Tiaras de cetim: modelos e passo a passo!


Que tudo na moda vai e vem a gente já sabe, mas que estamos cada vez mais próximos dos anos 90 talvez seja uma novidade. As tiaras de cetim foram uma febre quando o axé era auge no Brasil, todo mundo conhecia o grupo É o Tchan e as boy bands eram um enorme sucesso. Não foi uma onda passageira. Assim como as pantalonas jeans e as queridas sandálias de plástico Melissa, todo mundo usava sua tiara com tecido brilhoso e tinha diversas cores na gaveta para combinar com tudo. A proposta hoje é a mesma: usar tiara de cetim com tudo. É a peça must have do momento.

modelos de tiaras de cetim

fotos de tiaras de cetim

Modelos de tiaras de cetim para noivas

E em que elas mudaram dos anos 90 para cá? A essência de usar fitas de de cetim (baratas e com lindo brilho) continua, mas ganhou novos usos e uma renovada no estilo. Antes era um acessório super cool para usar no dia a dia e hoje já se encaixa em eventos mais chiques e de luxo como casamentos. São mais delicadas e bem mais discretas, um pequeno complemento nos fios para finalizar um penteado perfeito. E em casamento as tiaras de cetim realmente arrasam!

tiaras de cetim para noivas

No wedding day a proposta é largar aquele modelo estilo diadema de centro de cabeça e ficar com o acessório para um leve toque no penteado. A tiara na verdade não prende nada, é apenas encaixada no visual complementando. Os fios rebeldes não serão domados com a tiara e sim por pelo bom penteado e alguns pequenos truques como uso de spray fixador, pomada modeladora ou o clássico gel fixador. 

look noiva com tiaras de cetim

As tiaras para casamento da moda são feitas com uma fita de cetim e alguns detalhes para implementar. Basta fixar a flor na fita da largura que desejar e enrolar no cabelo. Não é necessário medir antes, pode ser aplicada na hora e cortar o excesso, escondendo por trás dos fios.

penteado de noiva com tiaras de cetim tiaras de cetim simples para noivas

cabelo de noiva com tiaras de cetim tiaras de cetim para noivas com flor lateral tiaras de cetim como usar para casamento

Dica importante: todo penteado para noiva fica muito mais bonito quando os fios estão hidratados. Como o processo é lento comece uma hidratação semanal ao menos dois meses antes do casamento para ter muito mais brilhos, força e cabelos comportados no grande dia.

Modelos de tiaras de cetim para bebê e infantil

Existe peça mais clássica que as tiaras de cetim para bebê? Elas são charmosas, simples e fazem parte daquele presentinho que toda mãe de menina adora ganhar. O legal é ter várias cores disponíveis para combinar com todas as peças como vestidos, saias e shortinhos para receber os visitantes da estrela da casa.

tiaras de cetim para bebês

modelos de tiaras de cetim para babys tiaras de cetim com elástico e flor
tiaras de cetim simples para bebês

dicas de tiaras de cetim para bebês

Os modelos para crianças são bem mais parecidas com a moda anos 90, quando elas eram auge entre filhas e mães. O uso do diadema coberto como base é uma boa pedida pensando no quanto criança não fica por muito tempo com um acessório nos fios. Elas também não costumam tomar conta se está caindo ou se não está bem encaixado, então a faixa para uso dos 7 aos 10 anos não é uma boa ideia se você quer os fios da menina arrumados por um tempo maior.

As tiaras de cetim para meninas podem ser usadas tanto no dia a dia para uma saidinha com os pais como complemento de looks de festa. Os modelos com flores e pedrarias são considerados de luxo e vão bem para daminhas de casamento, assim como para formaturas e festas de fim de ano. Podem ser estampadas ou neutras, o que vale é combinar com o look.

tiaras de cetim infantil tiaras de cetim para meninas tiaras de cetim infantil com florestiaras de cetim para usar em festas

Dica importante: Observe se a base não é pontiaguda. Nada pior que um modelo de tiara infantil incomodando atrás da orelha. Se as adultas não gostam, elas muito menos e vão rejeitar o acessório.

Modelos de tiaras de cetim passo a passo

Tiaras de tecido para crianças passo a passo

como fazer tiaras de cetim

Para fazer um modelo como da foto acima você precisa apenas de um diadema neutro de qualquer cor, um pouco de cola quente, fitas de cetim e um pingente de qualquer tipo com strass. Tudo isso você consegue comprar em lojas de peças para bijuterias ou de produtos para artesanato e com custo bem baixo.

Cobrir o diadema(ou tiara, depende da sua região o nome muda, mas o produto é o mesmo) é seu primeiro passo. É só enrolar a fita (o ideal é usar uma fita bem fina) e colar a pontinha do final com cola quente quando acabar de cobrir todo o acessório. Cobrindo e colando a sua tiara de cetim já está pronta, o restante é acessório como fazer uma flor, colocar algumas pedras ou qualquer outro tipo de acessório que deseje. A flor pode ser feita apenas cortando pedaços da fita e colando com cola quente ou outro tipo de cola que desejar.

Para quem quer ser mais prático ainda não se preocupe, pode comprar flores prontas em lojas para artesanato e colar com cola quente ou de outro tipo no acessório pronto também. Ou pode usar miçangas, lantejoulas para uma tiara para fantasia, dentre outras propostas. Com modelos artesanais as possibilidades são infinitas!

Tiaras de tecido para bebê passo a passo

tiaras de cetim passo a passo

Os modelos para bebê precisam ser soltinhos e confortáveis e usam apenas fita de cetim e elástico. A base é como se fosse uma trança com o elástico no meio, um entrançado com as fitas apenas sem qualquer cola ou acessório, segurando com as duas mãos e levando apenas alguns minutos depois que se pega a prática.

Todos os modelos podem ser incrementados com materiais para artesanato legais. Vasculhe na loja itens baratos, diferentes e crie modelos incríveis para crianças ou você mesma! Vale usar outros tecidos como base ou criar flores coloridas. Quanto mais cores de fita melhor e apenas mudando a largura o item pode ter o mesmo desenho mas já fica completamente diferente.

E no dia a dia, pode usar tiaras de cetim? Pode sim, sem problemas. Mulher moderna é sinônimo de inovar e cada vez mais acessórios de modas passadas estão sendo resgatados. E se ninguém que você conhece ainda usou não tem problema, você está sendo pioneira e aderindo à moda vintage, uma tendência cada vez mais forte no mercado.

 

2 pensamentos em “Tiaras de cetim: modelos e passo a passo!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *