Tatuagem de Sereia: Significado & 40 Ideias Incríveis para se Inspirar!

As sereias são conhecidas na mitologia como divindades femininas, geralmente ligadas a uma mulher peixe que vive em lagos e mares. Elas eram descritas como criaturas de beleza exemplar capazes de atrair e encantar qualquer um que ouvisse o seu canto, deixando os marinheiros hipnotizados de paixão e levando-os a morte certa em alto mar. No post de hoje, explicamos o significado da tatuagem de sereia e trazemos 40 ideias incríveis para você se inspirar.

Tatuagem de uma sereia sentada em uma rocha feita em preto e branco no braço

Todo o conceito por trás da figura das sereias está relacionado aos marinheiros de séculos passados, que fizeram com que essas criaturas fossem conhecidas pelas pessoas.

Por mais que existam muitos contos e lendas sobre as sereias, não existe uma definição muito clara acerca de sua verdadeira origem. Os relatos mais antigos vêm da Grécia Antiga, onde elas eram classificadas como seres vivos com cauda de peixe que viviam em uma ilha do Mediterrâneo e seduziam os marinheiros com seu belíssimo canto, fazendo com que eles ficassem tão fascinados a ponto naufragar suas próprias embarcações.

Tatuagem de uma sereia vista de costas com os cabelos grandes e soltos balançando

Ao longo dos anos, diversas obras literárias e cinematográficas se apropriaram das sereias para construir histórias verdadeiramente encantadoras. A mais famosa delas é “A Pequena Sereia”, filme de animação produzido pela Walt Disney em 1989 inspirado no conto homônimo do escrito dinamarquês Hans Christian.

A influência das sereias pode ser observada até mesmo na moda através de tópicos como o Sereismo se concretizando cada vez mais como uma tendência.

A tatuagem de sereia é adotada por pessoas que admiram estas criaturas tão sedutoras e misteriosas, podendo ser associada a temas náuticos (âncoras, bússolas, mapas) para um design ainda mais avassalador.

Montagem com cinco tatuagens de sereias diferentes

Significado da Tatuagem de Sereia

O significado da tatuagem de sereia está relacionado à sensualidade, tentação, intuição e para as mulheres, um símbolo de feminidade.

Para os homens, elas podem ser uma representação da liberdade selvagem, espírito rebelde e independência feroz, característica marcantes dessas criaturas retratadas em sua mitologia. Para as mulheres, a tattoo de sereia pode ser vista como um reforço do poder feminino, já que são seres fortes e independentes capazes de controlar os outros apenas com o som de sua voz.

  Tatuagem Ohana – O que significa? + de 60 inspirações apaixonantes!

Tatuagem de uma sereia nadando para cima enquanto olha fixo para a direção que deseja ir

Outras simbologias bastante associadas à figura das sereias são os ideais de beleza e liberdade, pois elas podiam nadar livremente pelos mares sem precisar obedecer às regras de ninguém, somente a sua própria vontade.

Em épocas mais antigas, o conceito da sereia era extremamente importante na vida de um marinheiro e fazia parte de sua jornada enquanto desbravavam os mares, por isso, era comum que muitos deles fizessem uma tatuagem dessas criaturas.

Tatuagem de uma sereia delicada que tem o rosto em branco próxima a outras duas tattoos de mandala

O sentimento por trás dessas tattoos misturava uma certa parcela de medo, superstição e fascínio. Medo porque o encontro de um marinheiro com uma seria significava a morte certa; superstição porque o objetivo primário das sereias era dar um fim à vida do marinho e ao seu navio; e fascínio porque elas eram seres de beleza escultural e extremamente sensuais.

A dualidade é outra característica frequentemente retratada nas tatuagens de sereia. Sua natureza ambígua faz com que ela forneça água para colheita e, ao mesmo tempo, seja responsável por tempestades mortais e ondas gigantescas que geralmente resultam na morte dos marinheiros. Se você sente que possui essa dualidade de sentimentos, talvez a sereia seja uma ótima representação de sua personalidade.

Fotos e Ideias de Tatuagem de Sereia

As sereias habitam o imaginário popular há séculos e por isso já foram retratadas de muitas formas ao longo dos anos. A representação mais famosa é a criatura com o corpo de mulher e cauda de peixe, como “A Pequena Sereia” ilustra perfeitamente.

O visual encantador das sereias rende ótimas tatuagens que podem ser feitas em praticamente qualquer área do corpo, nos mais variados tamanhos. Se você deseja uma tattoo grande e altamente detalhada, as costas podem ser o local ideal para o desenho; para uma tattoo mais delicada, você pode optar por fazer no pulso ou no antebraço.

Apostar nas cores para fazer uma tatuagem de sereia também é uma ótima ideia, pois elas ajudam a ressaltar a beleza desses seres e também podem ser utilizadas para compor os elementos secundários, como o mar e o céu.

  Tatuagem de Gato: Significados, Dicas de Artistas e + de 100 Inspirações!

Cauda de Sereia

A cauda da sereia é a parte de seu corpo que faz com que ela possa nadar livremente e viajar longas distâncias pelos mares. Geralmente, esta tatuagem é feita por pessoas que procuram por algo mais discreto e pode ser customizada de diversas maneiras diferentes.

O mais interessante de tatuar uma cauda de sereia é a subjetividade que o desenho carrega. Contemplar uma cauda emergindo em alto mar pode ser uma experiência única para um marinheiro, mas ao mesmo tempo em que ele se sente intrigado e atraído pelo que está vendo, também se sente aterrorizado, pois se a cauda realmente for de uma sereia, aproximar-se dela significaria a morte certa.

Cauda de sereia adentrando a água com estrelas e a lua ao fundo Cauda de sereia com seu interior preenchido de desenhos de praia, mar, conchas, árvores, flores e o sol Cauda de sereia adentrando uma xícara de café apoiada em um livro Cauda de sereia entrando no mar com uma concha pequena desenhada logo abaixo Cauda de sereia vista parcialmente fora da água e uma concha desenhada logo acima Cauda de sereia delicada feita no dedo da mão

Aquarela

A tattoo aquarela é uma reprodução de efeitos como manchas leves, respingos e fusão de cores para sugerir uma imagem, que quando finalizada, terá um aspecto fluido e cheio de vida.

O resultado de uma tatuagem de sereia feita em aquarela é sempre magnífico. As cores leves do estilo ajudam a ressaltar as características mais marcantes da sereia e de todo os elementos acerca delas. Para que a tattoo fique ainda melhor, é recomendável que você procure um tatuador especialista no estilo para realizar o procedimento.

Sereia feita em aquarela no calcanhar nadando com as duas mãos estendidas para frente Sereia feita em aquarela na perna. Ela é vista de costas com os cabelos soltos e as mãos entrelaçadas. Sereia feita em aquarela na lateral da barriga. Ela é vista de costas nadando em direção à superfície. Sereia feita em aquarela azul e roxa com pequenos respingos ao seu redor. Tatuagem de sereia feita em aquarela. Os traços revelam apenas pequenos detalhes da sereia, que está olhando diretamente para a frente. Sereia feita em aquarela sentada enquanto olha para baixo

Na Costela

A tatuagem de sereia na costela é muito adotada pelo público feminino e possibilita a realização de desenhos de todos os tamanhos. Uma opção bastante recorrente é a tattoo que se inicia por volta da cintura e vai até a área superior da costela.

Apesar dos resultados incríveis, é importante dizer que a costela é uma região do corpo muito complicada de se tatuar por causa da dor e desconforto que o processo traz. Mas tenha em mente que a dor é temporária e só dura durante a sessão de tatuagem, enquanto o resultado é eterno e irá permanecer majestosamente em seu corpo por muito tempo.

Tatuagem na costela de uma sereia sentada olhando para trás com a lua próxima dela. Tatuagem na costela de uma sereia parecida com a Ariel olhando para o lado. Tatuagem na costela de uma sereia que lembra seres assustadores da mitologia grega devido a sua cauda com espinhos e cabelo espetado. Tatuagem na costela de uma sereia beijando um explorador submarinho enquanto entrelaça sua cauda nas pernas dele Tatuagem de uma sereia simples que circunda o peito de uma mulher.

Na Perna

Tatuagem na perna é sinônimo de estilo e modernidade. A tatuagem de sereia pode ser aplicada em praticamente qualquer local da perna, mas a coxa e a canela são as escolhas mais recorrentes.

Esta é uma região do corpo que combina muito com tatuagens grandes, então você pode escolher desenhos mais complexos e detalhados que o tatuador terá espaço suficiente para desenvolver o trabalho.

  Tatuagem de Golfinho - Significado e 20 Modelos para se Inspirar

Outra dica é associar a tattoo de sereia com outras já existentes ou que serão feitas no futuro para dar uma sensação de uniformidade. Para isso, os temas náuticos, como navios e âncoras, podem ser uma ótima opção.

Tatuagem na perna de uma sereia feita em aquarela olhando para o horizonte Tatuagem na coxa de uma sereia sentada em diversos caveiras enquanto olha diretamente para a câmera. Tatuagem na coxa da silhueta de uma sereia preenchida com imagens do céu e do mar Tatuagem na perna de uma sereia nadando. Sua cauda é preta e vermelha e ela possui ornamentos no braço. Tatuagem na parte traseira das pernas. Em uma perna, há um navio e uma sereia logo abaixo; na outra, há um navio com as velas rasgadas e uma criatura com cabeça de peixe e pernas de mulher logo abaixo.

No Braço

O braço é a área do corpo mais escolhida por aqueles que desejam se tatuar. Para aqueles que precisam esconder a tattoo por motivos profissionais, a parte superior do braço é o melhor local para inserir o desenho, mas se você não tem problemas em relação a isso, o antebraço é um espaço perfeito para a tattoo de sereia.

Para fazer essa tattoo, o design da tatuagem deve ser mais vertical, pois a largura do braço não permite desenhos horizontalmente extensos. Se você já tem outras tattoos no braço, procure combinar a sereia com as demais utilizando cores e estilos semelhantes.

Tatuagem de uma sereia misteriosa feita em preto e branco no antebraço. Tatuagem de uma sereia vista de lado olhando para cima feita em preto e branco Tatuagem no antebraço de uma sereia com os cabelos cobrindo os seios e uma máscara feito do crânio de um animal selvagem com chifres. Tatuagem de uma sereia com conchas cobrindo os seios vista de lado e olhando para cima Tatuagem de uma sereia na superior do braço que possui uma cauda colorida e cabelos aos ventos enquanto senta em uma pedra Tatuagem em preto e branco de uma sereia com diversos adornos floridos em sua cauda e nos cabelos.

Nas Costas

Por ter bastante espaço, as costas possuem muitas opções para desenhos e lugares. Você pode optar por um desenho grande que cubra praticamente as suas costas inteiras ou por um desenho menor próximo ao pescoço, por exemplo.

A tatuagem de sereia nas costas pode ser grande ou delicada, cabe a você escolher qual das duas opções tem mais a ver com o que está procurando.

O ideal é que se você for tatuar uma sereia nas costas, aproveite outros elementos que fazem parte do universo destas criaturas, dando ênfase para a natureza que a cerca, como o mar, o céu e os corais.

Tatuagem na parte superior lateral das costas de um círculo que em seu interior mostra o mar agitado com uma cauda de sereia. Tatuagem de sereia que cobre as costas inteiras de uma mulher. Tatuagem que cobre as costas inteiras de uma sereia nadando livremente enquanto joga os cabelos para trás. Tatuagem no centro das costas de uma sereia saindo de um triângulo tridimensional cujo interior é pintado de diversas cores diferentes. Tatuagem no centro das costas de uma sereia em posição fetal feita em preto e branco Tatuagem pequena e delicada feita somente com traços que revelam a figura de uma sereia

Ariel / Pequena Sereia

O filme de 1989 deu origem à representação mais famosa da sereia no mundo contemporâneo. Ariel, a protagonista do filme “A Pequena Sereia”, é uma linda princesa dos mares que sonha em caminhar entre os humanos para conhecê-los melhor.

A personagem caiu nas graças do público devido a sua personalidade otimista e inocente, que faz com que ela sustente uma paixão platônica pela humanidade. As tatuagens em sua homenagem refletem a personalidade de Ariel por serem quase sempre delicadas e coloridas.

Tatuagem de um espelhos muito bonito que mostra em seu interior a Princesa Ariel sentada olhando para o horizonte Tatuagem no braço que lembra um esboço de desenho da Princesa Ariel Tatuagem feita somente com traços que formam o contorno da Princesa Ariel Tatuagem feita com aquarela da Princesa Ariel saindo da água enquanto joga seus cabelos vermelhos para trás Tatuagem delicada no pulso da silhueta preenchida da princesa Ariel nadando acompanhada de seus amigos.

Tatuagem da Pequena Sereia de perfil dentro de um espelho com o mar e o céu ao fundo

A tatuagem de sereia é verdadeiramente apaixonante e possui significados para os mais diversos tipos de personalidade. Qual delas faz mais o seu tipo? Conte para nós nos comentários! Para outras ideias incríveis de tatuagem, acesse nossa sessão de Piercing e Tattoo.

1 comentário em “Tatuagem de Sereia: Significado & 40 Ideias Incríveis para se Inspirar!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *