Para quem é ligada em moda já deve ter ouvido falar ou visto o famoso vestido ciganinha. A tendência é uma inspiração de uma peça que já fez muito sucesso na década de 70, e como a moda é um ciclo, eis que a peça voltou com força total e promete ter vindo para ficar.
Se você não é tão ligada em moda, pode ser que ainda não esteja por dentro desse modelo de decote ombro a ombro, mas para te manter informada e sabendo tudo sobre o vestido ciganinha, fizemos um post completo para você arrasar em um look da moda.
Modelos de vestido cigana:
Preto e cores lisas
Para quem pretende investir em uma primeira peça, pode apostar nas versões sólidas. As cores mais tradicionais ficam entre preto e branco, mas um tom mais intenso e colorido também pode fazer parte do armário e ser o primeiro vestido ciganinha que você vai comprar.
A vantagem dos modelos sólidos é a possibilidade de brincar na combinação, que pode seguir uma estratégia de look neutro com acessórios e calçado em tons suaves, ou arriscar em uma combinação mais ousada, como acessórios e sapato colorido.
Estampado
Para as adeptas de um look alegre, também vale investir nos modelos estampados. A variação de estampas e cores é algo que cria uma grande gama de modelos e isso permite que a peça estampada vá de um look para o dia a dia, até uma opção mais arrumadinha para uma festa.
Entre os tantos e variados tipos de estampas algumas opções são:
- Vestido floral;
- Animal print (oncinha, zebra, cobra, etc);
- Étnica;
- Preta e branca.
Manga Longa
O modelo com mangas longas é uma opção bem versátil. A peça vai bem desde os dias mais quentes, por conta do tecido ser mais leve e soltinho, até mesmo para os dias mais fresquinhos de outono.
E por ser tão coringa com as mangas longas, esse tipo de peça é a combinação perfeita para quem pretende adotar a combinação com uma sandália de salto ou rasteirinha, ou até para investir no look de vestido com bota.
De renda
Ah, e claro que não poderia faltar uma inspiração nos clássicos vestidos de renda. E apesar da delicadeza do tecido, a renda torna-se menos formal no decote ciganinha, deixando o visual mais jovem.
O vestido ciganinha de renda costuma variar entre dois tipos – modelos casuais, e arrumadinhos. A opção casual é uma ótima aposta para quem quer usar uma peça delicada e feminina ao longo do dia, enquanto as versões mais ajustadas ao corpo e com um tipo de renda mais refinado, garantem um look ideal para festas, mas sem ficar pesado ou com estilo senhora.
Longo
Aquela velha história de que longo era apenas para eventos formais já ficou bem no passado e deve ser totalmente esquecida.
A peça comprida e que se estende até os pés entrou para o universo da moda, e pode sim ser uma opção para festas, mas também uma versão para o dia a dia. O que vai determinar o vestido ciganinha de ser usado em determinadas ocasiões é o estilo do tecido. As opções mais fininhas e soltas ficam lindas para usar em um passeio durante o dia; já os modelos com tecido mais estruturado ou/ e finos (exemplo da seda), podem ser usados em festas que pedem um visual mais arrumado.
Plus size
As mulheres gordinhas não precisam ter medo de arriscar na peça, pelo contrário, o decote ombro a ombro tira o foco das partes mais avantajadas e destaca os ombros.
E se você insiste na pergunta, de qual modelo de vestido ciganinha é melhor para quem está acima do peso, não há regras, mas algumas dicas que valorizam seu corpo.
- Modelos mais soltinhos: podem ser uma boa opção para quem não está satisfeita com o corpo, assim não fica marcando o sobrepeso. Só não use uma opção muito solta, caso contrário isso pode dar a impressão de que você é maior.
- Estampas: os modelos de vestidos plus size cigana também podem ter estampas, e se houver a opção com estampas no sentido vertical, é ainda melhor para alongar o corpo.
- Marcando a cintura: se o modelo tiver um elástico ou cintinho na parte da cintura, é ideal. A peça ajuda a definir melhor a estrutura corporal e isso alonga as pernas.
Jeans
E quem ainda não se rendeu a moda dos vestidos jeans, pode apostar que este tipo de tecido veio com tudo, inclusive para as opções de vestido ciganinha.
Para não errar na escolha do look e deixar a peça desconfortável, o ideal são as opções mais soltinhas, que deixam o corpo mais livre para os movimentos, e não perdem a delicadeza do estilo.
Looks – Como usar vestido ciganinha:
Com cinto
O cinto usado no vestido ciganinha é uma opção certeira para quem deseja mudar um pouco o estilo da peça. O acessório funciona como uma maneira de acinturar a peça, que também pode ser usada na versão soltinha. Desse modo, o cinto é um truque ótimo e rápido para mudar o estilo do vestido.
Lembra que agora mesmo falamos das opções de vestido ciganinha jeans e mais soltinhos? Se você quer deixar a peça mais acinturada, aposta no cinto. Neste caso, a escolha foi por um modelo mais largo e na cor caramelo (ah, pode anotar que looks com cor caramelo serão tendência do inverno), de modo a manter a harmonia com a cor do calçado.
No vestido branco, a opção foi pelo cinto com um pouco mais de cor, de modo a dar um toque de cor ao visual e valorizar a cintura. E para manter o visual mais leve do vestido ciganinha, o look ainda apostou na combinação com chapeu.
As opções de cinto mais fininho também podem fazer parte do look. Para o acessório não sumir no meio do tecido, é interessante usar esse modelo com um vestido mais ajustado ao corpo.
Mais fotos
Com bota
Saber transformar uma peça para diferentes situações e estações é ideal. Assim, você não precisa gastar tanto com a renovação do guarda-roupa e assim cria looks criativos e inovadores. E uma aposta é combinar o vestido ciganinha com bota, transformando a roupa mais levinha em um look ideal para dias mais frescos.
O vestido branco de manga longa foi a escolha para montar o look. A peça tem um tecido mais fininho e o comprimento vai até o meio da coxa, e para não achatar o visual, a aposta foi por usar uma bota de cano longo em um tom de caramelo, que não se distancia do tom da pele.
Sabe aquela bota over the knee que você está ansiosa para usar? É hora de adicioná-la ao visual. A inspiração aqui, foi de usar a bota longa e preta com vestido soltinho jeans, o que equilibra o visual entre uma peça soltinha (vestido) e outra justa (bota).
Mais fotos
Outros
Inspiração e dicas de como usar nunca são demais, então separamos mais algumas opções para que você possa aproveitar seu vestido ciganinha ao máximo!
Se você ainda não arriscou a combinação de vestido com tênis, é hora de ousar e se jogar nessa tendência que já tem sido muito usada. Aqui a aposta foi por usar um modelo de vestido mais soltinho e de cor sólida com tênis branco, o que manteve o visual confortável e na moda.
Para quem precisa de uma inspiração para o visual de festa, aqui a ideia é apostar no modelo de vestido ciganinha mais ajustado ao corpo e usá-lo com uma sandália de salto alto, podendo até mesmo ser um modelo metálico, como nesse look.
Para as futuras mamães, o look de gestante também pode ser feito com o vestido ombro a ombro. E para valorizar a barriguinha que só cresce, vale usar um cintinho entre os seios e a barriga, valorizando o novo corpo.
Mais fotos
Agora que você aprendeu a usar vestido ciganinha, quero saber se você apostaria em um look com essa peça. Conta aqui nos comentários qual o seu estilo preferido!
Os comentários estão desativados.