Tatuagem Oriental: Significado & 40 Ideias Incríveis de Tattoos Masculinas e Femininas

A tatuagem oriental é um estilo milenar que se destaca por suas imagens marcantes com significados profundos. Por ser tão fascinante, ela logo se espalhou e alcançou a cultura ocidental, se consolidando como um dos estilos mais populares por aqui.

Alguns dos símbolos mais comuns são o dragão, a carpa, as gueixas, os samurais e a flor de cerejeira, geralmente desenhados com cores fortes e um detalhamento incrível.

Com uma história fortemente relacionada à cultura e às crenças locais, a tatuagem oriental é muito chamativa não só por seu visual arrebatador, mas por toda história que carrega em seus mais de 3 mil anos de tradição.

No post de hoje trazemos 40 ideias incríveis de tatuagem oriental para homens e mulheres, além de explicar a origem e os diversos significados por trás de cada uma delas.

Montagem com quatro fotos diferentes de tatuagem oriental

Sobre o Estilo e Significados

Originalmente a tatuagem oriental era utilizada como um símbolo de status social ou para fins espirituais. Elas podiam, por exemplo, evidenciar que determinada pessoa era um escravo e que outra era alguém de uma família importante.

Tradicionalmente a tatuagem oriental era um meio de transmitir status social e servia como símbolo espiritual, uma espécie de amuleto de proteção

Tatuagem no braço feita com sombreamento de um castelo oriental com uma árvore seca na frente

De uma forma mais específica, pode-se dizer que a tattoo oriental se dividia em duas nomenclaturas: Horimono e Irezumi. A primeira foi um símbolo de status do guerreiro, evidenciando as habilidades de luta de samurais que ostentavam desenhos finamente ornamentados e representativos. Contudo, os xoguns do período Edo associaram a tatuagem Horimono ao estigma da criminalidade, já que a tatuagem substituiu o corte das cartilagens do rosto – nariz e orelha – como marca de condenação.

Devido a essa nova utilização punitiva da tatuagem, seu nome foi alterado para Irezumi, que pode ser traduzido como “tatuagem como punição”. Dessa forma, a tatuagem funcionava como uma prova de resistência contra as leis estabelecidas em determinados círculos clandestinos. Um exemplo clássico disso são as tatuagens ostentadas pelos membros da Yakuza, a famosa máfia japonesa conhecida pelo seu rigoroso código de postura e honra.

Homem com os braços cruzados. Sua tatuagem cobre os braços inteiros e parte do peito.

Em 1872 as tatuagens foram proibidas no Japão e só foram permitidas por lei novamente em 1948. Durante esse período as tatuagens eram feitas clandestinamente, mas ainda assim possuíam muitos adeptos.

A tatuagem oriental se popularizou no Ocidente após a Segunda Mundial com a ocupação americana no Japão. Os americanos ficaram encantados com o método tradicional japonês de tatuar, conhecido como Tebori, método artesanal que surgiu em meados do século XIX e significa “esculpir com as mãos”.

O Tebori é uma técnica manual que exige muita habilidade e paciência. Ao invés da máquina convencional, a tatuagem é realizada com hastes de bambu, madeira ou marfim.

Com uma vasta simbologia, o estilo de tatuagem oriental possui alguns elementos que estão fortemente relacionados à cultura local milenar e possuem significados muito interessantes. Alguns deles são a flor de cerejeira, as máscaras hannya, o dragão e o tigre. Cada um deles possui um significado específico, mas são frequentemente adotados por sua estética incrível.

  Tatuagem de Pimenta – O que Significa? 58 Inspirações Femininas!

O significado da flor de cerejeira está ligado à beleza que os japoneses veem na queda de suas pétalas, sendo uma forma de representar a vida que floresce e cai com o passar do tempo. Já as máscaras hannya baseiam-se em uma lenda popular oriental e têm o significado popular de sorte, além de representarem as diversas emoções humanas, como raiva, tristeza e indecisão.

Tatuagem no peito de uma máscara hannya com muitos detalhes a sua volta.

Os animais também são frequentemente representados no estilo oriental de tatuagem. Cada um possui um significado próprio e deve ser avaliado pela pessoa antes da realização da tattoo.

Enquanto o tigre está relacionado a força, poder, coragem e ferocidade; o dragão está relacionado a um animal nobre que representa a sabedoria, boa sorte e boa vontade.

Tatuagem nas costas de um tigre rugindo e muitas flores e pétalas rosas em sua volta.

Existem muitos outros elementos populares no estilo oriental cujos significados serão apresentados mais a frente conforme mostramos exemplos incríveis de sua aplicação.

Antes de fazer uma tatuagem oriental, é altamente recomendável que se pesquise sobre o significado daquilo que você deseja tatuar, pois dessa forma além de um visual arrebatador, sua tattoo terá um significado condizente com sua personalidade e será um reflexo de quem você é.

Desenhos de Tatuagem Oriental

A tatuagem oriental é um estilo que fica bem tanto em homens quanto em mulheres. O alto grau de detalhamento geralmente demanda uma área grande do corpo para a realização da tatuagem, sendo o braço, a perna e as costas as opções mais comuns.

Os desenhos serão quase sempre baseados em elementos característicos da cultura oriental como o tigre, a gueixa, o dragão, o samurai e a carpa. Você pode conversar com seu tatuador para que ele crie um desenho personalizado que contém mais de um símbolo na mesma tattoo, dessa forma ela ficará ainda mais completa visualmente e terá um significado mais próximo de sua personalidade.

Desenho em preto e branco de uma dragão oriental Desenho em preto e branco de um samurai carregando várias espada e uma armadura muito imponente Desenho de uma carpa nadando com detalhes coloridos Desenho de uma gueixa vista de costas com uma expressão de tristeza e uma tatuagem de letras orientais em suas costas Desenho de um tigre avançando em direção a alguma presa

Fotos e Ideias de Tatuagem Oriental Masculina

Existem pessoas que optam por preencher determinada área do corpo com a união de várias tattoos feitas separadamente e outras que preferem tatuar tudo de uma vez só com um único desenho.

  Tatuagem de Gueixa: Veja as 41 +lindas inspirações e + dicas incríveis!

Se a segunda opção lhe agrada, a tatuagem oriental pode ser uma ótima ideia. Através dela, é possível realizar desenhos grandes com um visual único que nenhum outro estilo da tatuagem poderia proporcionar.

Gueixa

A palavra Gueixa significa “pessoa das artes” e está associada às mulheres dos séculos XVIII E XIX contratadas para entreter os homens com dança, servindo chá e cantando.

Símbolo de beleza, delicadeza e educação, elas representam a força e a inteligência das mulheres.  Normalmente são tatuagens grandes, ricas em detalhes, cores e sombreados, precisando muitas vezes de mais de uma sessão para que sejam finalizadas.

Tatuagem de uma gueixa tradicional segurando um leque Tatuagem de uma gueixa em um estilo cartunesco. Ela segura uma espada e está em frente a uma árvore florida. Tatuagem no braço de uma gueixa de perfil olhando para baixo com expressão de tristezaSamurai

Os samurais eram guerreiros fortes e honrados do Japão que viviam sob forte disciplina, eram exemplo de lealdade e habilidade com as espadas.

Quando alguém realiza uma tatuagem de samurai, está tentando captar os valores e orgulho que esta figura representa. Além disso, esta tattoo também significa que a pessoa deseja lembrar sempre dos mandamentos fundamentais dos samurais, carregando-os sempre consigo e vivendo de acordo com eles.

Tatuagem que cobre metade das costas de um homem. A tattoo é de um samurai feito em preto e branco com uma armadura muito bem feita. Tatuagem nas costas de um samurai sem capacete com folhas vermelhas caindo ao seu redor. Tatuagem no braço de um samurai guardando sua espada enquanto anda em direção oposta ao sol

Dragão

Diferente do Ocidente, a cultura oriental vê o dragão como um animal benevolente que usa sua força para fazer o bem à humanidade. Portanto, ele é uma representação de sabedoria, força para o bem e boa sorte. Além disso, também é muito associado à liberdade, pois é uma criatura livre para vagar em qualquer lugar que desejar.

Tatuagem de um dragão oriental que cobre o braço inteiro de um homem Tatuagem de um dragão oriental em preto e branco cobrindo as costas inteiras de um homem

Carpa

Esta é uma tatuagem muito popular na cultura ocidental. Na lenda oriental, a carpa deveria nadar contra um grande rio na época da desova. Ao chegar a seu destino, viraria um dragão. A tattoo simboliza determinação, sucesso, coragem e desejo de sucesso.

Tatuagem na canela de uma carpa nadando em frente a uma casa tradicional japonesa Tatuagem na parte superior do braço de uma carpa nadando em meio a duas flores de lótus

No Braço

O braço é uma das áreas mais comuns para a realização de uma tatuagem no estilo oriental. Geralmente ela é grande e possui cores vibrantes, podendo ocupar toda a extensão do braço, apenas o antebraço ou apenas a parte superior do braço.

Braço Fechado

Se você for fechar o braço com uma tatuagem oriental, pode englobar diversos símbolos característicos do estilo para compor uma tatuagem ainda mais marcante.

Tatuagem cobrindo o braço com um buda na parte superior e flores e carpas no antebraço Tatuagem cobrindo o braço de um homem que utiliza muito o preto contrastando com as cores vivas de pequenas folhas Tatuagem de um samurai de perfil que cobre o braço inteiro de um homem

Antebraço

Para tatuar o antebraço você pode optar por um desenho que cubra apenas a parte interna ou por um mais extenso, que dê uma volta completa no antebraço configurando um único desenho.

Casa tradicional japonesa feita com sombreamento e flores coloridas caindo ao seu redor Tatuagem na parte interna do antebraço de uma casa oriental tradicional feita em preto e branco Tatuagem na parte interna do antebraço de um samurai vestindo sua armadura e empunhando uma espada

Na Perna

A perna é um ótimo local para uma tatuagem oriental devido à sua extensão vertical, que possibilita a realização de tatuagens grandes e coloridas. O desenho pode cobrir toda a perna ou somente a canela, como é bastante comum no ocidente.

  Tattoo Old School: O que é? 55 inspirações incríveis!

Tatuagem oriental na canela colorida com duas carpas e muitas flores Tatuagem oriental que usa vários dragões para cobrir completamente as pernas de um homem Tatuagem cobrindo completamente a perna esquerda de um homem de uma gueixa tirando uma máscara hannya de seu rosto

Nas Costas

As costas sempre foram um local muito popular na tatuagem oriental desde seus primórdios. É bastante comum que esta tatuagem cubra toda a região das costas, o que resulta em desenhos incríveis com um nível de detalhamento muito avançado.

Tatuagem cobrindo completamente as costas de um homem de uma máscara hannya e diversas flores ao seu redor Tatuagem nas costas de um samurai visto de perfil empunhando uma espada e um dragão feroz ao fundo

Sombreada

O sombreamento é uma técnica fantástica na tatuagem e com o estilo oriental não poderia ser diferente. Ao substituir as cores fortes pelo cinza, o sombreamento faz com que a tattoo seja mais realista e impactante.

Tatuagem oriental feita com sombreamento de um buda meditando e uma flor de lótus a sua frente Tatuagem oriental feita com sombreamento no braço de um homem de uma jovem gueixa

Fotos e Ideias de Tatuagem Oriental Feminina

Algumas tatuagens orientais têm tudo a ver com o público feminino, como a gueixa, o dragão, a carpa e a flor de cerejeira. Assim como nos homens, as costas e o braço são áreas muito adotadas pelas mulheres na hora de realizar uma tattoo oriental.

Gueixa

A tatuagem de gueixa tem tudo a ver com o público feminino, pois simboliza a força e inteligência das mulheres. Utilizar cores vivas como o vermelho para ressaltar as características marcantes da tattoo é uma ótima ideia. Os lugares do corpo mais comum para sua realização são o braço e a perna, mas especificamente a coxa.

Tatuagem de uma gueixa ornamentada na perna de uma mulher Tatuagem no braço de uma gueixa com o rosto pintado de vermelho por causa do reflexo do sol

Dragão

O dragão é uma criatura universalmente conhecida, mas pode ter diferentes significados de acordo com cada cultura ao redor do mundo. Para os orientais, ele é uma representação de sabedoria, força para o bem e boa sorte.

Tatuagem de um dragão oriental azul voando feito na perna de uma mulher Tatuagem de um dragão oriental rodeado por flores feito nas costas de uma mulher que está deitada

Carpa

A tatuagem de carpa pode ser feita em diferentes locais do corpo e de diversos tamanhos. Você pode incorporar a carpa com outros elementos característicos da cultura oriental como a flor de lótus e a cerejeira. Caso deseje uma tattoo maior, as costas podem ser uma ótima opção; para uma mais delicada, a costela talvez seja o local ideal.

Tatuagem cobrindo completamente as costas de uma mulher de uma carpa pintada de preto e laranja Tatuagem de uma carpa nadando feita na costela de uma mulher Tatuagem grande nas costas de uma mulher feita em preto e branco de uma carpa saindo da água

No Braço

O braço é uma área do corpo bastante maleável no que diz respeito a tatuagem. Para o estilo oriental, é comum a realização de tattoos que cubram uma grande parte do braço ou o braço completo. A utilização de cores vivas pode funcionar muito bem para as mulheres, mas o sombreamento também é bastante viável.

Tatuagem colorida de uma tigre visto de costas enquanto olha para trás feita na parte superior do braço de uma mulher Braço de uma mulher estendido horizontalmente com uma tatuagem oriental de diversas flores feitas com sombreamento

Nas Costas

As costas sempre serão o local mais indicado para tatuagens grandes e complexas. Elas são uma área bastante requisitada para o estilo oriental por possibilitarem a realização de tattoos ainda mais marcantes. Para que a tatuagem tenha ainda mais impacto, a utilização de cores é fundamental.

Tatuagem que cobre completamente as costas de uma mulher feita com diversos elementos da cultura oriental, como carpa, sapo e a flor de lótus Tatuagem de uma fênix oriental colorida que vai da coxa de uma mulher até a parte superior de suas costas Tatuagem de um dragão oriental colorido cobrindo as costas de uma mulher

A tradição milenar da tatuagem oriental possibilita a realização de tattoos para todos os gostos e tamanhos. O ideal é que antes de adquirir a tatuagem você procure um profissional especialista no estilo, pois assim seu visual ficará ainda mais encantador. Para mais ideias de tatuagem, acesse nossa sessão de Piercing e Tatuagem.

1 comentário em “Tatuagem Oriental: Significado & 40 Ideias Incríveis de Tattoos Masculinas e Femininas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *