Terno com colete: Como usar, dicas e 30 looks!


Terno com colete ou terno sem colete? E agora, o que usar? Com certeza essa dúvida já deve ter feito você quebrar a cabeça na hora de escolher a melhor combinação para ir a uma festa ou evento social. Foi pensando nisso que resolvemos fazer este post, para te dar uma luz e saber quando é melhor aderir ao terno + colete no look. Acompanhe!

terno com colete
Terno com colete: uma combinação clássica e marcante!

Bom, antes de tudo, é preciso deixar claro que tradicionalmente o terno é composto de três peças: paletó, calça e colete. Essa combinação é clássica, mas, com o tempo, muitos homens acabaram abolindo o colete e usando apenas o costume (calça e paletó), por isso hoje em dia parece que o acessório não faz parte desse traje. Curioso, não é?

De acordo com alguns stylists, sempre houve muita polêmica no uso ou não do colete em um look formal. O que parece ser algo simples ainda gera dúvidas em muitos rapazes, ainda mais pelo fato de muitas lojas venderem essa peça separada do paletó.

Antes, muitos caras abriram mão do colete para manter um look diferenciado. Hoje, porém, alguns querem vestir essa peça para compor um visual moderno. Por isso que na moda, definitivamente, tudo vai e volta!

Quando usar?

Mas, e aí, quais são as regras e dicas para usar colete com terno? Está na moda ou é considerado vintage?

Bom, o colete nunca saiu de moda e mais do que nunca está presente na coleção de diversas grifes famosas. Se você se liga nas tendências, pode ficar seguro de que essa peça vive nas passarelas, logo não tem nada de tão vintage e clássico aderir a esse acessório (embora algumas pessoas insistam nisso).

O que se sabe é que o colete deixa o visual mais elegante e incrementado, além de esquentar nos dias mais frios. Além disso, destaca bastante e dá a impressão de que você está mais magro (atenção, gordinhos!).

Invista em um paletó com um ou dois botões para deixar o colete à mostra e em harmonia no traje social masculino!

terno com colete destaque

Para usar terno com colete, você precisa focar nas características da ocasião para não fazer feio:

  • Casamento: Se você é noivo, essa é uma boa opção para dar um charme a mais ao costume e diferenciar seu traje dos padrinhos, ainda mais se eles seguem o mesmo padrão. Agora, caso você é padrinho ou convidado, é melhor evitar usar terno com colete, ao menos que seja obrigatório ou algo super formal. Na dúvida, pergunte aos noivos!

como usar terno com colete terno com colete casamento como usar terno com colete casamento terno com colete para casamento

  • Formatura: Geralmente não é preciso aderir ao colete na formatura, por se tratar de um evento mais ‘light’ e sem necessidade de algo tão incrementado. Mas, como tudo varia bastante, isso depende muito da sua opinião particular. De repente pode fazer aquela diferença em um look simplista…
look moderno terno com colete
Pense em algo mais descolado na formatura!
terno slim fit com colete
Modelos slim também são ideais para essa ocasião!
  • Evento social: É interessante aderir ao terno com colete em eventos que pedem formalidade, ligados ao trabalho e afins. Caso contrário, aposte no casual chic ou no esporte fino masculino.

terno com colete combinação terno com colete evento formal terno com colete evento social terno com colete para sair

  • Estilo casual: Atualmente o colete social ficou pop e deixou de ser apenas um complemento do terno. Tem muito cara (inclusive celebridades) usando essa peça em um look casual e sem muitas regras. Nesse caso, o que vale é abrir mão do paletó, focando na combinação colete + camisa + gravata.
colete e bermuda como usar
Colete + bermuda
colete masculino looks social
Colete + calça jeans e sapato casual
colete social com jaqueta
Que tal trocar o terno por uma jaqueta?
modelos-de-coletes-social-masculino
O colete caiu no gosto dos jovens que amam o estilo casual!

colete masculino social trabalho

E os tons, devem ser iguais ou diferentes?

Devem ser equilibrados. Não precisa usar aquela combinação de peças com a mesma cor, mas também não vá investir em uma tom de colete quente e estampado com um terno preto ou escuro, não é?

Embora muitos rapazes queiram fugir dos padrões, a ideia é harmonizar o look e escolher cores que combinem e conversem entre si. Na dúvida, preto, cinza e azul escuro sempre fazem sucesso. Não tem erro!

Quer dar um toque moderno no traje? Aposte no terno slim fit e na gravata slim, que são mais justos e com corte super bonito! Só fique atento se você estiver acima do peso.

terno com colete gravata slim
Terno com colete em cortes modernos são boas alternativas para um look atual!

terno com colete slim

Para conhecer os modelos, dicas e looks com essa peça incrível, confira o post COLETE SOCIAL masculino: Modelos e dicas para usar corretamente!

Fotos de terno com colete – Looks

Se você ainda está inseguro em usar terno com colete, dê uma olhada nesses looks bacanas para se inspirar!

traje social completo traje completo terno com colete terno com colete look terno com colete como usar

Onde comprar? Geralmente todas as lojas especializadas vendem a combinação completa. Já algumas de departamento podem comercializar uma peça ou outra. Informe-se e nunca deixe de apostar em algo equilibrado tanto em cores quanto tamanho.

terno com colete como combinar look terno listrado com colete look terno com colete look de terno com colete exemplo de look terno com colete black tie terno com colete

Quer saber mais sobre colete masculino? Então corre para ver o post COLETE MASCULINO: Dicas, modelos e looks inspiradores!


O que você precisa lembrar é que o look você quem faz, considerando sempre seu conforto. Não adianta usar algo que você não se sinta bem e à vontade. Portanto, rapaz, a escolha é sua! No mais, tente deixar tudo equilibrado e bonito, com um visual marcante e destacado.

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Tá esperando o que para deixar um comentário no post?


terno completo destaque

Pode parecer difícil escolher a roupa social perfeita para marcar presença em um evento formal. A combinação de terno com colete ainda pode ser vista como polêmica e deixar muitos caras com dúvidas, mas não tem nada de tão complicado, ao contrário, é tudo bem simples! Basta ficar ligado e seguir as dicas para não fazer feio. Até a próxima! 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *