Tamanco de madeira: modelos e dicas para arrasar!


Você pode até não curtir muito o estilo vintage, mas quando gosta de uma tendência com certeza quer ver ela de volta ou sente aquela amargura fashion quando vai embora. O tamanco de madeira já teve seu auge antes e como agradou, voltou em um século diferente mas com o mesmo charme.

O modelo original foi uma febre nos anos 70 e a moda verão 2016 não é a sua primeiro aparição pós trancamento no closet. Nos anos 90 tivemos uma febre semelhante e com enorme destaque para todo tipo de calçado com salto de madeira. A moda 2016 está um pouco mais tímida e traz os tamancos de volta mais discretos, sem tanto detalhismo e isso torna o calçado até mais fácil de combinar.

modelos de tamanco de madeira

fotos de tamanco de madeira

tamanco de madeira na tendência da moda

como usar tamanco de madeira

Tamanco de madeira e mule: novas tendências!

E que levante a mão quem nunca teve um tamanco de madeira dos anos 90 com tachinhas! Hoje é super brega mas na época era uma febre em todos os pés no melhor do street style. Ele teve até outro nome fashion: clog, como é conhecido o tamanco inglês e é quase idêntico com o nosso modelo brasileiro, com a diferença que por lá eles adoram estampas e as brasileiras preferem muito mais modelos que combinam com tudo.

clog tamanco de madeira

E se você é fã do salto madeira pode curtir também o mule, uma nova febre nos pés femininos. O modelo é muito parecido com o  tamanco de madeira lá dos anos 90 mas com alguns diferenciais que mixam a delicadeza da pontinha do escarpin mas cobrindo o peito do pé quase total. Tem cara de sapato social feminino mas sempre deixa o calcanhar à mostra. Ele pode ou não ter o salto de madeira e fica um charme para usar no dia a dia com look social.

moda de tamanco de madeira

modelos e fotos de tamanco de madeira

estilos de tamanco de madeira

O tamanco de madeira e o sapato mule tem muita mais coisa em comum do que você pode imaginar. Além de serem visualmente semelhantes nos pés também são ambos uma volta da moda anos 70 por aqui, quando os dois modelos chegaram ao seu auge. Um dos diferenciais é que o mule era referência fashion hippie, enquanto o tamanco não era tão aclamado assim.

dicas de moda com tamanco de madeira

Como usar tamanco de madeira? Looks

Com calças

A melhor dica dos fashionistas para não errar é se seu tamanco é fechado as calças folgadas ficam bem melhores. É trazer de volta a moda anos 70 com as bocas folgadas e os modelos cobrindo o tornozelo. Quanto mais soltinha melhor, mas lembrando que a boca de sino e os modelos arrastando no chão não estão na moda.

tamanco de madeira com calça boca de sino na moda

look dia a dia com tamanco de madeira

tamanco de madeira com legging
Com calça legging também combina!

Com calça justa e curta também pode mas o calçado vai dar um peso no visual, por isso opte por blusas e casacos mais leves. Os pés vão chamar bastante a atenção e esta é a proposta: destaque na parte de baixo.

Claro, escolha bem qual calça justa vai usar. Se anda acima do peso não opte pelos modelos super justos porque o comprimento mais alto ressalta quadris largos. As usuárias da moda plus size devem ter atenção redobrada com roupas largas na parte de cima para não ficar desproporcional. Dica importante: se você tem ombros largos tente usar modelos de decote que não destaquem os ombros e ressaltem o visual trapézio. 

tamanco de madeira com calça jeans

tamanco de madeira em look trabalho

Misturar tendências sempre é uma opção vem vinda se você se sente segura e confortável com a proposta. Sabe aquela sua calça rasgada super hippie e seu casaco social de trabalho? Junte tudo com seu tamanco de madeira e crie um estilo próprio e funcional.

calça jeans rasgada com tamanco de madeira

jeans com tamanco de madeira

look simples com tamanco de madeira

Com vestidos

Existe combinação mais casual que salto de madeira e vestido? É simples de unir os dois modelos mas sempre pensando em um look casual, nunca para eventos formais. O tamanco de madeira não cai bem com vestidos de festa, formatura e casamentos, então para eventos como esse deve ser realmente descartado. 

Com vestidos, tendo estampa ou não, lembre sempre que seu calçado é um pouco ‘pesado’ no look e por isso busque a harmonia. Quanto mais leve, alegre e fluido for o tecido melhor para o visual. Os florais e os de cor única soltinhos são ótimos com este tipo de look.

tamanco de madeira com vestido floral

tamanco de madeira com vestido branco

Leticia spiller com tamanco de madeira
Olha o look da atriz Letícia Spiller!

tamanco de madeira com vestido de renda

diferentes formas de combinar tamanco de madeira com vestido

vestidos com tamanco de madeira

Com shorts e saias

É a famosa combinação de moda com conforto. Não é porque a saída de casa é simples que tudo precisa ser sem estilo, não é mesmo? Tanto micro, mini shorts como bermudas caem bem com este tipo de calçado e deixam a sensação que você está super confortável. Só não esqueça que para caminhadas longas pode não ser do sapato mais confortável, opte por um salto não tão alto.

tamanco de madeira com saia tamanco de madeira com short

short jeans com tamanco de madeira

 

Combinar ou não seu tamanco de madeira com a bolsa?

Tanto neste como em outros blogs e sites você já deve ter lido algo sobre sapatos e bolsas não devem necessariamente ser da mesma cor. Este tipo de combinação ficou lá nos anos 90, quando cinto, sapato e bolsa sempre eram da mesma cor. Hoje a moda é super liberta de combinações padrões e quanto mais cores tiver no look melhor. Contudo, se não se sentir segura pode usar uma combinação mais formal como bolsa e sapato de mesma cor ou ao menos do mesmo tom, como bolsa marrom claro e tamanco de madeira marrom escuro. Na dúvida, a bolsa preta sempre será a sua melhor amiga e combina com tudo.

comprar tamanco de madeira

preços de tamanco de madeira

tamanco de madeira e bolsa de couro marrom

 

Onde comprar tamanco de madeira?

Além das lojas de centro comerciais de sua cidade e shoppings você tem boas opções online como a Dafiti.com (com descontos progressivos em muitos dias da semana, vale acompanhar a loja virtual todo dia), Passarela, C&A e alguns sites que nem são tão conhecidos por vender sapato assim mas como opções pela segurança na compra como Submarino, Americanas, dentre outros.

dicas para usar tamanco de madeira

Os preços de tamanco de madeira variam muito, podendo ir de R$ 60 a mais de R$ 500 de grandes grifes como Arezzo, Miu Miu, Prada, dentre outras. Mas atenção: é um calçado marcante, então optar por muitos modelos pode ser um risco porque não devemos ter mais de uma estação com a mesma tendência. Variedade é bom, mas nem sempre terá mais de um uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *