Gola de tricô: modelos, como usar e passo a passo!

Se você adora produzir looks de inverno, uma peça que não pode faltar no seu armário e que é tendência é a gola de tricô.

A peça é uma sobreposição que lembra uma gola, mas que pode ser usada por cima de outras peças, funcionando como um detalhe a mais para o look e substituindo o tradicional cachecol.

A gola de tricô pode ser feita em vários modelos e isso permite usar diferentes peças de acordo com o look. Outra vantagem desse acessório, é que funciona tanto para mulheres, como para homens e crianças.

Então, se você quer ver modelos de gola de tricô e ainda se inspirar em looks usando o acessório, é só continuar a leitura do post e se apaixonar por essa peça.

modelos e como usar

 

Modelos de gola de tricô

Torcida 

O modelo de gola torcida é o que mais lembra os cachecóis. A versão é  mais volumosa e pode ser menos ou mais torcida. Esse tipo de gola é usada por cima da roupa e pede peças sem volume excessivo, já que o próprio tricô torcido dará esse volume.

O tipo de ponto usado na peça pode ser variado, e por isso o modelo é tão versátil para compor diferentes estilos de acessórios  e looks.

Ah, e se você não conhece a peça por gola torcida, talvez fique mais claro o nome gola infinitaque também é usado para esse modelo.

 gorro de tricô
O gorro também é de tricô
modelo de gola
Gola feito pela talentosa Linda, instagram: @alindaquefez
A cor da gola e do gorro é a mesma
A cor da gola e do gorro é a mesma
O acessório valoriza a blusinha básica
O acessório valoriza a blusinha básica

gola torcida

Com botão

Uma das variações da gola de tricô é o modelo com botão. A peça é como um echarpe aberta e o botão funciona para fechá-la e criar o modelo de uma gola com botões.

Nesse tipo de variação, a peça pode seguir um estilo com gola maior e que possa ser dobrada, ou uma versão mais simples e com menos volume.

O tipo de botão a ser usado também pode variar bastante, e a escolha pode ser de acordo com o estilo da peça e seu gosto pessoal. E apesar de ser apenas um detalhe, pode fazer muita diferença na peça, dando ainda mais estilo ao acessório.

 

gola verde
O modelo conta com grandes botões
modelo marrom
O modelo lembra uma gola dobrada
gola simples
O modelo com menos volume é mais discreto
modelo bege
O botão une as duas partes da gola e a mantém fechada

modelos com botão

Com capuz

O modelo com capuz é uma variação de todos os tipos de gola.  Essa versão pode ser uma extensão dos variados modelo, mas com a touca que protege as orelhas do frio.

Esse modelo é uma ótima aposta para adotar no look de inverno, principalmente em casos que o casaco não tem capuz.

Além de ser usada com capuz, a gola também permite ser usada sem o acessório, que vai ficar pendurado como um capuz de uma blusa; ou pode ser dobrado junto da gola torcida e passar simplesmente por uma gola tradicional, o que deixa a peça ainda mais versátil.

gola torcida com capuz
A gola com mais volume segue o estilo torcido
modelo com botões e capuz
O botões criam um detalhe a mais para o modelo
gola capuz amarela
O modelo foi feito com lã mais grossa e pontos abertos

modelo gola capuz

modelos com capuz

Gravata

Antes que você imagine uma gravata tradicional, é preciso deixar essa concepção de lado, afinal a gola estilo gravata não é igual ao acessório masculino, e de longe remete ao modelo de gravata borboleta, mas que pode ser melhor definido como um modelo transpassado.

Nesse tipo de gola de tricô, é comum que a peça tenha menos volume, mas que funcione como uma gola com mais charme para a composição.

A peça com duas pontas é transpassada e cria o visual que lembra a gravata borboleta, ou até o look com um lenço amarrado, dando um toque a mais ao estilo e a composição.

modelo transpassado
A blusa de listras destaca o acessório vermelho
modelo verde claro
A cor verde ganha destaque com a blusinha branca
tricô mesclado
O tricô mesclado foi a escolha para o modelo
modelo de duas cores
O modelo gravata também pode ser usado de lado
modelo gravata
A peça na cor preta é ideal para produzir looks neutros

Pompom

Se você já se aventura pelo mundo dos tricôs e sempre vai a armarinhos, com certeza já viu a lã pompom. O rolo de lã é formado pela linha e com alguns pompons, o que permite criar diferentes tipos de peças em tricô.

Entre as possibilidades de usar esse tipo de lã, uma das aplicações é a gola de tricô. O pompom da lã cria um detalhe a mais para a peça, que pode ser feita em diferentes modelos e estilos, variando desde o mais conhecido, que é o modelo torcido, até versões com bico ou outras opções e versões da gola.

modelo com flor
A flor lateral cria um detalhe a mais para o acessório
torcido com lã pompom
O modelo torcido é um mix de cores
gola com bico
O modelo segue o estilo de gola com bico

modelo torcido com flor

gola de bico
O bico define o formato da peça

Com trança

E que tal unir duas tendências? A composição do tricô e da trança são apostas ótimas para a composição da gola e ainda trazem à tona duas vertentes da moda.

A trança feita de tricô pode ser o ponto o ponto principal da gola, que pode ser composta apenas por esse formato, ou funcionar como um detalhe trançado, em espessura mais fina e apenas como uma composição do modelo de gola.

Além de variar na espessura e destaque da trança, outra variação é o modelo da gola que pode seguir diferentes estilos, com mais ou menos volume.

 

modelo cinza com trança
O acessório cinza é neutro

modelo com trança e bico

tricô com trança
O gorro também tem o detalhe da trança
gola rolê tricô
A gola mais solta cria um detalhe lindo para o look

gola com tranças

Masculina

E se você insiste em achar que a gola de tricô é uma opção apenas para mulheres, engana-se. O acessório também pode fazer parte do guarda-roupas masculino e funcionar muito bem para a produção dos looks de inverno para homens.

Para a peça masculina, as versões mais usadas são o modelo torcido, com botões e com capuz, e geralmente as cores seguem uma cartela de tons neutros ou invernais, como o verde escuro.

Para os homens que pretendem apostar no acessório como parte da composição, não precisa ter medo de errar, afinal a peça é um acessório para adicionar estilo, mas acima de tudo manter o look quentinho.

homem com gola tricô
O look com chapeu fica ainda mais charmoso
modelo masculino com botão
O botão de madeira fecha a peça
gorro e gola masculino
O gorro de tricô combina com a gola de mesma cor

gola para homem modelos masculinos

Como usar? Dicas de looks

Se você viu os modelos de gola de tricô, mas não sabe como adotar a peça ao look, separamos algumas dicas de como usar e arrasar no visual com esse acessório. Ah, e as dicas funcionam para homens, mulheres e crianças.

  • Evite usar gola de tricô com gola rolê: essa dica é válida em casos de golas mais volumosas na blusa. A combinação de dois volumes em golas diferentes pode deixar o visual um tanto carregado. No caso da blusa estilo segunda pele e com gola alta a combinação pode acontecer, já que a blusa não vai adicionar mais volume na gola.
  • Combinação com gorro: além de usar a gola como acessório do look, a composição no visual de inverno também permite usar gorro ou boina. Para não errar, aposte no gorro de mesmo material com lã de mesma cor ou de tom próximo, o que vai deixar o look harmonioso.

Mulheres

 

look inverno com gola com capuz
O óculos espelhado completa o look

Para as mulheres que estão em busca de um look invernal com gola de tricô com capuz, esse visual da blogueira Camila Coutinho já pode entrar para a pastinha de inspirações. Aqui a aposta foi por um look de inverno mais rigoroso com tons mais fechados e neutros, e para não fugir das cores invernais, a aposta foi pelo acessório na cor de vinho. O modelo com capuz valorizou o look e foi a aposta perfeita para a composição de inverno.

look de inverno com vestido
O sapato preto com meia calça de mesma cor alongam as pernas

Se você não vai enfrentar um inverno tão rigoroso, uma das possibilidades na hora de compor o visual é apostar no look de vestido com meia calça. A aposta é super feminina e fica linda para os dias mais frios. Neste caso, os tons de cinza e preto são predominante no visual, e para trazer um toque de cor e destaque, a aposta foi pela gola torcida em vermelho. Além da gola vermelha, a bolsa de mesma cor completa o look e mantém o visual em equilíbrio.

 

Mais fotos

look gola tricô

look com gorro
O gorro preto completa o visual
look com legging
O casaco é um mix de tendência militar com mangas de couro
vestido com bota
A bota over the knee é uma aposta certeira nos looks de inverno

look gola com capuz

calça com bota de cano curto
A bota caramelo quebra o visual com tons mais fechados
gola com botões look
A blusa básica é a base do look
bota com franja
A bota tem detalhes de franja
sapato de oncinha
O sapato com estampa animal print é destaque no look

Homens

look inverno homem

Para os homens que estão precisando daquele empurrãozinho para entrar no mundo da moda, esse look inspiração é a aposta perfeita de como arrasar no visual durante o frio. A camisa jeans foi a base do visual e a gola torcida funciona como um acessório junto do casaco mais pesado. Para complementar, basta investir na calça jeans com bota.

gola torcida homem

Se a ideia é investir no look casual e para o dia a dia, nada melhor que um tênis nos pés. No restante da composição, vale a pena apostar no casaco aberto e gola torcida para completar o visual da camiseta básica.

 

Mais fotos

suéter masculino
A blusa estilo suéter é um um mix de tons de cinza

look homem gola com capuz

look despojado homem
A barra da calça dobrado dá um estilo mais despojado ao visual

look masculino

look masculino com jaqueta de couro
A jaqueta de couro completa o visual

Crianças

look infantil menino

A gola de tricô também é um acessório para as crianças, e neste visual para os meninos, o que não falta é estilo. O casaco vermelho é destaque no look, e  gola com bico e com botão valorizam o look de inverno para criança.

gola com capuz infantil

O modelo de gola com capuz é uma aposta certeira para os pequeno e supre a ausência da blusa sem capuz. Neste modelo, o capuz tem detalhe das orelhinhas, o que deixa a peça com um toque infantil e super charmosa. Para a composição do look, a combinação contou com casaco de lã de tom próximo ao da gola.

 

Mais fotos

boina infantil
A boina tem a mesma cor de lã da gola
gola com botão para criança
A gola com botões é delicada

look tricô criança

Como fazer gola de tricô passo a passo

Torcida

 

 

Com botão

 

 

 

No braço

 

 

 

Rendeu-se a moda de gola de tricô? Agora é só montar os looks e apostar no acessório como complemento para dar um up no look de inverno.


12 comentários em “Gola de tricô: modelos, como usar e passo a passo!”

  1. Olá!
    Que surpresa ver minha foto, com um produto feito por mim no seu site… Ficaria muito feliz se pudesse dar os créditos à foto (instagram @alindaquefez).
    Até mais!

    1. Oi, Linda! Peço desculpas por ter usado sua foto sem autorização, e agradeço o aviso… Só assim podemos corrigir (excluir a foto ou inserir os créditos). Vi sua página e já encontrei a foto utilizada.
      Obrigada mais uma vez, seu trabalho é lindo!

  2. Gostaria de receber o modelo da gola verde com dois botões em vídeo pois eu não sei muito bem fazer tricô com receitas só olhando são todas lindas!!

  3. Boa noite,
    Desejo fazer uma gola com capuz para a Marcela, minha neta de três anos. Por favor, você teria uma receita?
    Obrigada,
    Tânia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *