mais fina nas pernas. Embora ainda seja pouco popular quando se trata dessa peça, promete ser trend no inverno entre os adolescentes e homens mais descolados. Basta alguma marca investir nesse tipo aqui no Brasil!
Como usar macacão masculino
Looks
Não é difícil combinar o macacão masculino com outras peças para deixar o visual equilibrado e de bom gosto. Qualquer um dos modelos cai muito bem com várias opções de roupas. Veja alguns looks para se inspirar!
Não precisa nem dizer que você pode abusar dos acessórios na hora de usar macacão masculino! Use óculos escuros, pulseiras, colares, relógios, chapéus…
Onde comprar macacão masculino
Muitos homens reclamam que não usam o macacão porque ela é difícil de ser encontrada nas lojas de departamento tradicionais, ainda mais com muitas opções de cores/modelos. Esse é visto como um dos principais motivos para a baixa popularidade da peça no Brasil.
Outra coisa que deve ser considerada, de acordo com alguns estilistas, é que essa peça leva muito mais tecido que uma calça jeans, por exemplo, por isso não é produzida em larga escala. Além disso, não gera muito lucro, justamente por muitos caras ainda se sentirem inseguros em usá-las.
Se você quer comprar, procure o macacão em bazares, brechós ou leve o tecido para um alfaiate fazer sob encomenda, em um modelo específico para seu corpo e seu gosto. Vale também pesquisar na internet, o único problema é que você não conseguirá provar a peça para saber se ela vai cair bem no seu corpo.
Outra boa dica é buscar o macacão na sessão feminina das lojas de departamento (Renner, C&A, Zara, Marisa, entre outras). Geralmente, muitos modelos são unissex e até masculinos! Deixe a vergonha de lado e procure bem, você pode se surpreender!
E então, o que achou das nossas dicas e dos looks com o macacão masculino? Depois dessa, se você ainda tem algum preconceito ou resistência a essa peça, é melhor desconstruir e pelo menos fazer um teste. Vale a pena provar e fazer várias combinações que caiam bem no seu estilo! 😀
Os comentários estão desativados.