Piercing na Língua: Tipos, Cuidados e Como Cuidar de Inflamações!

Já pensou em colocar um piercing na língua? O acessório pode até parecer ousado e assusta muitas vezes pelo medo da dor no momento de colocar, mas a verdade é que aderir ao estilo do piercing na língua pode ser mais simples do que parece.

E se você tem dúvidas sobre esse tipo de piercing e quer saber tudo sobre o acessório na língua, no post trouxemos uma série de dicas e informações para não ter mais dúvidas.

tipos

 

Tipos de Piercing na Língua

Para quem costuma achar que piercing na língua é tudo a mesma coisa, engana-se.

O local em que a joia é colocada determina e muito qual o tipo de piercing usado. E se você quer conhecer um pouco das opções antes de perfurar o órgão, vamos lá:

  • Brake Tongue (Freio da Língua): para quem quer uma versão de piercing na língua ainda mais discreta, pode optar pelo brake tongue, que fica abaixo da língua.

A região não tem terminações nervosas e acaba sendo uma opção segura para quem busca um visual mais ousado, mas sem perder a segurança na hora de perfurar.

piercing de bolinha
A joia traz listras em preto e branco

piercing pequeno

piercing brake tongue
O modelo de joia tem uma leve arqueadura

piercing freio da língua

  • Surface: essa versão de piercing na língua corresponde a um modelo no qual a joia com duas extremidades fica na posição de 90°, e assim é possível ver as duas pontinhas da joia em uma mesma linha.

O piercing surface não atravessa a língua de um lado para outro, mas apenas em uma reta como uma perfuração que fica em média a 2,5 mm da superfícei.

modelo superfície

modelo divertido
A joia é decorada com estrelinhas

furo superficial surface

  • Ponta da Língua: entre as variadas opções na hora de furar a língua para colocar a joia, uma das possibilidades é a perfuração na ponta, onde a joia fica bem na pontinha da língua, e isso exige ainda mais cuidado para que o piercing não enganche nos dentes.

O modelo de ponta de língua costuma usar peças ao estilo surface (superficial), ou seja, onde é possível ver as duas pontinhas do piercing, uma em cada extremidade da ponta da língua.

piercing ponta da língua

piercing no smile
Além da joia na língua, a proposta aqui foi de usar também uma opção no smile
tipos
A joia simples foi usada na ponta da língua

modelos de ponta de língua

  • Tradicional: em um furo na língua não dá para dizer que se é tradicional, mas as versões em que o perfuração é feita mais ao centro da língua e que perfura de um lado para o outro, é uma das mais conhecidas e tradicionais.

O método exige experiência por conta das terminações nervosas do órgão e pede que os cuidados sejam redobrados.

piercing masculino
O modelo tradicional passa de um lado para o outro da língua

tipo tradicional piercing simples língua modelos para língua

Como é Colocado? Dói?

Se você quer se preparar antes de colocar um piercing na língua, e quer saber como é realizado o procedimento, vamos a um breve passo a passo.

            Ah, mas essa é só uma explicação para que você possa se preparar para o momento, e nenhum passo a passo é capaz de dar orientações necessárias para colocar o piercing em casa. Então, vamos combinar de antes encontrar um estúdio regularizado e que trabalhe com materiais descartáveis, afinal é sua saúde que está em jogo.

como colocar

  • Depois de higienizar bem a língua, a boca é aberta e órgão é colocado para fora;
  • Para manter a língua firme, costuma-se usar um instrumento que vai ajudar a manter o órgão fora da boca;
  • Em um movimento rápido e bem analisado, evitando que o furo afete qualquer terminação nervosa da língua, fura-se o órgão de baixo para cima;
  • Depois é só colocar a joia e rosquear.

 

A pergunta mais frequente é se dói colocar um piercing na língua. E a resposta não é exata, já que depende.

O momento da perfuração não costuma ser dolorido, na verdade é um dos locais que menos causa dores. No entanto, algumas pessoas mais sensíveis a dor podem sentir um certo incômodo.

Em alguns casos, é comum que a dor venha pós perfuração e durante a cicatrização, pois nessa fase a língua está mais sensível e inchada, deixando o órgão mais propício a sentir dor.

Quanto Custa? #preço

O preço do piercing na língua vai variar de acordo com o profissional escolhido e da joia em que se vai comprar o momento da perfuração.

No caso, de já levar a joia, o preço médio para a colocação é de R$ 100, mas para quem quer adquirir a peça junto com a perfuração, é preciso separar um pouquinho a mais, em média R$ 150, para peças simples.

Dicas e Cuidados

Limpeza

O momento de furar a língua para a colocação do piercing costuma ser o momento que as pessoas são mais cautelosas, mas o cuidado não deve ser unicamente para este momento.

O processo de furar deve ser cuidadoso sim e bastante higiênico para evitar qualquer possibilidade de inflamação, mas os cuidados com a higienização da língua também devem ser constantes.

Como a boca é um local bastante apropriado para a proliferação de bactérias por conta do acúmulo de restinhos de alimento, fica aí o ponto criterioso e que exige muita atenção.

Para cuidar da limpeza da língua e evitar inflamação e até mau-hálito, causado pelo acúmulo de bactérias, alguns cuidados são bem importantes, como:

  • Troca da escova de dentes: essa não é nenhuma novidade e é comum a indicação da troca frequente da escova de dentes. A verdade é que a troca da escova evita que bactérias se reproduzam entre as cerdas e isso possa vir a causar inflamações no piercing na língua. Por isso, troque a escova, em média, a cada 2 meses.
  • Escovação: a higiene é um ponto importante para manter a boca limpa, mas quando se tem um piercing, a atenção deve ser redobrada. Faça a escovação frequentemente e use uma pasta antibacteriana, o que vai ajudar a limpar melhor a boca. Outro detalhe é limpar a língua corretamente e com cuidado.
como cuidar
A escovação da língua deve ser cuidadosa
  • Evite tocar na língua: com certeza você já ouviu dizer que as pontas dos dedos não possuem olhinhos, e é exatamente isso que deve ser levado a sério. Depois que perfurar a língua, evite levar o dedo na boca para ver a cicatrização, ou coisas do tipo. Os dedos podem estar sujos e levar bactérias a uma área recém-perfurada, o que poderia causar inflamações no furo.

Cicatrização

Não se assuste se nas primeiras horas após perfurar a língua, o local fique um pouco inchado, afinal é só uma reação do corpo.

No entanto, dá para evitar o inchaço ou amenizá-lo usando compressas frias sobre a língua.

No dia que realizar a perfuração e um ou dois dias depois, coloque compressas sobre a língua, tome água gelada e até picolé, pois o gelado vai diminuir o inchaço e ajudar na cicatrização da área.

Outra dica após perfurar a língua é comer alimentos menos gordurosos e mais pastosos, de modo que fique mais fácil a mastigação e não force a língua, o que poderia dificultar a cicatrização.

Como Tratar de uma Inflamação / Infecção

Se você já colocou o piercing na língua, tomou todos os cuidados na limpeza e cicatrização, mas ainda assim o órgão está inflamado, é preciso tomar alguns cuidados.

A primeira dica é manter a escovação normalmente e com frequência. Não é porque a região está delicada, que você vai suspender a escovação, pelo contrário, não dá para abrir possibilidades para uma nova proliferação de bactérias.

Nessa fase, faça a escovação com mais cuidado e depois utilize um enxaguante bucal para atingir cada cantinho da boca e limpar ainda melhor.

Utilize também gelo e compressas frias, de maneira a tentar reduzir o inchaço e a dor que a inflamação pode causar.

Se nada disso adiantou, é melhor procurar por um infectologista, que poderá analisar melhor a situação e até indicar a retirada do piercing.

Fotos de Piercing na Língua e Modelos de Jóias

E se você está querendo ideias para adotar o visual com piercing na língua, separamos fotos e inspirações com diferentes tipos de perfurações e joias, assim dá para se inspirar na maneira de furar e no estilo de peça usar.

piercing divertido
O modelo da joia é divertido

modelo de peça

piercing colorido
A peça traz listras de diferentes cores
piercing caveira
A caveirinha deixa o piercing diferente

modelo e tipo de joia joia simples joia

modelo delicado
A versão estilo surface tem pedrinhas delicadas
joia com pedra
O modelo com pedra azul é uma opção mais delicada
modelo de joia
A joia simula o mapa mundi
peça colorida
A joia colorida é uma opção alegre

 

Agora que já respondemos a todas às dúvidas, é hora de pensar na possibilidade de adotar o visual.

14 comentários em “Piercing na Língua: Tipos, Cuidados e Como Cuidar de Inflamações!”

  1. Oie Adriana, quando eu botei meu piercing há dois meses e alguns dias eu esfriava beeeem a comida antes de comer e fiquei fazendo isso por umas duas semanas (mais ou menos), mas isso vai de pessoa pra pessoa, eu comecei a deixar a comida um mais quente beem aos pouquinhos e agora ja como sem esfriar
    ah! Vou te dar uma dica ( pelo menos era assim q eu fazia): eu mastigava tudo q eu ia comer com a cabeça deitada (viradinha de lado sabe?) pra nao bater na joia pq tava doendo um pouco ainda.
    Espero ter te ajudado 😉
    Mas qualquer coisa me segue no insta e me chama no direct dizendo q tu veio por causa da resposta no site q eu te ajudo como eu poder 😉 🙂
    Meu insta é: @vai_alan

  2. É normal a língua fica branca? vai fazer uma semana q furei já tá pequeno o furo mais tá saindo um pouquinho de líquido amarelinho agora não sei se tá inflamado ?

  3. Faz buchecho de água com sal que ajuda muito na cicatrização, além do enxaguante bucal. A minha dor durou 4 dias, e a cicatrização mais ou menos 20 dias. Nos primeiros dias apenas coisas geladas e liquidas e cuidando sempre, depois você nem sente. Vale a pena, eu amo o meu peircing!

  4. Coloquei o piercing na língua tem quase um mês. Nesse tempo crio tipo uma bolinha amarelada em baixo da língua, mas é pequema, estou morrendo de medo, Estou querendo tira. Isso é normal nos primeiros meses??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *